Governo quer privatizar 100% dos Correios; proposta será avaliada na Câmara

Chega a ser piada (e de muito mal gosto) o que esse desgoverno vem fazendo nesse país. Primeiro diminui a participação na Eletrobrás (na prática perde o controle dela) num momento que estamos prestes a entrar em uma crise no setor elétrico, e agora decide vender completamente uma estatal de grande importância como os Correios. Fico realmente preocupado com o que vai sobrar desse país até a próxima eleição, porque o desmonte que está sendo promovido tá sendo feito rapidamente e em múltiplas frentes

4 curtidas

Duvido muito que alguém queira comprar.

3 curtidas

Estou ansioso pela venda dos correios, pagar mais caro nas minhas compras da china e ainda por cima usarem o dinheiro do BNDS para pagar o governo :joy:

3 curtidas

Por ser vítima do moroso atendimento dos Correios e de seus altos preços, sempre desejei que a empresa fosse privatizada, mas hoje, ao menos da minha perspectiva, tanto faz se será privatizada ou não. Sabe por quê? Porque a estatal simplesmente não é mais relevante. Moro no interior do RN, numa cidade onde poucos bairros são cobertos pela entrega domiciliar dos Correios. Sempre que eu comprava pela internet, tinha que ir pessoalmente a uma agência buscar. Hoje, a maior parte das grandes varejistas não usam mais os Correios, mas sim transportadoras privadas, que entregam em um décimo do tempo que os Correios levariam para entregar. E o melhor: na minha porta!

Só para ilustrar, tenho como exemplo as duas últimas compras que fiz, uma pela Amazon, outra pelo Mercado Livre. Ambas as compras foram feitas à noite e foram entregues em menos de 48 horas úteis. E, repito: na minha porta, coisa que os Correios nunca fizeram.

8 curtidas

estamos prestes a entrar em uma crise no setor elétrico? Essa crise Energética existe a muito tempo, nesse desgoverno e nos desgovernos anteriores. Se são incapazes de resolver, nada melhor que passar a bola para o setor privado

9 curtidas


E eu só esperando a boa vontade deles me entregarem algo que chegou ao Brasil faz umas três semanas e já foi pago à duas semanas…

6 curtidas

“Ain, mas os Correios são mais baratos”. Deve ser mesmo, se você mora vizinho do CD, caso contrário…

5 curtidas

Governo FHC foi onde isso mais ficou na cara. Pergunta se ele ou quem veio depois (Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro) se interessou em resolver o problema?

Quem for assumir pelo próximos 4 anos (e que Deus queira que não seja Bolsonaro e Lula) vai pegar uma bomba gigante.

1 curtida

E essa bomba tem uns 8.516.000 km²… hahaha
Já sinto pena do próximo presidente.

3 curtidas

E já imaginou ter de pagar o preço da fedex ou da dhl pra receber essa compra?

1 curtida

E pagando o preço do FEDEX/DHL, eu recebo essa compra? Sim/Não? (Esse foi um dos menores problemas que os Correios me causaram… tem coisa que já tem dois anos que não recebi)

Levando em conta que o FEDEX é o mais barato lá no pais deles, acredito que o preço seria menor que os dos Correios… ainda mais porque as transportadoras daqui já são mais baratas que os Correios, porém eu não posso optar por usar-las nos casos de encomendas internacionais… (seria lindo essa possibilidade…)

Moro no RJ, mas você descreveu EXATAMENTE minha experiência com os Correios aqui. Também acho que não vai fazer a menor diferença se privatizarem ou não, visto que atualmente não funciona. O máximo que pode acontecer é continuar sem funcionar.

O sujeito tá mais f#odido que as atrizes do entretenimento adulto.

Na questão da entrega de encomendas o Correios deixou de ser monopólio e já perdeu relevância no mercado há algum tempo, portanto acredito que a privatização fará pouca diferença.

O problema real que vejo é o seguinte:

“A gente vai privatizar os Correios combinando com uma concessão. A Constituição diz que cabe à União garantir o serviço postal, e isso pode ser por concessão. Como garantimos? Regulando. É uma eficiência muito maior que a prestação direta”

Aham, a gente viu como isso é super eficiente com a maravilhosa regulação e fiscalização da Anatel, a “tia velha, manca, cega e surda” das operadores de Telecom.

2 curtidas

Moro bem no interior do Piauí, há 300km da capital Teresina, e sou um comprador assíduo, faço no mínimo 5 compras mensais que, em sua maioria, são vendidas pela Amazon e entregues pelos Correios em, no máximo, 14 dias. Por que faço mais negocio com a empresa do Bezos? Simplesmente porque é a única que oferece frete barato/grátis, todas as outras lojas vendem fretes abusivos para minha cidade. Curiosamente todas oferecem transportadoras privadas, mas nem assim conseguem um frete barato para mim. Isso vai na direção oposta do que apoiadores da privatização do serviço postal dizem: a privatização trará valores baixos para os consumidores. Na verdade pode até trazer, mas não para todos, somente para o compradores do eixo sul-sudeste, que são os “filhos preferidos”/os alecrins dourados do Brasil.

