Lá por 2030 quem sabe saia alguma decisão. Enquanto isso o Google vai alegar que “é parte integrante do sistema”, “sem certos componentes o SO não funciona”, etc. Microsoft, reloaded.
Pra mim já bastava poder excluir todo e qualquer aplicativo do Android sem existir a necessidade de realizar root.
Os Samsung está cheio de aplicativo pré instalado que não pode ser excluído, só de ver o f me dá nos nervos e você só pode desativar, ocupando espaço, fora muitos outros aplicativos da própria Samsung.
A Motorola também não fica atrás não.
Imagina se uma grande operadora de telefonia da Europa ou América do Norte compra o Android? A ■■■■■ que iria dar? ou se o maluco da rede da Extrema direita e bilionário? As possibilidades de piorar o Android não param por ai…
foi revelado que a big tech captura 16 vezes mais dados que o seu rival mais próximo com o app de busca.
Ops, caiu aqui
Eu achava isso um grande problema quando usava celular com 8 ou 16gb de memória interna, atualmente tenho 128gb e sempre tenho espaço sobrando, então só desativo e nem me incomodo.
Alguns modelos nem tem mais com opção de 128gb, o mínimo é 256gb.
Nem faz muito sentido comprar o Android, o valioso mesmo é a Google Play Store e Play Services, pois o Android sozinho não vale nada, ele está disponível com código aberto pra quem quiser.
Mas não faria sentido o governo obrigar o Google a vender a Play Store ou a Play Services.
Uma alternativa interessante seria entregar o Chrome e o Android para a Linux Foundation, e com a LF cuidando de ambos projetos, qualquer empresa pode ajudar ou usar a base das tecnologias.
Mas acho uma ideia melhor separar o Chrome do Google, isso iria reter um pouco o poder que Google tem.
Chromium é open source e mantido por várias empresas, inclusive a MS adicionou bastante coisa quando o Edge migrou pra ele. Chrome é só uma roupagem por cima dele. Então tecnicamente isso já acontece.
Com eses problemas estou a começar achar que devo baixar tudo que é importante no Google photos googledrve e @gmail não estou a ver bem essa drama onde vai acabar …
Quando pode desativar ainda é um luxo. Quem diga a Xiaomi e seus apps cheios de propaganda que nem desativar o pobre usuário consegue…
E na HyperOS a coisa piorou nesse sentido.
Obrigar a vender eu não digo, mas, poderia forçar o Google a mudar uns termos de uso na negociação com empresas, exemplo: hj, uma empresa que trabalha com o Android (do Google), fica proibida contratualmente de usar qualquer sistema fork baseado no AOSP, pois se usar, tem a licença do Google revogada!!! Esse um dos motivos de não vermos tantas TVs com FireOS (da Amazon) por aí, as poucas marcas que vendem no exterior, são em geral, pq são marcas que atuam unicamente no mercado de TVs.
No caso, especificamente do FireOS, houve um acordo com a Amazon que celebrou uma “trégua” entre elas, porém, isso ainda está em vigor no que diz respeito a outros forks (inclusive com o FireOS em dispositivos que não sejam TVs, então, nada de tablets com FireOS, fora os da própria Amazon), e isso por exemplo, que impede um “Android da Microsoft”, ou de outra gigante, se viabilizar!!
Pois é, taí algo que eu queria ter visto em 2009 ou 2010: um Nokia usando um sistema derivado do AOSP (não poderiam chamar de Android, a marca é do Google) mas usando os serviços existentes da Nokia: Mapas, Música, a loja de apps Ovi, etc.
Tá, teve o Nokia X, mas ele saiu em 2014, quando o Android com Google já estava firme no mercado, era tarde demais. E nem estavam fazendo muito esforço mesmo…
Dizia meu antigo chefe dono de uma grande rede de hospitais do Brasil, aonde o governo coloca as garras da muita confusão.
Se o google alcançou este monopólio é um fato consumado de seu ótimo trabalho, pois não existe até hoje nenhum buscador ou mesmo sistema de celular que atenda a grande massa satisfatoriamente.
Isto não é monopólio neste caso é necessidade, e quem comprar, caso for vai saber gerenciar corretamente?
Ser um monopólio em si não é ilegal nos EUA (cof cof AT&T/Bell), o que é ilegal é abusar dessa posição para se manter sem competição (o que é o caso, de acordo com o judiciário americano).
(vamos literalmente esquecer que a maioria das coisas que Google tem nesse monopólio foram adquiridas. Android foi comprado pela Google, YouTube também, DoubleClick foi comprado e virou Google Ads, e a lista vai aumentando.)
Concordo!!! É o mesmo que eu queria ter visto, um sistema derivado AOSP, desenvolvido pela Blackberry, com seus mapas, AppWorld, BBM (que inclusive, nos EUA, era o único a fazer frente na época ao domínio do iMessage), etc. E não aqueles modelos da TCL com a marca Blackberry hahah
Nossa, realmente, eu nem lembrava da existência dele (msm que na época tenha lido sobre ele na extinta revista “Info Exame”; ali, infelizmente já estava meio tarde pra Nokia correr atrás do domínio do Google!
Apesar que usavam software da BlackBerry. E teve o Priv que era BlackBerry com Android e feito pela BlackBerry, mas too little too late.
Nossa, mais um que eu não lembrava kkkkk mas é oq disse, it was too late!