Google Pay, Itaú e Rappi incentivam pagamento online por débito

Originally published at: Google Pay, Itaú e Rappi incentivam pagamento online por débito – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Junto do Google Pay outras carteiras digitais também aceitam cartões de débito, como é o caso do Apple Pay e Samsung Pay

A teoria é linda, mas na prática é muito raro encontrar lojas em que o pagamento online por cartão de débito a) seja aceito b) funcione. Desde que o Itaú liberou os cartões de débito para o Apple Pay, consegui realizar apenas 1 ou 2 compras online.

Alguém já fez pagamento por débito com o Google Pay? Como funciona? Tem que digitar a senha igual no pagamento físico? Ou tem que fazer login no site do banco igual igual antigamente?

É uma pena que isso não funciona na prática: maior parte dos estabelecimentos estão desabilitando a função de pagamento por proximidade/QR por “não ser possível confirmar a identidade do cliente pelo uso de máscara”.

Linda teoria, cruel realidade.

O NFC é uma coisa desconhecida pelos brasileiros, ontem na padaria uma moça com um cartão NFC na minha frente fuçando a bolsa pois esqueceu a senha, a compra deu 20 reais… certeza que em nenhum momento ela pensou em simplesmente encostar o cartão.

Pra mim, é por isso que o Neon toma a frente em pagamentos digitais. Com ele eu tenho 2 cartões virtuais: Um que registra compras no crédito e vai na fatura, e outro de crédito que desconta o valor diretamente no saldo da sua conta.
Ou seja, posso fazer compras online no débito até em lugares que não aceitam essa forma de pagamento. Sem falar que tanto débito quanto crédito são aceitos pelo Google e Samsung Pay.

Precisa de um cartão compatível e de um celular com NFC. Daí é só aproximar o aparelho desbloqueado na maquininha, e ele vai pedir sua digital ou pin pra completar a compra.

Desde o começo da Pandemia comecei a usar o Samsung Pay (Cartão de Crédito/Débito Santander) para evitar pegar nas maquinetas e até agora, acho que só umas duas vezes encontrei máquinas que não aceitavam NFC, ambas eram aquelas minis usadas principalmente por entregadores.

Quase todo dia compro comida e uso o Samsung Pay com a função débito e a experiência até agora tem sido positiva, sem aborrecimentos ou contratempos, claro que quase sempre o vendedor/caixa fica meio desconfiado, mas quando o máquina começa a imprimir o comprovante tudo se resolve, então é só questão de tempo.

Já em compras online, nunca vi a opção de débito, seria legal se tivesse, já que o Boleto demora mais pra compensar.

No Samsung pay eu apenas coloco o dedo no leitor de digitais e depois aproximo o celular da máquina. Além da digital pode usar Íris (Tenho um Note 9) ou pin, mas sempre uso o leitor de digital, muito mais rápido.

Faltou lembrar que a maioria esmagadora dos brasileiros tem smartphones de gama média e baixa, que geralmente não vem com NFC. Na prática isso atinge pouquíssimas pessoas.

Uso o Pay com um cartão de débito. Só precisa estar desbloqueado e com NFC ativado.
Valores até 50 reais não precisam de senha, caso a maquina solicite é a mesma do cartão.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.