Governo pretende fechar Ceitec, estatal de semicondutores

Originally published at: Governo pretende fechar Ceitec, estatal de semicondutores – Brasil – Tecnoblog

Governo federal pretendia privatizar Ceitec, mas, por falta de interessados, considera extinguir estatal

Máquina de caça-níquel do governo.

1 curtida

Se nem o próprio governo faz uso da capacidade da estatal, fica complicado.

2 curtidas

Empresa estatal não consegue negociar com o governo. Vivemos em um país de loucos.

Políticos do PT se opondo à privatização de estatais, finja surpresa. Até entendo o lado deles, pois se voltarem ao poder não vai ter estatal pra saquearem como fizeram com Petrobras, Correios e tantas outras empresas públicas que serviam como cabide de empregos e financiadoras de campanhas eleitorais, certíssimos eles.

1 curtida

Se existe uma estatal ganhando muito dinheiro e gerando prejuízo sempre tem um PT para defender

Antigamente essa seria uma notícia que certamente teria me deixado triste, mas hoje em dia, acho até melhor que feche mesmo esse centro de tecnologia e o Brasil continue um país exportador de matéria prima e importador de industrializados e de tecnologia de fora. Ta dando certo não é mesmo? Fazendeiros tão ricos, banqueiros tão ricos, políticos tão ricos.
Sempre quis que o país tivesse um mínimo de independência tecnológica, em certo momento nos anos 80 até 90 houve essa vontade, algumas empresas se empolgaram, queriam produzir tecnologia, brigavam por isso e até tinham conseguiam um pouco de apoio. Mas parece que organizações nunca passam de um certo ponto, ou não querem por a mão no fogo e investir, pesquisar, se aprimorar, estão sempre se acomodando, ou sempre atrás do retorno rápido , dinheiro fácil, ou não tem apoio mesmo e visibilidade. Atrás é que estamos sempre de reais pólos tecnologicos, anos luz pra trás por sinal, da China, Israel, Alemanha, Irã, EUA. Acho que investir em pesquisa e educação é só o começo desse problema, continuidade é outra parte do problema, incentivo, crédito… por aí vai. Quem for tentar criar tecnologias inovadoras aqui no Brasil na indústria de hardware, eletrônica, tem que sambar. Tiro o chapéu para quem consegue fazer alguma coisa, mas o resultado está aí, zero mercado nacional de tecnologia, importados caríssimos por causa de câmbio, e isso nem é culpa da pandemia, é culpa de um Programa de Governo, que virou a cara para ciência e tecnologia faz tempo, culpa nossa que deixamos isso acontecer. Espero que um dia isso mude e aqueles que querem trabalhar na criação de produtos de ponta tecnológicos não tenham que sair do país e tenham os recursos que precisam aqui mesmo. Quem sabe um dia criamos um BananaSilicon256 num futuro distante.

5 curtidas

Nem sabia que a gente tinha empresa de semicondutores…
O que falta pra eles pegarem a licensa da arm e tentar um processador?

Digo, pode não ser topo de linha, mas se conseguisse bater um Snap 430, seria excelente pra celular e tablet brasileiro.

1 curtida

Estatal não dá prejuízo. A não ser, com as terceirizações, com superfaturamento nos lucros p/ atravessadores, que podem, mutas vezes, aumentarem as Despesas Públicas, c/ pagamento de propina, para obterem lucros bem maiores.

@Keaton Um snap 430 já seria maravilhoso, poderia viabilizar diversos dispositivos, mas mesmo um chip como esse é muito avançado para nós atualmente. Trabalhar na faixa de 30 nanômetros exige equipamentos muito caros, mão de obra especializada, casa de bilhões de reais, esses chips contém além da central de processamento, conversores de sinal, processadores de mídia, memória, processador de sinais de telecom, 4G, de video, tem muita tecnologias e patentes inseridas. O Brasil tem outra fabrica em MG a Unitec, não sei se ainda opera, mas são semicondutores diria que mais grosseiros perto de um microprocessador. Tags de RFID, conversores, são processos bem mais simples.

[quote=“ANTONIO_APARECIDA, post:10, topic:11994”]
Retificando a mensagem anterior: propina é a palavra certa.

Retificaçao: pagamento de propina

Você pode editar suas mensagens e apagar mensagens repetidas.
Não precisa ficar respondendo de novo pra retificar.

Pois é, mas esse investimento seria perfeito. Seria uma coisa que faria o Brasil dar uns passos na tecnologia. Demoraria um pouco pra ter retorno/reconhecimento, mas daqui a uns 5, 10 anos, o retorno seria imenso e não só na empresa, também em setores próximos… Esses governos são mais cegos que eu. D:

1 curtida

EU sou a favor de algumas privatizações, inclusive essa, não acho que fechar seja a saída, este é o tipo de investimento que se perde muito no inicio mesmo, mas isso deveria servir como base para a industria nacional com todos tendo acesso, serviria mais como um centrod e pesquisa. Mas um governo oco como esse não pensa nisso. Quero ver como vão explicar a venda do BB que dá lucro ano após ano.

1 curtida

Concordo, tem que ser um investimento de transferência de tecnologia, assim como querem fazer com o caça militar Gripen que compraram. Vem o produto mais o conhecimento para poder dar manutenção. Teríamos que comprar o pacote completo, fabrica de semicondutores mais pacote de profissionais e transferência de tecnologia, inclusive para universidades.

1 curtida

Tentaram privatizar mas não teve interesse de ninguém, quem avaliou não deve ter gostado do que viu rsrs.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.