Google tenta, mas não consegue escapar de multa bilionária na Europa

Desde quando o Google parou de ser “don’t be evil” so coisa assim aparecendo :eyes:

1 Like

Eles fazem o mesmo aqui!
Favorece deslealmente todas as ferramentas deles sobre os concorrentes

E aqui é 99% de uso do google para pesquisa!

Ninguém te obriga a usar o Google

1 Like

Aqui eles ainda vão continuar fazendo isso pq temos um judiciário muito mal assessorado em tecnologia. É só olhar para a decisão do Xandão sobre VPN’s para entender como os caras não tem noção de como essas tecnologias e plataformas funcionam.

Terei que falar como se tivesse falando com uma criança de 5 anos!

Eu tenho o conhecimento para discernir e saber quando o google recomenda um serviço próprio.
Esse tipo de ação não é para mim!
Não sou eu o tipo de público que cai nesse tipo de favorecimento!

São para pessoas iguais a você!
Que não entendem muito bem as coisas!
Tem uma visão mais simples e boba sobre economia e inovação em geral!
Nem sabe sobre concorrência desleal

Pra isso que o estado acaba tendo que fazer essas coisas
Para gerar inovações e melhorar a economia num geral!

Mas isso não é todos que conseguem perceber!

6 Likes

A MUITO tempo atrás

1 Like

Na minha percepção o maior problema do Google Shopping é que ele fica sugerindo lojas falsas, já encontrei várias vezes produtos com preço bem baixo e sempre eram lojas falsas, algumas tinham até reclamação no Reclame Aqui, mas sempre eram reclamações com menos de 3 meses.

E no YouTube constantemente aparece anúncios de lojas falsas, eu denuncio mas nos dias seguintes continua aparecendo, eu continuo denunciando mas as vezes demora uma semana pra parar de aparecer.

5 Likes

Acho que a resposta do “mandatario” não cobriu o ponto mais importante disso, “O Google abusou da sua posição dominante no mercado”.

A “vítima” dessa situação não foi o usuário, a pessoa que “usa o Google”, mas sim as empresas concorrentes, outras empresas que oferecem um serviço de comparação de preços.

A grande maioria dos usuários usa o Google, pois eles são o serviço dominante de buscas. Só que o Google abusou dessa posição dominante ao privilegiar o seu próprio comparador de preços acima dos concorrentes.

Ao fazer isso, o Google não prejudicou o usuário, o usuário conseguiu o que queria, comparar preços. Não tem muito o que discernir aqui. Mas o Google prejudicou os serviços concorrentes de comparação de preços.

Imagine você pesquisar por “melhor preço para iPhone 16 Pro Max”, o correto seria o Google mostrar o serviço dele, e logo abaixo nos resultados mostrar sites como Buscapé. Agora, se o Google mostrar o serviço dele ocupando toda a primeira página de resultados e jogar sites como o Buscapé para a segunda ou terceira página de resultados, ele vai estar abusando da sua posição dominante (como buscador) para prejudicar seus concorrentes no ramo de comparação de preços.

Isso é competição desleal, pois prejudica outras empresas que oferecem esse serviço e pode gerar monopólio. Imagina se você tem uma idéia revolucionária para um comparador de preços, você cria uma empresa, contrata uma equipe, cria todo um serviço, mas se o Google quiser ocultar a existência da sua empresa dos resultados de pesquisa isso vai limitar muito a quantidade de usuários que a sua empresa vai atingir.

Entende? O ponto central disso não é o fato de “ah mas ninguém é obrigado a usar o serviço do Google”, o ponto central é que fazendo isso o Google acaba criando um cenário muito difícil para outras empresas surgirem nesse mercado.

3 Likes

Só vai mudar o dia que fizerem uma lei que torne a empresa que divulgou a loja falsa financeiramente responsável pelo prejuízo do consumidor.

Verdade não deixei claro esse ponto! Obrigado pelo complemento!

O google impede muita coisa!

Impede que as pessoas se quer saibam que existe concorrência nesse setor.

Se não sei que buscapé existe como vou usar ele?

Vou ler não

1 Like

Vai continuar sendo ignorante então.

