Google liberou um update que simplesmente inutiliza os Home/Nest Mini e Chromecast

Fazem mais ou menos cerca de 1 mês que a Google assistente e seus paralelos home mini/nest mini e chromecast/dongle vem tendo umas instabilidades bem medonhas, segue o fio:

Após falar “Ok, Google/Ei, Google” a assistente diz em seguida “Ops, algo deu errado, por favor tente novamente daqui alguns instantes” mesmo sua rede Wifi proxima e internet ok!

O Chromecast 2 também segue a mesma onda, perde sinal e em alguns momentos trava, sendo necessário puxar da energia e liga-lo novamente.

Fiz uma breve pesquisa e vejo muitos falantes de língua inglesa tendo esse problema e sendo noticiado em portais de tecnologia, algo muito diferente aqui no Brasil que até o momento não foi mencionado.

Confesso que depois de todo esse “stress” dá certa desanimada, pois não é primeira vez que a Google comete esses tipos de mancada e deixa a comunidade Brasileira sem solução.

Aproveitando o momento, vai uma pergunta pra você que usa produtos da Google para casa inteligente: Você anda tendo algum problema do mês de julho pra cá?

Tenho um nest mini e um chromecast e não tive problemas até agora. Sempre mantenho tudo atualizado aqui então acho que não deve ser um problema generalizado mas sim alguma condição específica que faz ele entrar nesse problema.

Já tentou trocar a rede dos dispositivos só pra garantir que não é seu roteador que está sofrendo alguma instabilidade?

Pode ser alguma mudança na área de testes e desenvolvimento, libertaram updates ruins também no Android ONE, inclusive é a possibilidade de algumas empresas estarem desistindo desse programa.
Mas isso é suposição, com base no desenvolvimento de software, esse tipo de coisa acontece quando muda gestão de times de desenvolvimento ou diminuem a atenção dada a certos produtos para dedicar esforços a outros mais promissores. Resumindo, dão uma relaxada. rs

Tenho um Chromecast em casa e nunca vi esse tipo de instabilidade. Quais são esses relatos que tem lá fora? Não diz nada de especifico neles?

Tenho este modelo, comprado importado, antes do Google vender oficialmente aqui e estou com o mesmo problema. Pensei que ele estivesse chegado ao fim da vida, nem me dei ao trabalho de procurar.
Ao ligar ele, simplesmente acaba com a conexão de internet, aumentando o ping de todos aparelhos, não deixando abrir nenhuma página, só reestabelecendo ao desligá-lo.
Outro ponto é a extrema dificuldade de ser localizado pelo app do Google Home, e quando acha, é mais complicado ainda conseguir acessar as configurações e pedir pra ele reiniciar.
O pior é que ele até liga, exibe os dados de tempo e slideshow, mas não é localizado por nenhum app pra fazer o cast.

Aqui o Google Assistente da MIBOX tá assim, não entende os comandos… Acho que tem uns 15 dias

Tenta limpas o cache da sua MiBox o assistente armazena dados de preferencias e aprendizado de maquina, acredito que tenha algum problema no app porque uma vez fiz isso envoltou a funcionar. Se puder limpar outros após e liberar espaço pode ajudar TB.

1 curtida

Sim!
Fui checar o roteador para ver se era algum problema de porta ou redirecionamento e até o momento o problema não é da rede mesh.

Dei uma restaurada nos Minis e no Chromecast e ainda o problema retorna depois de alguns minutos de inatividade, é como se o dispositivo entrasse em um modo “economia de energia” e não “fica na rede”, e logo após de ativado não consegue voltar ao ponto, mesmo o ip constando como ativo e reservado.

Para método de curiosidade, pesquise no google: Nest Mini “Something went wrong”

É incrível a quantidade de reclamação em muitos países e dona google não vem publicamente relatar o ocorrido.

Uma pessoa leiga provavelmente ache que seu dispositivo esteja com algum problema, sendo que as atualizações são automáticas e o afegão médio não pode fazer muita coisa a não ser esperar a boa vontade da Google de liberar uma atualização para solucionar.

Estou com o mesmo problema, de um mês pra cá o assistente diz essa mensagem na primeira vez que o chamo, aí tento de novo e funciona, até que após um período de inatividade acontece de novo. É muito irritante.

Eu tive problema com meu Nest Mini. Todo dia de manhã ele ficava travado. O alarme não tocava e não respondia à hot key. Eu precisava tirar da tomada e reconectar. Eu o resetei várias vezes, mas isso sempre voltava. Abri chamado para devolução. Como última tentativa de resolução, passei a não usar o modo não perturbe. Tem funcionado, mas fico meio receoso de contar só com ele quando preciso de alarmes importantes.

Eu já ando um pouco frustrado com o ecossistema da Google de smart home, principalmente porque aqui no Brasil o “ecossistema” é só o produto mais vagabudno que funciona. Esses relatos me deixam mais próximo de trocar meu nest mini por um Echo num futuro.

Mas, bom… Dei uma procurada e por mais bizarro que seja, tenta abrir o Google Maps e deletar e reentrar seus endereços de casa e trabalho. Parece que tem funcionado pra algumas pessoas segundo o tópico abaixo.

Tenho um Chromecast, e nos últimos dois meses tem funcionado melhor que antes. Tinha muito problema de desconexão

nada pior do que ter um equipamento que tu não pode confiar.

1 curtida

Oi, @kauelima
Seguir a risca os passos que você mencionou!

Passei 24Hrs analisando e uma vez ou outra o problema volta novamente.

Não sei mais o que fazer, já que é primeira vez que esse problema persistiu e não se sabe exatamente o que fazer.

Eu tive um problema com uma lâmpada da Xiaomi, faz mais ou menos um mês, que ficava perdendo a conexão com a internet. A solução que me apontaram e que funcionou (até agora, pelo menos…) foi fixar um IP para a lâmpada, nas configurações do roteador.

1 curtida

O curioso é que se você tentar buscar alguma solução no twitter oficial (googlenest) eles dão respostas bem genéricas do tipo: “Ficamos contentes com o interesse no dispositivo Google Home Mini, mas ele não é oficialmente comercializado em países de língua Portuguesa e só podemos garantir o correto funcionamento em idiomas e países suportados.”

Ué, mas um tempo atrás eles não estavam vendendo oficialmente por aqui? se não me engano eles vendem até oficialmente na loja do Mercado Livre. Decepcionante!

Desistir do Nest Mini e partir para a Echo foi a melhor coisa que fiz.

2 curtidas

Hmmm
O meu chromecast de primeira geracão tá inutilizado tambem, ja tentei varias vezes resetar e nada o.O

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.