Governo busca fábrica privada para substituir estatal de chips após liquidação

Paulo Alvim, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, admitiu que desmobilizar essa indústria foi um erro.

Aaaaa esse governo da 5a série D… É tombo atrás de capote… :weary:

20 curtidas

Seria maravilhoso termos uma fábrica desse nível aqui, imagina tipo uma TSMC o que não traria de inovação e de oportunidades para engenheiros e afins. Quem sabe até ser fornecedor de outras empresas como as do setor automobilístico.

1 curtida

Óbvio que foi um erro, desgoverno burro dos infernos

13 curtidas

tão de piada né?

Ela é ligada ao MCTI e deverá receber o espólio da Ceitec, como patentes de invenção, registros de circuitos integrados e projetos de pesquisa e desenvolvimento, entre outros itens.

A parte realmente valiosa eram os engenheiros, provavelmente os únicos no Brasil com conhecimento pratico de fabricação de chips, a maioria já deve estar fora do pais a essa hora, agora não adianta querer montar outra estatal ou trazer uma fabrica privada de fora, uma década de conhecimento já foram perdidos.

Se trouxerem uma fabrica de fora vão vim engenheiros de fora e o Brasil vai seguir sem conhecimento de como fabricar os chips.

17 curtidas

Parabéns aos envolvidos nessa presepada! Principalmente ao nosso governo composto de pessoas com desenvolvimento mental absurdamente inferior ao normal para a idade…

(des)governo: Nós não precisamos de estatais! Temos que enxugar os caixas! Não queremos ter empresas!
(des)governo tbm: alguma empresa privada quer ser paga para produzir o que a estatal produzia?

Fico imaginando a cara do pessoal que acreditava cegamente que a venda das estatais reduziria os impostos… que nada, se dúvidar, agora teremos novos impostos para cobrir estes custos…

Mas vai fabricar, né. O importante é fabricar. Quem precisa deter patentes e se desenvolver tecnológicamente? /s

7 curtidas

Erro e Brasil andam de mãos dadas desde a era do império.

5 curtidas

Um crime de lesa-pátria cometido pelo liberaloide do Guedes, merece ir pra cadeia.

9 curtidas

Não tem o que dizer mais não, vai dizer mais o que, depois que destruiu a CEITEC

Quando saiu a notícia da liquidação, se eu não tiver enganado, eu, @Felipe_Silva, @Keaton acho que o Centauro e o GigaAP que já falava que era uma merda que o governo estava fazendo.

O pior, é que tinha alienado defendendo o governo, que estava certo, que estatal não deveria existir, defende agora?

11 curtidas

Mas é sempre assim, mata uma estatal para contratar uma empresa privada para fazer o serviço com a metade da qualidade e o dobro do preço. Eu nem me surpreendo mais, já to torcendo só pelo circo pegar fogo.

1 curtida

Vai pegar com a Eletrobrás, assim que sair da mão do governo e ir para iniciativa privada quero ver o preço da energia.

Porque o histórico já está ruim, a refinaria que a Petrobras na Bahia vendeu, vende o preço do diesel acima do preço do mercado, e para piorar, a empresa domina o mercado na Bahia

4 curtidas

Uau mas quem diria q privatizar tudo do governo é uma péssima ideia kkkkkkkk

3 curtidas

Mais uma “brilhante” tacada do Pauno Jegues

O que essa empresa fazia de bom no país que não irá fazer mais? Quem eram os clientes dela?

Olha, esse é o grande problema do Brasil: Má gestão. Sempre foi e, pelo visto, sempre será. Essa empresa, mesmo sendo unica na America Latina e mesmo atuando em um mercado super aquecido, continuava registrando prejuízo por mais de 10 anos (Única fabricante de chips da América Latina, Ceitec está perto da extinção). Chega uma hora que alguem tem que decidir. Ou vai ou fica.

Não adianta sonhar em ter uma industria de ponta em um país que não tem educação básica. Isso aqui não é Taiwan. Tem que investir em pesquisa, tem que investir em educação, nas universidades… Sem isso, vamos continuar largando dinheiro e batendo a cabeça na parede por decadas. Cata no youtube: As crianças em Taiwan já sonham em entrar nessa industria desde os 8, 9 anos de idade. E estudam pra isso desde essa idade. Ficar achando que nós podemos competir com isso com uma estatal é utopia (minha opinião, claro).