1 Like

Estado, faça isso com relação ao WhatsApp! Cadê??

O que queremos é que o mesmo valha PARA TODOS mas no presente momento só estanos vendo cantarem pra cima do google!

Que outros monopólios terei que citar? Dá pra fazer um minibook

Meta com WhatsApp: presente!

Fabricantes de celulares que favorecem os próprios mecanismos em seus ecossistemas em detrimento dos de 3⁰: presente!

Parcerias multimilionárias entre as gigantes da tecnologia para cada qual se favorecer em cada ecossistema e dificultar os concorrentes: presente!

Suposta parceria fotográfica entre apple e instagram: :thinking: não confimado! PORÉM há diversas outras parcerias nesse formato e… prejudicando o surgimento de outros…

Carteis de petróleo: presente!

A questão é essa! Há coisas que estão há anos na nossa cara (se nenhuma dessas que citei se enquadra então basta lembrar de outras) e não estamos vendo ações que visem quebrar isso…

Epic processou google e apple pelos mesmos motivos mas por enquanto SOMENTE GOOGLE PERDEU e apple segue… PORQUÊ??

Porque não cantam pra cima de todas essas outras??

Quer falar de monopólio? Cloudflare, ICCAN, serviços de fornecimento de energia elétrica, serviços de operadoras de telefonia (virtuais não contam pois continuam dependentes), serviços de abastecimento de água, enfim… acho que deveria bater esse papo sobre monopólio com eles :point_up: vai ser… jogado pela janela talvez???

Mudando de assunto, poderia me mostrar casos de governos fazendo algo contra o monopólio de uma empresa do próprio país deles e que gera lucro pra eles?? Porquê tá parecendo que só fazem quando são empresas de outros, :thinking: nada contra afinal, você vai dizer que precisam proteger as próprias ou algo desse tipo MAS… e a questão do VALOR da causa em sí? E os próprios cidadãos daquele país que ficam em desvantagem para criar uma concorrente?? É sobre monopólio mesmo ou é sobre :dollar:?? Porquê se for sobre o dinheiro falando mais alto que a causa me diga que governo irá enfraquecer a empresa do próprio país que chegou a um nível extremo (como samsumg na coreia do sul por exemplo), para que NELE MESMO surjam outras concorrentes? (E nem to falando de abrir mercado a estrangeiros, to falando de tomar medidas internas contra o monopólio de uma gigante para que internamente outras consigam ser criadas)…

Pesquisa simples para o Brasil:
27% dos celulares usam Telegram principal concorrente do Whatsapp.

Totalmente diferente do google, que é 99% das pesquisas.
Simplesmente ninguém sabe que google tem concorrente.
Isso no Brasil, qualquer coisa que ele recomendar pra um usuário que não tenha tempo o noção passa a ser a unica verdade que existe.

Igual muita gente ta fazendo com Chats de IAs por ai. Achando que só falam a verdade…

Fora do Brasil O IoS com o iMessage mais mais uma grande fatia dos mensageiros! Segundo outra pesquisa simples detêm 35,4% de usuários.

Fora do Brasil e da Índia Whatsaap não é muito grande!

Mesmo no Brasil telegram detêm uma boa porcentagem de usuários!

Logo o o que vc ta dizendo é com base em nada, suposições.

Como sou desenvolvedor, posso explicar isso melhor, não é uma parceria é que dispositivos da Apple são padrões. Android não!
Ou seja vc faz uma coisa e funciona muito bem, logo da pra usar tudo que os dispositivos podem oferecer. O que não é a mesma coisa no android, o que gera problemas.

Fala da OPEP?

Questões de justiça dos EUA!
Na EU ambas perderam!

Quer falar de monopólio? Cloudflare:

Como um usuário de serviços deles digo, eles não são monopólio, AWS e AZURE são muito maiores nos mesmos setores, e tem outras também em CDN que detem muito mercado!

O diferencial da Cloudflare é o preço!

ICCAN: é uma entidade governamental!