Recebo encomendas pelos Correios constantemente desde 2012 e só tive problemas com eles apenas duas vezes: em uma fizeram uma encomenda que continha líquido vazar quase todo o produto (isso está mais relacionado com a incompetência da loja ao embalar o produto) e outra quando deram minha encomenda como perdida e só foram entregar 45 dias depois da postagem. Quanto a encomendas internacionais, recebo em no máximo 35 dias.

Essa privatização trará apenas prejuízo para pessoas como eu, que moram em cidades pequenas e de interior. Teremos que arcar com preços mais altos em um serviço pior do que o oferecido pelos Correios, que para minha cidade não é uma empresa ruim. Além disso, a tal da concorrência não vai aumentar, visto que apenas uma empresa comprará a estatal, trocaremos 1l de água por 1l de H²O. Mesmo que aumente, de certo as transportadores não irão querer abrir agências/centro de distribuição em cidades pequenas, pois não será lucrativo. Aliás, o Correios só possui monopólio de cartas, ou seja, quem quiser pode abrir sua própria empresa de entregas e bater de frente com a estatal. Além disso, você prefere que o monopólio seja público (temos um pouquinho de controle com o poder do voto) ou privado (temos zero controle)?

Essa história de que quando o serviço é privado a concorrência aumenta já se mostrou mentirosa. As operadoras Claro, Tim, Oi e Vivo são um exemplo de monopólio (na minha cidade só tem Claro). Gol, Latam e Azul também são exemplos de monopólio.

3 curtidas

Definitivamente. Eu tbm moro em cidades pequenas e sei como é.

Só tive um problema com os correios em anos comprando neles e aqui as encomendas sempre chegam com no máximo 10 dias. Sempre compro essa semana sabendo que na próxima o produto já estará comigo.

Sei que a agência não vai ser mantida (ou talvez seja de início apenas) pq o próprio Banco do Bradesco que (já tive amigos que trabalhavam lá) tem lucros exorbitantes, sustenta praticamente todos os aposentados e assalariados da cidade, além de possuir diversos empréstimos, desistiu da cidade, veja lá os Correios.

Definitivamente. Hj as operadoras fazem o famoso RAN Sharing em cidades pequenas ou tentam cobrir com sites via satélite, com mais de 900ms de Ping e menos de 1mbps de velocidade.

Pra Anatel isso tá ok pq tá cumprindo as metas.

4 curtidas

Felizmente o governo vai vender tudo e tirar seus tentáculos dos Correios, porque se fosse capital misto praticamente nada mudaria, agora há esperança de alguém assumir sem ter muita dor de cabeça, abrindo possibilidades interessantes.

Olha, existe muitas empresas de olho, apesar da estatal ser um monstro que deve ter muita ineficiência interna, se alguém conseguir arrumar a casa leva uma boa infraestrutura e clientes consigo.

Certamente vai demorar um pouco para vermos mudanças ao cliente final, talvez uns 3 anos por ai ou mais, mas vejo com bons olhos alguma gigante do ecommerce deter a operação.

Aqui é a mesma coisa, os Correios demoraram tanto para se tornarem eficientes que nenhuma gigante do comércio online aguentou esperar, o Mercado Livre já envia quase tudo por conta e B2W ou Magalu já faziam isso à anos também.

A vantagem de se livrar dessa Estatal é acabar com os carguinhos políticos, desvios, e outros usos políticos. Fora eliminar o risco de termos que pagar algum prejuízo da empresa.

A vida não é justa, e a realidade é essa, se você mora no meio do nada, não pode esperar que terá frete grátis como opção óbvia. Privatizar os Correios não abrirá uma porta mágica que resolverá os problemas de frete do Brasil, mas é o começo.

Tirar o governo da jogada já é o mais essencial para que a empresa melhore, afinal, entra a iniciativa privada cujo o objetivo é dar cada vez mais lucro, algo que só acontece com eficiência, atendimento bom, serviços competitivos, expansão de cobertura, etc.

Além disso, o mais interessante desse assunto é o que outros já comentaram acima, hoje os Correios tem pouca relevância, pois existem diversas outras opções melhores no mercado. Para que isso se expanda a solução é tornar o Brasil melhor para empreendedores, com menos impostos e regulação, abrindo o mercado para competição.

Ambos setores são extremamente regulados e possuem características naturais de limitação, mesmo assim existem diversas empresas atuando, e outras menores que surgem a cada dia.

Como eu disse antes, o problema de haver poucas opções nem sempre está relacionada a baixa viabilidade lucrativa de uma operação, mas sim com todos os impeditivos de se operar num país horrível para negócios.

Experimenta morar em um bairro que não seja atendido por transportadora, que com certeza irá valorizar mais os Correios, mesmo no caso de ter que fazer retirada na Agência, o que ainda é melhor do que nunca receber tal produto.

1 curtida