Será que vão fazer igual no começo do Android (2.1, 2.2, 2.3) onde lançavam várias versões diferentes e os celulares já vinham desatualizados?
Talvez essa mudança no Google sirva para diminuir o tempo de suporte de celulares a novas versões do Android. Com a Samsung dando 7 anos de atualizações para os celulares topo de linha, isso implicaria em 14 versões do Android.
Porém, como não há muitas novidades nos sistemas operacionais mobile, marcas como a Samsung devem talvez continuar fazendo updates anuais nas interfaces deixando as atualizações de meio de ano com a versão de meio de ano do Android.
Bem provável de isso ocorrer, dependendo das fabricantes.
No entanto, não há muitas mudanças no Android desde o Android 9. Isso motiva a Google a fazer duas versões anuais de Android.
Fica a dúvida nas políticas de atualizações das empresas. Por exemplo, Galaxy S23 vai receber 4 atualizações e fica a pergunta se é por ano ou por lançamento do Android.
Agora o versionamento vai ser “Chromificado”. Daqui a cinco anos vão estar no “Android 85” (ok, exagerei,mas só pra exempĺificar).
Pessoalmente, nunca gostei desse formato, a única novidade é só no numero. Pra isso que deveria ser usado a “segunda casa decimal” para versionar (Exemplo: Android 15.3, 15.6, 15.9)
Mas agora,já foi feito. Não por acaso que o codinome que eles estão usando nas versões em desenvolvimento foi “resetado”. Começaram lá no começo do alfabeto.
Android deveria fazer igual Windows e focar num nome fixo por 4 anos, nesses 4 anos, fazer atualizações na API e refinar o sistema através de duas atualizações no ano.
Tipo: Android 16 (2025) > Android 16 (16A1 - 2025 Março) > Android 16 (16A2 - Dezembro) > Android 16 (16B1 - Março 2026) > Android 16 (16B2 - Dezembro)
E por ai vai.
Ou fazer igual MacOS, e colocar um nome no Android novamente, e ir refinando as versões com ponto, tipo “Android Sun Valley (Android 16.2X)”
Pessoas sem ser do mundo da tecnologia nem liga pra versão de Android mais, isso seria um jeito de estagnar e focar melhor em melhorar Android.
Android 5 e 5.1 dnv…
Big G deve achar que o Android anda pouco bagunçado e tá querendo inventar moda (que com certeza vai dar ruim com fabricantes alegando que já deram as 5-7 atualizações prometidas)…
Nossa, essa época era triste.
Lembro de fabricantes lançando celular com Android 2.3 quando já existia o 4.0 e eram celulares que nunca iriam receber atualização. Alguns desses celulares ficaram encalhados e mesmo quando já tinha Android 4.4 ainda dava pra encontrar celulares com Android 2.3 nas lojas.
Tenho no meu YouTube um vídeo de 2013 mostrando um Lumia pirata com Android, nas configurações aparecia Android 4.1, mas quando clicava várias vezes aparecia o desenho do 2.3, o Galaxy S3 pirata também tinha Android 2.3 mas aparecia escrito 4.1
Já não tá grande o suficiente a fragmentação do Android e vem o google e quer aumentar ela mais um pouco.