Google teria desistido de balões de internet porque eles iriam poluir o céu

Em resumo, além do possível lixo espacial gerado pelas unidades inoperantes, as operações da Starlink poderiam aumentar a poluição do ar em razão da queima de combustível pelos foguetes em cada lançamento.

Jurava que os satélites da starlink tinham sido projetador pra queimar na reentrada ao final da vida útil deles.

1 curtida

Yep, mas é tudo ainda muito novo. Existe a possibilidade de as coisas não se saírem como o planejado. Quando a operação estiver a todo vapor e com um número realmente grande de satélites em órbita é que tiraremos a prova.

2 curtidas

A Universidade da Austrália tem um artigo detalhando o custo de cada balão do Loon, é muito caro pro Google e muito caro pro público-alvo.

3 curtidas

Esse argumento do funcionário do Google achei bem fraco. Como os balões cedo ou tarde descem, é bem diferente do espaço em que muita coisa simplesmente fica lá jogada para sempre, gerando uma poluição real.

ezgif.com-gif-maker

Acho que os altos custos de manter a operação é o que de fato deu o cheque-mate no projeto Loon. Afinal, até a Star Link tem dificuldades em monetizar o seu serviço, já que estamos falando de algo super nichado.

Já tem uns projetos para limpar o espaço, então é capaz da SpaceX criar daqui algum tempo um modo de coletarem esses satélites, trazer para a terra, repará-los e jogar de novo no espaço.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.