Google vai dar puxão de orelha em apps que não têm modo tablet

1 curtida

Que engraçadinha, ela mesma não segue isso.

9 curtidas

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

6 curtidas

2014 ligou pra Google agora e pediu os apps Tablet friendly.

4 curtidas

Será nos dela ela vai colocar o aviso?
Cenas para o próximo capítulo…

Muito importante dado a relevância dos tablets Android para o mundo.

1 curtida

Só esperaram a Apple abocanhar a maior fatia do mercado de tablets antes de tomar alguma providência, ai ai…

1 curtida

Esse mercado tem uma demanda reprimida, que seria facilmente atendida se houvessem fabricantes dispostas a concorrer com a Samsung (que cobra caro pelo que oferece) e se a Google desse mais importância ao segmento, o que exigiria menos adaptações no software feitas pelas fabricantes para alcançar uma boa experiência.

3 curtidas

O Android não se dá bem com telas grandes e o Google quer jogar a culpa nas costas dos desenvolvedores. Daí não sabe porque a Apple nada de braçada nesse mercado sem uma mínima ameaça.

1 curtida

Não é o Android que se dá bem com tablets, mas sim o Google.
A Samsung tá aí como prova sendo, senão a melhor, uma das mais importantes developer Android. Desde anos atrás ela criando e adaptando o sistema pra tablets, com alguns extras que nem existia ainda na época no Android nativo.
Tipo, além do suporte aos apps da tela dobrável (que eu sei que alguns fica zoado, mas aí já é por causa do App mesmo que não foi projetado pra isso), ela também foi quem criou o multi janelas acho que em 2012 e, em 2014 criou as janelas pop-up. Coisas que só aparecem anos depois no Android nativo.
Hoje, o mundo Android eu vejo dessa forma:
Google só serve pra lançar a próxima versão de Android e patchs de segurança
A Samsung vai lá e conserta as cagadas do Google e melhora ele pra sua própria linha.
Uma coisa que eu não tenho 100% de certeza, mas acho que a Samsung nunca lançou aparelho com Android nativo desde o único Galaxy Nexus de anos atrás, é tudo com a modificação dela. Vai ver pq ele não vendeu bem na época…

2 curtidas

Algo curioso: instalei Chrome OS no meu tablet uma vez e ele é o que o Android deveria ser em tablets. Gestos, multitarefas e interface.

É aí que está: a Samsung tenta melhorar um pouco a experiência em telas grandes. Mas mesmo assim ela ainda está limitada ao Android. Outros fabricantes não tem bolsos enormes pra terem times de desenvolvimento de APIs pra que as coisas não sejam ruins em telas grandes e ainda dependem do que o Google oferece.

E outra: os desenvolvedores tem que se virar com o que tem. Se é Samsung, pode ter uma experiência melhor. E só. Pro resto, Android limitado, fim.

No final eu acredito que alguns desenvolvedores vão apenas boicotar as telas grandes no Android como forma de retaliação ao Google sair com essa. Aliás é uma atitude no mínimo medíocre do Google querer empurrar a culpa de algo ruim pras costas dos outros.

Depois que meio mundo comprou tablet porque pc tava o olho da cara…

Isso meio que é culpa inteira do Google. Abandonaram os tablets dos dos Nexus 7 e 10 e praticamente “forçaram” os devs a desenvolver somente para smartphone. Agora que lançou um dobrável que “não tem app” otimizado precisa ir na força para mudar essa “falha”.

Creio que somente no Android 15 é que o Google fará uma API para adaptar perfeitamente os apps para telas dobráveis e tablets. Até lá vai ser tudo no puxadinho.

Não tá tão ruim assim. Com a popularidade dos dispositivos dobráveis, a Google lançou uma edição específica do SO para eles (Android 12L) e vem melhorando as APIs para telas grandes e dobráveis desde então (especialmente agora que lançaram o Pixel Fold).

O suporte tem melhorado (beeem devagar, mas tem), mas não acho que já esteja num nível que justifique esse aviso nos apps não otimizados. Google se apressou de mais nesse ponto…

2 curtidas

A Samsung lançou ainda o Galaxy S4 Google Play Edition, com Android puro.
Lembrando que o Nexus S e o Nexus 10 também eram dela.

1 curtida

Nem sabia da existência dessa variante do S4, e os outros Nexus eu não sabia que tinha dedo dela também