Google vai usar inteligência artificial para decifrar as receitas médicas

kkkk até lá fora, os médicos “escrevem” receitas para dificultar o remédio prescrito

2 curtidas

Essas receitas nem deveriam ser aceitas mais, ninguém entende, nem os próprios médicos. Já mandei foto de receita para o médico me dizer o que estava escrito e o mesmo não soube dizer, ridículo.
Passou da hora de mudar para somente digitada e com QR code para verificar autenticidade, assim como já fazem com os atestados médicos em alguns lugares.

6 curtidas

é vergonhoso! pior que isso já faz parte da identidade socialmente construída das profissões médicas. sou cirurgião-dentista e faço questão de que todas as minhas prescrições sejam legíveis. é o mínimo. a língua escrita precisa ser compreendida pelos que sabem ler determinado idioma. principalmente quando falamos de medicações, que por causa de uma grafia horrorosa, podem até ser dispensadas com erros. e mesmo quando são dispensadas corretamente, as pessoas podem tomar em quantidades ou horários errados, porque não entendem o que está escrito. pavoroso.

9 curtidas

Vergonhoso e pavoroso mesmo, e isso tudo vejo como uma decadência na qualidade dos profissionais. Que não se resume a só essa categoria.

Isso tudo pode ser para isenção em caso de erro (no caso “estadunidense” que tudo vira processo) o médico pode alegar que o problema é do paciente.

3 curtidas

Isso já deu uma briga grande aqui em casa (patroa é médica).
É um caso sério…já erraram pedido de exame meu, porque a atendente não entendeu a letra…

Vergonhoso que a categoria não se importe com isso. Felizmente, muitos receituários hoje já são digitais.

1 curtida

Trabalha 30 horas e num sistema aonde não é digitalizado como muito hospital que os mimados ricos nunca irão e tenta manter um padrão na escrita daí voltamos a conversar creio que sua esposa dirá o mesmo… Até mesmo o atendimento muitas vezes fica precário mais é que temos pra hoje com redução de quadro de médicos e demais profissionais, imaginou o fato da enfermagem por exemplo que fica um enfermeiro pra 20 paciente?

Trabalha 30 horas e num sistema aonde não é digitalizado como muito hospital que os mimados ricos jamais irão e tenta manter um padrão na escrita daí voltamos a conversar. Até mesmo o atendimento muitas vezes fica precário mais é que temos pra hoje com redução de quadro de médicos e demais profissionais, imaginou o fato da enfermagem por exemplo que fica um enfermeiro pra 20 paciente?

Cara, eu até entendo…falo porque por muitos anos fui desenhista, trabalhando 12, 15 horas em cima de uma prancheta, desenhando, com dor nas costas, com nível de preciosismo que desenho técnico exige.
Uma hora enche o saco e, claro, a mão não segue a cabeça.

Mas quando se fala em saúde, é mais grave…como disse, já tive prescrição de exame errado, já vi gente comprando ou deixando de comprar remédio porque nem a farmácia entendia.
Tudo isso é perda de tempo, que poderia ser evitada.
Ninguém está pedindo letra bonita, só legível. A gente está falando de nomes de remédios, compostos, que não são de conhecimento popular, nem pra inferir o que está escrito.

Mas…é mais fácil manter a aura médica (sim, convivo não só com a esposa, mas nesse meio há muitos anos). Sem ofensas, só uma constatação.

6 curtidas

Quantos segundos, ao fim de um plantão, você economiza por escrever como se estivesse psicografando? O tempo ganho dá pra tomar um cafezinho, pelo menos?

4 curtidas

A autenticação não é via QR Code, é via assinatura digital PADES, o que dificulta a adoção em massa pelos profissionais mais antigos.

Independente disso, a confecção das receitas e escrita em prontuário deve ser feita de forma LEGÍVEL, está no código de ética médica.

e olha que você sendo leve nessa constatação

Mesmo assim, devido a importância que tem, deveriam ter colocado a força, do mesmo jeito que Tribunais de Justiças e OAB forçaram na área jurídica

Sinceramente? Não forçam pq tem Farmacia que nem internet tem, hospital que nem computador direito tem, além de que os farmacêuticos também deveriam ter assinatura digital qualificada para realizar dispensação.

A prescrição eletrônica também apresenta alguns problemas, como a dupla dispensação de medicamentos controlados (só dar copy paste na receita). Existem projetos para mitigar esses problemas, mas nenhum de grande abrangência no país.

1 curtida

Mas teria que força as farmácias a terem internet, ainda mais se a receita fazer pressão para nota fiscal.

Já computador, vejo que estão aplicando, mas órgão público é um relaxo dos infernos, acha que só colocar o computador que resolve e esquece que tem fazer manutenção e atualização.

certificado digital teria que ser aplicado em toda área: médicos, enfermeiros (técnico não precisaria), farmacêutico, dentista, psicólogo, psiquiatra, etc. e junta o conselho e fornecer mais barato, a OAB oferece o certificado por R$ 108,50 por 3 anos, os conselhos de classe poderiam ajudar nisso.

Esses problemas poderia ser resolvidos com o tempo, mas duvido mudar por um tempo a curto prazo, o Conselho mais forte da área da saúde que é o de Medicina parece que não tem muita moral, na minha percepção, é o que menos é preocupado com a Medicina e mais com o etilismo

2 curtidas

Conheço muitos lugares que tem computador (inclusive uns particulares e caros) que os médicos seguem fazendo receita a mão com letra ilegível, é pura preguiça do médico, não tem justificativa financeira.

Só vai resolver a hora que obrigarem a todo mundo fazer receita impressa, não importa num primeiro momento se tem assinatura digital ou o bom e velho carimbo e assinatura do médico.

2 curtidas

O conselho oferece certificado digital gratuito rsrs mas na prática não usa em lugar nenhum

kkkkkkkk então o negocio é pior do que pensei

De que adianta obrigar nos consultórios caros (que é minoria) e próprio eSUS APS (o prontuário das UBS) não aceitam assinatura PADES? Gera o pdf pra imprimir e assinar (e olhe que trabalho em São Paulo e nem sinal do eSUS por aqui)

Sério que é tão dificil imprimir uma folha de papel?
Então que melhorem a letra se não querem imprimir.

Assinatura eletrônica exige uma complexidade a mais, tem de ter internet e acessórios para o certificado digital.