GPMI é a tecnologia chinesa que promete enfrentar o HDMI e o DisplayPort

1 Like

27 Likes

HDMI já tá bom demais galera, principalmente agora com o anuncio do 2.2
Esses dias precisei de um cabo HDMI 2.1 aqui perto de casa e não achei em lugar algum, mesmo tendo lançado em 2017 só tinha hdmi 2.0 aqui em todas as lojas, tive que achar um lugar específico no marketplace que vendia do outro lado da cidade kkkkkkkk
Nem a versão mais atual do hdmi ainda temos acesso direito (muitos monitores e tvs 4k ainda adotam o 2.0) e os caras querendo piorar a salada de frutas

5 Likes

A indústria tinha é que adotar USB-C como padrão pra vídeo. Assim liga tudo num cabo só em qualquer aparelho.

14 Likes

Tem sempre um que quer carregar a coroa pra bater o peito e dizer que é responsável pela criação. Não seria mais fácil aprimorar o padrão já existente invés de criar outra e complicar a vida dos usuários no mundo? CADÊ A UNIÃO EUROPÉIA?

4 Likes

Exatamente! E isso acontece com o 5G que nem temos em todas as localidades do país ainda e os caras já estão desenvolvendo o 6G. O Wi-Fi 7 também sendo que na maioria das residências e pequenas empresas que conheço não tem nem o Wi-Fi 6 mesmo se fosse necessário. Estou dizendo que a tecnologia tem que parar de evoluir? Não! Mas na vida real essas evoluções não acompanham o dia a dia de quem realmente usa/precisa.

DP Alt Mode por USB-C já existe.

2 Likes

Infelizmente ainda tem uma adoção bem limitada. Em monitores, você só vai encontrar nos mais caros, em TV esquece, notebook tem uma grande parcela que nem USB-C chega a ter, em desktop não tenho conhecimento. Pra piorar, não faz muito tempo que ainda era vendido monitor só com VGA.

1 Like

Bem, isso aí no Brasil, pois o padrão tipo Thunderbolt e USB C de cabos e monitores, ao menos em países desenvolvidos, já está bem à frente; o difícil desta tecnologia chinesa decolar são essas brigas de governos sem sentido algum.

Enfim o consumidor que perde, veja ai no Brasil tributação sempre limitou acesso a tecnologia, triste realidade tbm.

eu tenho um monitor portátil aqui que tem e não foi tão caro haha

Isso aí acho que é mais política do pessoal do ramo que prefere HDMI

E bem, se tiver USB-C com DP, dá pra usar adaptador pra DP ou pra outros padrões.

1 Like

Eu sei.. o que to falando é adotar o USB-C como padrão ao invés de outra porta exclusiva pra vídeo. Falta USB-C nas TVs, por exemplo, que possibilitem ligar as coisas por um cabo só.

4 Likes

Protocolo impressionante, agora quero ver conseguir desbancar o HDMI. Com certeza deve rolar um lobby por trás, já que não faz sentido nenhum ainda estarmos usando HDMI, pagando royalties pra HDMI Alliance, enquanto temos o Display Port muito superior e completamente aberto.

11 Likes

Se até hoje não aconteceu, e DP não tem os royalties que o HDMI tem…

Porem com embargo do trump , os china poderão usar hdmi ?

2 Likes

Tecnologia japonesa? Tecnologia alemã?
Nope.

Tecnologia chinesa…

5 Likes

Eles não precisariam para a inovação, pelo contrário, poderiam realmente inovar e transformar “revolucionar”, desenvolvendo algo que seja de baixo custo (o mais difícil) e com um evolução real.

Tipo deixar de dar apenas saltos duplos ou triplos e trazer algo realmente grande na capacidade com menor requisitos.

Mas isso envolveria a perda de capital né, e isso eles não querem, nós precisamos estar trocando de produto a cada 5 anos em média.

Sim, mas não foi dito que não existe ou que deveria existir algo assim. Apenas foi mencionado que o padrão deveria ser USB C

1 Like

:european_union: :red_question_mark:

Mas falando sério, se não aconteceu até agora…

Carregador de carro elétrico que o diga

1 Like