Antes tarde do que ainda mais tarde…
Interessante, porém minha dúvida é, essa sirene é obrigatória? O modo avião influencia nisso?
A matéria anterior informou que mesmo em modo avião o alerta é emitido.
Tem certeza disso? Modo avião desliga o modem do aparelho, como ele vai receber a mensagem?
Pelo que eu li, o sistema é independente dos sistemas das operadoras.
O sistema de alerta é um caminho só de ida, o emissor não saberá quem recebeu e quantos recebeu, pois a distribuição é direta pelas ondas de rádio. Todo aparelho que é capaz de receber os sinais enviados, eles serão recebidos.
Acho que só não vai se estiver desligado.
(uma leitura rápida do serviço na Wiki em inglês, então pode ter nada haver com nada o que eu disse)
A Sirene é obrigatória e toca independente de qualquer configuração no aparelho, se ele tiver com sinal de qualquer rede e o alerta é emitido, o dispositivo dispara.
Com modo avião ligado ele não dispara, pois precisa ter contato com alguma antena de operadora.
Fora da área de cobertura da sua operadora, mas dentro da cobertura de alguma outra, ele tambem funciona, mesmo com o roaming desligado.
O problema é sempre nós esperarmos algo acontecer, para poder agir.
Perdemos tanto tempo com coisas bestas.
E depois que não acontece mais com o tempo, existe a possibilidade de sucateamento.
Pois então. N faz sentido kkk.
Inclusive, nos EUA eles fazem testes eventualmente e recomendam colocar no modo avião ou desligar o celular no momento do teste, caso não queira ser incomodado
Vários Amish são pegos de surpresa nesses testes.
Embora “beba da mesma fonte” que sistemas da gringa, será que são igualmente seguros? Digo, entendi que trata-se de um pacote disparado diretamente via ondas de rádio, mas há alguma forma de autenticação e certificação de quem emite? Porque, no Brasil, a criatividade é o limite e há o risco de vermos tanto propagandas (Adpocalypse) quanto golpes sendo disparados via o mesmo sistema, aproveitando-se do fato de que esse sistema é obrigatório em smartphones e funciona mesmo em modo avião… Seja um disparo feito a partir da invasão de uma das centrais de emergência que seriam responsáveis por emitir esse tipo de sinal, seja através de emissão direta da radiofrequência associada a esse tipo de serviço (e dispositivos de rádio controlado por software que sejam capazes de fazer essa emissão não faltam).
O sistema usa cell broadcast (tanto que é o nome que a Anatel usa), então sim, depende das operadoras.
A vantagem é que não precisa de cadastro prévio e todos os aparelhos compatíveis na área de cobertura das ERBs onde o alerta foi emitido vão receber o alerta.
Dependendo do tipo de alerta, sim.
Tirando os alertas de nível extremo, eles podem ser desativados. Alertas extremos sempre vão ser recebidos e disparar o som.
Na verdade, os alertas ainda tocam mesmo com o Modo Avião ligado. Este sistema usa a mesma frequência de sinal dedicada para números de emergência, como o 190. Mesmo sem sinal aparente, o alerta poderá ser emitido caso seja de prioridade extrema.
modo avião não liga 190 pq desliga a conexão, agora somente emergência, quando sua operadora não tem rede mas tem sinal de outra ai rola
Aquela velha maxima, normas de segurança, são escritas com sangue.
entra governo, sai governo e essa mania de só agir depois das tragédias permanece
E esse é o Brasil… espera umas 10 tragédias acontecerem antes de finalmente resolverem adotar ou ao menos anunciar a adoção de uma coisa útil… Cell broadcast foi demonstrado pela primeira vez lá na França 97-98 se não me engano… em 2010 boa parte do mundo já tinha adotado…
Se bem que ainda temos coisas que deveriam ter ficado pronta lá pra Copa no Brasil… e até agora nada. hahaha (e das que foram entregues, já tem muita abandonada… hahaha)
Brasil e sua mania de só tomar alguma atitude depois da merd4 acontecer…
Longe de mim criar algum tipo de atrito, mas você confirmou o que eu disse. Independe do sistema, a rede se faz necessário porque o sinal não vai se formar do nada.
Mais entendi o seu recado