Governo de SP testa pedágio com cobrança automática por km rodado

1 curtida

Do ponto de vista tecnológico é legal mas é difícil acreditar que algo desse tipo vai beneficiar a maioria, certamente o valor vai ficar mais caro. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

1 curtida

Entrei pra postar isso. Provavelmente vai sair mais caro que atualmente.

Pra mim que ando nem 5km no rodoanel e pago preço cheio, vai ser interessante.
edit: cabei de ver que pago só R$2.50, ta suave :slight_smile:

e se preparem para a facada, foi assim com as passagens de avião ao retirarem a franquia de bagagem despachada.

5 curtidas

Eu moro num estado que não tem esses negócios de pedágio e acho um absurdo isso existir. Pagar pra passar por uma pista. Acho péssimo.

1 curtida

Com pedágio é pago em dobro, assim como planos de saúde e SUS. IPVA + Pedágio

2 curtidas

Depois que você acostuma a dirigir em rodovias pedagiadas vc nao quer voltar para o que era antes. Qualquer paulista que sai do estado fica impressionado com a péssima qualidade das rodovias dos vizinhos.

3 curtidas

Ah a lenda da franquia de bagagem.

O dólar, a inflação e o petróleo subiram no período, vale lembrar.

7 curtidas

IPVA não é diretamente ligado a construção de estradas, mas apenas o imposto pro estado compor o orçamento, equivalente do IPTU para os municípios. Quando o estado não se responsabiliza em gastar o orçamento para estradas, aí que o pedágio entra. Não acho que dá pra dizer que é duplicado.

E quando você usa plano de saúde, isso é descontado do IRPF.

IPVA é imposto e não taxa, não tem destinação obrigatória, não tem essa de que é pra manter as estradas.

Mas se eles não tivessem subido eu duvido que a passagem ia baratear, só ia virar margem das empresas que na maioria do tempo operam com margens bem pequenas, iam deixar pra queimar essa margem em caso de aumento de concorrência só.

1 curtida

O problema com esse modelo é que a cada saída e entrada da rodovia vão ter que construir praças de pedágio, o que torna o custo da implantação bem elevado.

Não vai precisar de pedágio em todo lugar. Nos EUA isso já acontece, você tem câmeras pela estrada que ou utilizam a placa ou alguma tag para identificação do carro e calcula o trecho de entrada e saída. O que imagino que vai acontecer é o estado de SP exigir algum cadastro ou uso de tags para resolver isso

1 curtida

Eu saí de Fortaleza-CE de carro, fui até o Paraguai mas primeiro passei por vários estados. As rodovias com pedágios são bem superiores as convencionais, apesar de ser um roubo vale a pena andar por elas, muita segurança e sem contar q é um tapete.

5 curtidas

Mais absurdo é imaginar que todos pagam, mesmo não possuindo carro. Quem use é que pague por seu uso, principalmente falando de algo que só traz negatividades para terceiros no seu uso.

Mas sou suspeito de falar, ao meu ver cidade deve ser feita para pedestres e ciclistas, e quem tem carro que pague pra usar. Isso estende para estradas na forma que devíamos ter melhores e mais opções de transporte em massa. Só dessa forma teremos melhor qualidade de vida, isso é um motivo inclusive que acho idiota toda a conversa de eletrificação da frota pensando no meio ambiente, melhoria irá ter com menos carros circulando, mas isso é conversa pra outro tópico.

5 curtidas

Concordo bastante com o seu pensamento e crítica ao modelo de cidade que se tem sido difundido e popularizado desde o surgimento dos automóveis, mas a minha reclamação é a mesma de um cara anterior, acaba sendo uma taxação em dobro, pois já há o IPVA.

Mas como já foi falado:

Não sabia, na verdade eu não entendo dessas coisas pois ainda não tenho veículo e aqui no meu estado não existe pedágio, daí é sempre um choque cultural imenso pra mim quando eu lembro que eles existem e o seu funcionamento.

1 curtida

Kkkkkkkkkk esse aí tá vivendo em Nárnia

Aqui no Rio Grande do Sul tá bem mais ou menos as estradas com pedágio, não tem buraco, mas o que tem de irregularidade no asfalto, desde recapeamento feito só em pedaços a problemas estruturais onde as cabeceiras de pontes e viadutos cederam ficando um enorme desnível.

Isso vale para tudo, tudo que é imposto vai pro caixa único, não tem essa de destinação obrigatória, diferente das taxas, essas tem regras especificas no que elas podem ser usadas e o governo tem de presta contas sobre o seu uso.
Por isso ao meu ver o governo tinha de começar a converter impostos em taxas, assim teríamos uma clareza melhor do pq o dinheiro está sendo arrecadado e onde está sendo usado.

2 curtidas