Google Workspace ou Microsoft 365

A pretensão é disponibilizar os serviços para os alunos da instituição pública de educação (e-mail, aplicativos on-line). Alguém pode dar opinião com ponderações técnicas?

Acho que ambos devem te atender bem independente da escolha. Eu uso a solução corporativa do Google faz mais de 10 anos e não tenho o que reclamar.

Vale você dar uma olhada nos planos específicos para instituições educacionais, o Google tem uma solução específica com mais funcionalidades focadas (por exemplo a capacidade de dividir uma sala de reunião em “grupos de estudo” para realização de trabalhos em grupo), não sei se a MS tem isso.

Outra coisa a se considerar é o uso prévio dos seus usuários, no ambiente corporativo vejo que muitos optaram pelo ms365 simplesmente porque “o pessoal já usava Outlook” então a familiaridade dos seus usuários pode contar bastante.

Na questão do “Pacote Office” a MS tem a vantagem clara da familiaridade porque todo mundo já deve ter algum conhecimento, mas eu prefiro bastante a solução do Google devido a suas funcionalidades super avançadas de colaboração. Mesmo por exemplo o Google Slides sendo claramente pior que o PowerPoint (é o único que eu considero pior, os outros são parelho) eu prefiro usar ele por adiantar muito o trabalho com as questões de colaboração de múltiplos usuários.

Meu voto vai no Google Workspace como já deve ter ficado claro mas ambos vão te atender.

1 curtida

Obrigado pelas ponderações. A função “grupo de estudos” é disponibilizada também pela Microsoft 365 pelo Microsoft Teams.

Alguém mais poderia contribuir?

O Google possui interface mais amigável e prazerosa de usar, especialmente para jovens, além de ser focada em browser o que permite rodá-la em PCs de baixa potência rodando Linux. O Google possui a ferramenta Classroom, que desconheço as funcionalidades, e não possui um equivalente direto ao Microsoft Teams (que é bem quadrado e bem “estou na empresa que usava outlook na década de 90”).

Google também oferece o Drive, que é bem útil, e o Docs que dispensa comentários em como é de uma qualidade ímpar para browsers.

Eu particularmente julgo que o Slack e o Discord são mais bonitos e polidos para jovens do que o Microsoft Teams, mas como software é software os queridos usuários (alunos) podem usá-los de maneiras diversas que o Teams tende a cercear um pouco por padrão por ser uma ferramenta pensada para público corporativo

Por ser uma instituição pública, será necessário um processo licitatório. Vocês já usam algum (outro) serviço internamente ou já possuem costume de comprar de um fornecedor específico? Talvez isso molde mais a sua decisão do que meramente a parte técnica.

Para ajudar melhor: qual será o público-alvo? São alunos pequenos, ensino médio, ensino técnico, curso superior…?

Na verdade tem sim, um dos 8063 apps de conversa do Google é um que chama Google Chat que é similar ao Slack ou Teams. E na minha opinião a solução do google para video conferência é uma das que dá menos problemas, sempre ouço reclamações (e eu mesmo tenho quando faço reuniões com outras empresas) do teams.

O Microsoft 365 A1 é gratuito e o Google Workspace tem também serviço gratuito. São alunos do Ensino Superior.

As reclamações que ouvi sobre o Teams é que o serviço é “pesado”; exige muito processamento; dificuldade para acessar as vídeos aulas e cortes durante as vídeos chamadas.

Desconheço plataforma equivalente ao Teams na Google. Com relação a minha experiência no Google Meet, não houveram reclamações de queda e que o serviço é pesado.

1 curtida

Os problemas que tenho com teams são em grande parte pequenos mas constantes. Por exemplo, eu como convidado externo vira e mexe recebo de brinde umas barras e asteriscos em volta do meu nome. Isso acontece com outros convidados externos tb.

Outdo problema é que muitas vezes as pessoas ficam num lobby fantasma e não aparece pra ngm aceitar.

De problemas grandes, eu já tive que em 3 dias esse ano refazer as reuniões marcadas no Teams usando o meet porque o serviço estava com indisponibilidade geral.

Aí pra fechar, uma picuinha minha é que o meet deixa você entrar no navegador e acabou, o teams fica forçando a utilização de apps no desktop.

