Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH

Originally published at: Governo libera emissão remota de certificado digital com validação via CNH – Brasil – Tecnoblog

Dados da carteira de motorista podem ser usados para emitir certificado digital em atendimento por chamada de vídeo

e mais uma vez quem não tem CNH se fode

1 curtida

tem que ver qual sistema de digital os emitentes de RG usam, se for o mesmo, no futuro pode ser possível, afinal, quem tem identidade a partir de 2017 (não contando as renovações e segunda via) em sua maioria devem ser crianças

1 curtida

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Como faço o processo de emissão do Certificado Digital?

Lembrando que dependendo do documento, você pode usar a “assinatura eletrônica avançada”, da Lei 14.063/2020. Quase todos os documentos do meu processo contra o Mercado Livre (exceto apenas a petição incial), foram assinados pelo autentique.com.br, que fornece até 20 assinaturas por mês gratuitamente. Acredito que esse ainda é jeito mais fácil de assinar eletronicamente, mas alguns orgãos vão exigir a “assinatura eletrônica qualificada”, que exige o tal certificado digital citado na matéria. Porém essa do autentique.com.br, já é aceita pelo Judiciário e tem o mesmo valor que a assinatura com firma reconhecida em cartório.

2 curtidas

RG é uma bagunça, cada estado faz de um jeito, a ideia era o CU que virou RIC que virou DIN resolver isso com um documento nacional em vez de estadual.

@LekyChan é que a CNH tem uma renovação de toda a base de dados a cada 5 anos e conseguiram unificar ela nacionalmente, por isso que muitas coisas estarem atreladas a ela.

Entendo, a questão é que CNH é algo que nem todo mundo tem, eu mesmo não posso tirar pois sou legalmente cego.

Logo vão usar o Titulo de eleitor

No momento a opção é não disponibilizar esses serviços pra ninguém. Espero que em breve unifiquem o RG e resolvam essa bagunça atual.

1 curtida

O fato de usar a CNH ao processo é o compartilhamento da biometria entre os sistemas, facilitando a validação documental, possibilitando realizar a validação por videoconferencia… caso tenham duvidas para emissão do seu certificado digital estou a disposição

Eu estou no exterior a mais de dois meses e precisava fazer meu certificado digital para o contador, e a certificadora que ele me passou dizia que eu não tinha biometria, depois que li a Matéria encontrei este site www.cdpr.com.br onde consegui agendar e emitir meu certificado digital usando apenas meu passaporte, porque eu tinha carteira de motorista do Brasil e consequentemente biometria no detran, foi o que me salvou

1 curtida

E os dados do Titulo de eleitor, não servem pra nada, a biometria ja tava sendo feito bem antes de 2017.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.