Google removerá códigos de suporte aos chips RISC-V no Android

Essa história está estranha. Qualcomm anunciou recentemente que ia soltar um SoC pra smartwatches, com apoio do Google.

Das duas uma, ou o Google realmente prefere esperar pra soltar um suporte melhor no futuro ou desistiram por algum motivo.

4 Likes

O último layoff deve ter demitido o time que cuidava disso.

6 Likes

Motivo, a empresa que ia receber os licenciamentos, deve ter soltado uma graninha no google.

5 Likes

Bom, o RISC-V ainda é promessa. Carece de evolução e melhorias. E sendo open-source, não sei qual o modelo de negócios que eles tem pra monetizar em cima disso.

Em tempo: Kernel Linux, apesar de ser open-source também, tem mais de 70% do desenvolvimento feito por funcionários contratados em tempo integral e remunerados para isso (para efeito de comparação). Empresas como IBM e Red Hat são as que mais contratam.

4 Likes

Primeiros comentários do último post lincado (sobre a promessa do Google de maior suporte e compatibilidade do risc-v com android) já antencipando que nem dava pra animar porque, afinal, é o Google e com certeza não ia demorar muito pra desistência.

1 Like

O modelo de negócios é fazer algo mais barato que a ARM hahaha

Em microcontroladores e outras aplicações embarcadas, RISC-V já achou um nicho, por que já existem implementações e custa menos que licenciar um Cortex-M alguma coisa. Lembro de ter lido algo (mas não consigo achar) que alguns Snapdragons 8 já tinham algum coprocessador usando RISC-V.

E já tem coisa tipo o ESP32-C3 usando também, então não se espante se em breve algumas dessas traquitanas usando Tuya tiverem RISC-V dentro.

5 Likes

Governo americano fazendo pressão para tentar diminuir o desenvolvimento do risc-v e ajudar a China que está investimento de forma massiva em risc, já estão analisando o bloqueio da DJI

1 Like

É uma hipótese que faz sentido também.

Eu ainda acho que ou estão tentando melhorar o suporte e vão re-adicionar mais adiante ou talvez a Qualcomm e a ARM entraram em acordo e o Google sorrateiramente decidiu dar sumiço no código.

2 Likes

A hipótese sua também faz sentido

É a cara da Qualcomm fazer esse tipo de acordo, e a cara do Google tomar decisões sem sentido

1 Like

se é para entrar em teorias, a minha é que acharam alguma falha e não sabem com resolver, ai só vão dar sumiço no código pra ninguém mais achar a falha antes de resolverem ela.

1 Like
2 Likes

Primeiro: hipótese.
Segundo: :thinking:

A minha teoria é…
Está ficando muito caro para as Bigs manterem ou investirem em projetos abertos e o cerco das legislações dos países apertando cada vez mais por mais Trust e privacidade, aplicando multas e mais multas, faz com que para enxugar custos, elas mirem em projetos que deem mais retorno e mantenham sua hegemonia no mercado. O Android está cada ano se fechando mais e dependente do Play Services. A Apple brigando para se manter fechada no seu ecossistema, microsoft comprando tecnologias a rodo… Só se salva o Linux.

1 Like

o Departamento de Comércio dos Estados Unidos enviou uma carta ao parlamento americano envolvendo o uso da RISC-V. O Departamento está avaliando os riscos à segurança do país caso a China se aprimore no desenvolvimento de tecnologias com a arquitetura de padrão aberto.

Como isso poderia sair pela culatra?