Serviços de fornecimento de energia elétrica:
Não conhece o mercado livre de energia?
Se não fique sabendo. Existe o mercado livre de energia que permite contratos com outras empresas!

serviços de operadoras de telefonia:
Se for celular não tem muito espectro. É física básica!
Se for fixa, nem sei se usam isso hoje em dia. Da pra fazer tudo via sistemas de internet.

Agora de internet por exemplo, existem milhares de provedores o Brasil.
Se não to enganado Brasil tem a maior quantidade de provedores de internet do planeta!

Só lembro dos EUA, 2 casos!
AT&T foi desmembrada

Microsoft Microsoft consentiu em não vincular outros produtos da Microsoft à venda do

Mas tem outros casos!

Uma pesquisa simples pode responder todas essas perguntas e suposições!

Quais dos usuários conseguem usar apenas ele e quais ainda precisam usar WhatsApp por causa de “forças maiores?”

Papel é uma coisa, prática é diferente!

Na china o goolge num é nem de longe o mais usado (e a mesma tem o maior número de habitantes do planeta) então… ué? Não entendi, considerar somente casos de fora do brasil sendo que há vários países onde google também não é o mais usado e como fica? Ou seja geral ou seja específico… querer ser ora um ora outro apenas pra favorecer um ponto??

Ué? Então governos também ERRAM e não são santos né? Porque está a haver belissima contradição nisso daí…

Pois é e é…
A única que trata da área no qual aborda? Onde estão as outras?

Beleza, contrata aí e vê se tá disponível pra enesimas regiões remotas desse país enorme…

Ah é né…

Aglutinandos em grandes centros e regiões metropolitanas enquanto que as demais ficam limitadas a escolher apenas as bigs ou uma regional grande porte???

Também lembro do EUA, Monsanto e o julgamento arbitrário contra um fazendeiro que sequer possuia “dolo” ou “culpa” sobre o que estava a ser acusado por tal empresa…

Governos TAMBÉM erram!

Pegunta sem sentido! Não tem nada ver com um processo antitruste!

Você não consegue manter a coerência do assunto!

Não tem sentido colocar
Apenas o que eu disse fora do brasil sem dar contexto das coisas!

Eu moro numa cidade pequena, de 7 mil habitantes no interior do PR.
Aqui tem 5 provedores.

A justiça não é governo!
E de novo assunto nada ver! Não tem nada com antitruste

A justiça deles é muito diferente da nossa, não nem da pra saber como esse processo existiu quem julgou ou como!
Não tente fazer equivalências do que vc não sabe!

Mas justiça erra sim!
Tem dezenas de casos!

E pra mim já deu.
Você não consegue manter coerência, não consegue seguir o tópico!
é uma metralhadora de assuntos nada ver!
Não tenho paciencia pra isso não!

Aí o google populariza um sistema de código aberto facilitando a vida de vários de vocês, mas somente ele é o errado por acabar tendo ficado com a maior fatia das coisas (e as outras que fizeram o mesmo mas com código fechado)??

Que tipo de mundo vocês estão desejando? Vocês por acaso querem ter que desenvolver um app diferente para cada fabricante de celular que forem tentar inserir seus apps/serviços (já que cada um terá um SO diferente) é isso? Um mundo onde apenas para poder trocar de celular você poderá acaber tendo que recomprar todos os apps no qual já havua assinado/comprado no antigo pois para mudar de fabricante é outro ecossistema outra loja oficial, outro sistema de taxas…

O tanto que vejo de desenvolvedor freelancer reclamando de ter que pagar as taxas pra poder manter app na loja da apple, e então…

No android você pode vender até sua própria loja alternativa…

O youtube que só possui o google ads de rede de anúncios é recheado de anúncios de navegadores concorrentes aos do google, mas… eu não vejo o google impedindo diretamente os concorrentes de se inserirem, agora vejo outros fazendo isso, e sobre esses outros não estou vendo esse alarde todo…

Nenhuma pergunta é sem sentido, diferente de afirmações… você quem não foi coerente nessa afirmação…

Nós podemos fazer ligações e enviar mensagens de sms de uma operadora para outra totalmente diferente enquanto que com apps volp/mensageiros não… ou é 8 ou 80 nesse caso, enfim é sobre isso, não ficar aprisionado