Governo regulamenta home office para controle de jornada e mais benefícios

Só espero que o governo não comece com um monte de mimimi e burocracias, porque aí as empresas vão começar a cortar o home office!

Tipo essa história do “kit home office”, pra mim não tem cabimento exigir que a empresa mande uma cadeira para o funcionário. Na minha opinião trabalhar de casa é um benefício, e a pessoa que quer trabalhar de casa precisa ter o mínimo de estrutura para isso, do tipo um espaço adequado para trabalhar. O mínimo que a empresa precisa dar para o funcionário é um comutador ou notebook, qualquer coisa além disso é benefício, e não obrigação.

3 curtidas

Há ainda novas regras para auxílio-alimentação. A MP 1.108 determina que o benefício seja usado apenas para pagar refeições em restaurantes ou alimentos no comércio.

Do ponto de vista lógico, realmente não faz sentido receber vale-alimentação e poder gastar com Netflix. Se é para gastar com coisas que não são comidas, cria outro tipo de benefício.

Obrigar realmente é complicado, agora se for um acordo entre as partes ou um diferencial da empresa eu até acho válido fornecer a infraestrutura.

A empresa economiza com aluguel de espaço, luz(com ar condicionado!!!), mobílias, internet, transporte. E o funcionário tem que arcar com tudo??? (exceto transporte)

Sou a favor de menos regras e impostos para criar empregos, mas nesse caso acho que tu exagerou.

Uma conta básica e módica: cadeira básica(350), Luz com ar(150), Internet(80). É razoável ter que pagar 230 mensais para trabalhar? Fora os 350 iniciais da cadeira e a ocupação de um espaço em casa.

3 curtidas

Mas isso já existia na CLT há anos! muito antes desse governo. A questão que é mais barato pagar cadeira, mesa, e outras coisas pro trabalhador em casa do que pagar depois ação trabalhista cobrando indenização por LER e outras lesões de trabalho, tenha certeza.

1 curtida

Entao vai pro escritorio oras bolas

Exatamente o que eu vim aqui pra falar! Na minha opinião home office é um benefício, e não uma obrigação da empresa. Se o funcionário quer ficar em casa, economizar com combustível e não perder tempo em metrô / ônibus, ele precisa ter o mínimo de estrutura. Agora, se o funcionário acha ruim ter que “pagar” cadeira, mesa, internet, luz, etc pra trabalhar de casa, então pode ir para o escritório

Mesmo a empresa pagando isso tudo, ainda sai mais barato que alugar um local de trabalho para acomodar todo mundo.

Além, de que a empresa vai pagar por tudo isso de qualquer jeito.

1 curtida

Eis a principal falha do mercado a respeito do home office, não tem nada de benefício :joy:

Já existem empresas que antes mesmo da pandemia já fazem isso sem interferência do CLT, para ver como é um absurdo.

1 curtida

A maioria dos trabalhadores em home office nem vivem na mesma cidade das empresas. O benefício maior é para a empresa que pode contratar centenas ou até milhares de pessoas em praticamente qualquer lugar do mundo.

1 curtida

Benefício para o trabalhador também, que pode morar fora dos grandes centros, onde o aluguel é mais barato, e ganhar o mesmo salário que ganharia se estivesse em São Paulo. Pessoal tem mania de achar que a empresa é sempre “o cara esperto” que sai por cima sempre ganhando, mas no caso do home office eu realmente acredito que isso é mais benéfico para o trabalhador do que para a própria empresa.

1 curtida

É difícil quantificar porque cada caso é um caso.
A empresa ganha porque pode contratar gente de qualquer lugar.
O empregado ganha porque pode ser contratado por uma empresa de outra cidade/estado.
A empresa ganha porque pode diminuir o custo com escritório.
O empregado ganha porque não precisa ficar se locomovendo.
A empresa ganha porque pode gastar menos com locação de ônibus fretado pra oferecer pros seus empregados.
A empresa ganha porque o empregado não chega cansado pra trabalhar (tem gente que fica horas por dia no trânsito e isso cansa).

Mas tem outros pontos não tão positivos também.
A empresa tem que gastar com sistema remoto.
O empregado pode acabar tendo seu trabalho ainda mais controlado pela empresa por causa do sistema remoto.
A empresa e o empregado podem perder porque sistema remoto pode, potencialmente, afetar a integração e interação dos funcionários deixando todos mais distantes.

@jaxejog724, então fala uma empresa que não é esperta, que não ganha?

Concordo com quase tudo, mas chamar home office de benefício nem a pau

Forçar “kit home office” só vai fazer a empresa pagar menos salário ao funcionário. A não que isso gere incentivo fiscal, só vai dar problema

Mas aí que tá, a empresa não é obrigada a ofertar vaga em Home Office, se ela o faz é porque é efetivamente melhor pra ambas as partes. Quanto ao “kit home office” como eu disse, não é algo novo, e também compensa mais ofertar do que deixar o funcionário adquirir alguma doença (ou forjar uma) e processar a empresa futuramente.

Qual seria o exemplo de empresa que gasta mais provendo o ambiente ao trabalhador que reunindo todos num escritório?

A questão não é nem sobre os custos, mas que se forem obrigados vão acabar aproveitando pra descontar nos salários, como acontece com outros benefícios

Sobre as mulheres que tem prioridade no home office quando tem filho com menos de 4 anos , pode pedir o home office ou só se a empresa deixar? Já teve home office aqui mas agora eles pararam. Mesmo neste caso as mães tem direito?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.