Google lança sistema operacional Fuchsia, começando pelo Nest Hub

2 curtidas

Será que o Fuchsia vai pelo menos substituir os Androis nos tablets?

Lançamento tão tímido, mas tão tímido, que se o Tecnoblog não tivesse noticiado cerca de 5 pessoas ficariam sabendo aqui no Brasil. Até hoje as ambições da Google com esse sistema são meio desconhecidas. Será que o objetivo é substituir o Android em algum ponto?

2 curtidas

Eu acho que sim! Sabe a ambição da HUAWEI de fazer tudo rodar o HarmonyOS, desde smartphones, tablets, TV’s, até carros?? Acho que o FucshiaOS é meio que o equivalente do Google!!! Com a diferença que o do Google foi feito com anos de desenvolvimento, então é um OS proprietário; já o HarmonyOS, pelo menos nessa versão inicial, é quase um fork do Android (tipo o FireOS da Amazon).

2 curtidas

Finalmente esse SO do Google ganhou a luz do dia, e concordando com o @LucasMiller, certamente o plano da empresa é expandir FuchsiaOS para mais produtos e deter mais controle do software.

Pelo o que vimos, o foco nesta fase inicial deve ser os dispositivos mais simples, como os assistentes pessoais e Chromecasts, por exemplo. Talvez no futuro ele de as caras num Chromebook ou Pixel.

1 curtida

Olha só! Quem diria, Google cumpriu com exatidão a primeira estimativa.

Em 2016, quando ela apresentou o Fuchsia, ela disse que iria lançar em 5 anos. Dito e feito! Eu n tava apostando q iria cumprir este prazo.


Vejo claramente um intuito de substituir o Android e tentar algum espaço no desktop como segundo plano.

Mas, total chute meu, a Google não fala sobre isto pq tem medo do pessoal fugir do Android.

O povo deve pensar algo assim:
“O q? Google vai pular fora do Android? Então meu próximo celular n será um Android, quero algo q irá durar anos”

Aí, conforme o Fuchsia evoluir e tiver uma boa comprovação de que substitui com louvor o Android… Aí sim o Google irá soltar o verbo.

E se pá. O Fuchsia pode até passar a se chamar Android, mas será outro OS por baixo do capô desse nome (afinal, pro usuário final isto será até bem transparente). Pessoalmente acho que esta seria o melhor caminho.

Em resumo. Android é um nome muito, muito forte pra Google brincar em cogitar substituir e assim abrir espaço pra alguma concorrente cof cof Microsoft, Amazon cof cof tentar abocanhar algum espaço.

Google já teve uma boa liderança como serviço de mensageiro com o GTalk. Substituiu pro Hangouts de forma horrível e já faz uns 10 anos que ela luta, sem sucesso, pra conquistar uma boa posição entre os mensageiros novamente.

Ela n quer isto com o Android.

Prometeram desempenho, serasse o Nest Hub vai finalmente vai deixar de ser lerdo ou vai morrer igual o Pixel Slate? Seria ótimo se chegasse como atualização para os demais Casts, mas vendo como todos estão abandonados desde a chegada do Ultra, duvido.

N vejo pq n chegar nos outros casts.

Unificar num único OS facilita pra própria Google e pra comunidade q desenvolve recursos pra estes serviços.

É questão de pouco tempo pra começar a sair atualização pros outros. E outra, a concorrente tá crescendo, Alexa tá batendo forte. Então o Google tem q responder logo.

Me referi aos chromecasts, que (até a chegada do último com Android) aparentemente rodavam o mesmo sistema (apesar de os detalhes serem difícil de saber, já que a Google não trata abertamente)

Sim. Entendi que vc se referia ao chromecast, especialmente falando do ultra e tb me referi a eles.

Mas normalmente quem tem um equipamento de uma marca, quer ter tudo da mesma marca. Alexa por ora, tá batendo bem de frente com o Google Home.

E tb, se todos estes casts compartilham um mesmo OS, fica muito mais fácil pra criar integrações entre serviços.

A briga vai ser boa, q vença o consumidor.


Voltando ao Google, ela provavelmente deve tentar melhorar seus casts atuais. N é interessante pra ela criar um novo cast e tentar fazer todo mundo comprar de novo o mesmo equipamento.

Claro, uma hora tem que substituir pq o hardware n aguenta, mas o máximo que ela conseguir extrair de quem já possui os equipamentos em casa, será melhor pro ecossistema dela.

Eu concordo com essa visão, mas não é o que ela demonstra com a falta de atualizações e o descaso que a tecnologia cast sofre, anos no mercado e até hoje nada de resolver as desconexões.

4_5868549012952451631_01

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.