Mas sim, pesados todos os sistemas de videoconferência são.

Sabe se o Google Meet contratado pelo Google Workspace grava videoconferência?

Sim, mesmo o plano essentials para educação (de graça) inclui a gravação de vídeochamadas.

Da pra ver as diferenças aqui: Compare as edições | Google for Education

Não necessariamente… Eles podem adquirir com o empenho mensal que é repassado, cotando um valor anual X. Aí você consegue “burlar” o processo licitatório comum, que neste caso nem precisaria acontecer se a cotação for feita diretamente com o Google e MS, pois só há dois fornecedores deste tipo de solução aqui no Brasil

Depois das minhas repostas, tem sugestões @Eduardo_Alvim?

Eu iria de Microsoft. Acho o Google muito experimental, vive matando serviços do nada, mudando nomes demais. Isso não me agrada.

2 curtidas

Tô chegando agora aqui na comunidade, mas esse é um assunto que investiguei um tanto no início do ano e talvez tenha como contribuir.

No resumo do resumo, o 365 é uma solução mais robusta e customizável, enquanto o Workspace é plug and play e user friendly. Aqui na empresa, usamos o Workspace e estudamos a migração para o 365 justamente por conta do MS Teams - a aderência com nossos clientes virou um ponto chave, já que a maioria deles opera na suite da MS, enquanto nós estamos na suíte de Google. Fizemos um piloto de um mês que virou a mais variada sorte de pequenos problemas e entraves de implantação. Por não termos uma equipe de desenvolvimento dedicada para essa implantação (somos uma empresa/escola de design), optamos por permanecer no Google.

Esse papo aqui foi bem legal pra gente ter uma visão inicial do assunto: G Suite vs. Office 365 | ULTIMATE 2020 COMPARISON TALK (tentei incluir o link do vídeo do yt, mas descobri que não pode hahaha)

E, no geral, as posições apresentadas na conversa são aquelas que nós concluímos também. Se há tempo e recurso para implantação, o MS 365 é muito mais robusto e aderente ao mercado em geral; se há necessidade de velocidade de implantação e despreocupação quanto à operacionabilidade da plataforma, o Google Workspace é fácil de usar e já vem bastante pronto de fábrica.

Um depoimento pessoal: adoro a suíte do Google e sou muito feliz com ela, especialmente pela usabilidade e pela ausência dos engasgos que sempre sofro com as aplicações da MS. Mas a MS é quase um Thanos, então é inevitável ter uma conta aqui no escritório para podermos enviar invites e receber mensagens via Teams.

2 curtidas

Faço suas as minhas palavras. Como ilustração com relação ao “tempo de implantação”, cito meu próprio exemplo. Comecei a estudar a migração para o M365 em mar/2020, tão logo a pandemia se implantou e mandamos todo mundo para home office. Antes tínhamos o e-mail vinculado ao G-Suite (plano legacy com 100 contas grátis, uma maravilha, que me segurava de sair do Google) e todo o resto da infra on-premise, com 4 servidores dedicados dentro do escritório (arquivos rodando num FreeNAS, redundância também FreeNAS, backup Bácula e Windows Server gerenciando o domínio + firewall , esse ultimo com 2 coisas virtualizadas na mesma máquina). Seguimos 2020 fazendo testes, com o pessoal acessando os arquivos via VPN. Muita instabilidade e reclamação… No último bimestre fiz a migração do administrativo da empresa para o M365, para servir de piloto. Como são menos pessoas e eu mexeria diariamente, pude avaliar de perto. Deu certo. Em jan/2021 finalmente “larguei o osso” do G-Suite, chutei o pau da barraca e migrei todos os projetos para o M365. Tive que vincular um outro domínio no M365 (no Google eu usava o .com.br, na Microsoft adotamos o só .com). Hoje estamos em produção, com 46 colaboradores, todos usando M365. Na empresa, reduzimos de 4 para 2 servidores. Não consigo reduzir mais pois temos alguns usos muito pesados que não dispensam um servidor de arquivos local. Nesse caso, a equipe específica que lida com essa demanda mais hardcore continua acessando as Workstations via AnyDesk, processando as informações “localmente” porém remoto, rs… Mas é isso aí, M365 tem nos atendido muitíssimo bem.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.