Google Maps terá rotas de ônibus em tempo real em 74 cidades do Brasil

Originally published at: Google Maps terá rotas de ônibus em tempo real em 74 cidades do Brasil – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Google Maps terá rotas de transporte público em tempo real em Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió, Aracaju e mais cidades

Google como sempre ignorando a existência do ABC(D) de São Paulo

Impressionante! Duas cidades do interior aqui do estado, Espírito Santo, terão o recurso, mas a capital não! Isso tudo porque eles querem forçar a usar os apps péssimos deles!

Terá em Águas de Lindóia mas não em Santo André… Lamentável o serviço de transporte dessa cidade (estou colocando a culpa neles porque conheço o serviço e sei que há uma briga constante de empresas pra tentar disponibilizar essas informações de rota e localização em tempo real, mas a prefeitura fica criando empecilhos).

Surpreso com a quantidade de municípios da região metropolitana do Recife.
Ansioso pra ver como vai funcionar no dia-a-dia.

Alguém de porto alegre consegue confirmar a veracidade dessa propaganda do goog… dessa matéria?
Até onde eu sei o maps aqui não tem rota em tempo real, apenas estimado (cittamobi acho que é o único que da em tempo real), e claro ele não sabe que existe a Carris (e com isso uns 30% dos onibus não existem).

Ou estou errado??

1 curtida

Em Brasília vai ter dados incompletos, porque o Cittamobi aqui só trabalha com 2 empresas de ônibus (urbi e Piracicabana). O Moovit recebe dados em tempo real de 5 empresas. Sem falar que os horários previstos e trajetos das viagens são alterados constantemente e o Moovit conta com uma comunidade ativa fazendo essas alterações no app. O Cittamobi, por exemplo, é cheio de indicações de pontos posicionados erroneamente ou inexistentes.

Mauá faz parte do ABC(DMRR) :sweat_smile:

Gostei da novidade mas desanimei um pouco ao saber que os dados vem do CittaMobi. Aqui em Natal, as linhas 10/29 e 78A/47 não são mostradas corretamente no app, nem em tempo real. Porém a prefeitura tem uma API pública que mostra todos os ônibus em tempo real, incluindo os que citei. É essa API que alimenta o aplicativo próprio da prefeitura para previsões, o PotyBus.

Enquanto isso em vitória ES, o governo bloqueou a API para outros apps pararem de funcionar e fez um app porco, completamente bugado e com propaganda de tela cheia…

André, deixamos claro no texto que esse recurso vai chegar “nos próximos meses” nessas cidades.

6 curtidas

Nunca confiem nas sugestões de transporte público do Google Maps. O algoritmo de sugestão é péssimo, pelo menos aqui em Santos. Frequentemente ele sugere linhas de ônibus que simplesmente não vão para onde eu quero ir e já aconteceu inclusive o absurdo de ele sugerir eu pegar dois ônibus para um destino sendo que o primeiro sugerido já passava exatamente no ponto que eu queria descer.

Sofri com isso nas primeiras vezes que vim para são bernardo do campo (sou de são paulo) e também quando fui em Barueri. Saiu da capital, fudeu

Fortaleza de fora.Uma pena,pois os aplicativos de mobilidade da prefeitura são um verdadeiro lixo.

1 curtida

O ruim é depender do sistema da SPTRANS para dar as informações em tempo real.
Muitas vezes esta fora do ar, ai nem google, trafi funcionam direito

Infelizmente o algoritmo n é perfeito. N dá pra confiar 100% no q ele sugere, mas é uma p##a mão na roda!

Sobre sugerir 2 ônibus isso acontece pq provavelmente o 1o ônibus é considerado mais lento q o 2o. Aí, segundo o algoritmo, é mais rápido descer do ônibus e pegar outro. E como o algoritmo prioriza tempo mais curto. Até faz sentido a sugestão de viagem e não faz ao mesmo tempo :joy::joy::joy:

Em BH o Google vive me oferecendo 2 ônibus pra alguns trajetos, mas há a opção de escolher a viagem com menos baldeações. Normalmente funciona melhor assim.

2 curtidas

Para quem mora em SP capital, o citymapper é uma ótima opção.

1 curtida

Aqui em São Paulo eu só uso o Citymapper. Tenho o Moovit instalado; não sou muito fã, mas ele é útil em outras cidades (o Citymapper só cobre SP no Brasil).

João Pessoa e Campina Grande, aí vem o Google e só adiciona Santa Rita na lista aqui na Paraiba.

Tão de sacanagem, né Google?