1 curtida

Cê tá de sacanagem né? Só pode

2 curtidas

Sim, decidiram que iria… e agora também decidiram que precisariam disso… excelente. Além de não produzir, perdemos dinheiro (investimento e tempo) e pagaremos (mais) para produzir… além de não termos mais os tais dos investimentos em pesquisa nessa área…

Ai tu linka um site que apoia a privatização para justificar, site que finge desconhecer (ou desconhece) como funciona esse tipo de coisa… excelente. Tu sabe o conceito de investimento à longo prazo e retorno, né? Sabe quanto tempo leva para desenvolver tecnologias, patentes e fábricas… né? Esses “prejuizos” à curto prazo são parte do investimento… você perde agora, para ganhar muito mais no futuro. Só que esse futuro não chegará. E sim, dessa vez foi WOMBAT.

Cara… a primeira parte é exatamente o que estavam fazendo… a CEITEC era exatamente investimento em pesquisas tecnológicas… ou tu acha que se começa à desenvolver SoCs da noite pro dia? Uma fábrica dessas leva ANOS para ser construida por quem já tá na área… imagina para alguém que ainda estava começando… era investimento para mais 20, 30 anos…

Pois é, mas lembra que lá já tem esse tipo de fábrica, né? Aquela fabricazinha inútil chamada TMSC… mas agora o Brasil vai ter de esperar a boa vontade de alguém que queira investir bilhões em um pais super burrocrático para ter a própria fábrica…
Alias, a gente também deu um jeitinho na fábrica de semicondutores que a gente tinha, né?

Claro, nós não podemos competir com isso usando uma estatal. Não mais. E nem poderemos com privado porque o sistema brasileiro é absurdamente burrocrático… ninguém vai investir no Brasil. As fábricas até já tão indo embora… pelo menos as americanas. As brasileiras estão sendo vendidas para chineses… (até 2030, a China deve passar os estados unidos)…
Mas enfim, para que manter o lucro interno quando se pode enviar para outros locais/paises?
O Brasil nunca será um pais de inovação tecnológica, será de produção e exportação. Dá seus lucros, mas dá muito menos lucros.

5 curtidas

Se decide, é pra investir em pesquisa ou pra fechar a estatal que faz a pesquisa?

12 curtidas

A Pesquisa de Scrhödringer. Eu só não esperava que o governo fosse admitir o erro tão rápido (ou nessa gestão).

6 curtidas

como eu disse, ainda tem alienado que defende, defende mesmo com o governo admitindo que errou

Não vejo como não ser radical, porque esses caras se dependesse da capacidade de pensar para viver, já tinha morrido, a sorte que para viver é que o funcionamento do corpo é involuntário, inconsciente e irracional.

empresas que fabricam semicondutores demora mais de 20 anos para começar a desenvolver com as próprias pernas, os diretores da CEITEC já tinha afirmado que de acordo com a evolução, em 2026/2027 já parava de dar prejuízo e passava a ter lucro, isso em menos de 20 anos

A TSMC, a empresa de ponta, já fez o investimento do futuro dela, investiu nada menos do que U$$ 100.000.000.000,00, isso representa quase 10% do PIB desde país ou para melhor entender, compra a Petrobras ou qualquer empresa deste país e ainda sobra uma porrada de dinheiro

não me leva a mal, mas são palavras que não tem a mínima ideia do que esta falando.

O que você “não” sabe, é que capacidade produzir chips de qualidade o Brasil tem, o chips da expansão do CERN foi projetado aqui, mas fabricado pela TSMC porque a CEITEC ainda não domina a capacidade de produzir do nível que precisa.

a CEITEC no momento que ela passa a ser autossustentável, ela passa a valer bilhões, não existem fábricas de chip no mundo dando sopa, e as quem têm são todas disputadas para compra ou produção, são tratadas com interesse/proteção de Estado, ainda mais agora, que desde começou a pandemia, falta de água em Taiwan, incêndio nas fabricas de chips de memória e guerra da Ucrânia, não tem chip no mercado.

Se antes, 160 milhões de investimento não é suficiente para um país que gasta quase 6 bilhões em “campanha eleitoral”, então agora mesmo que vai gastar dinheiro, milhões, para manutenção do espolio que não deveria existir

até Donald Thrump impediu a venda da Qualcomm, resolveu antes mesmo dos executivos pensar se queria vender, e o daqui, líquida

6 curtidas