Google lança Nearby Sharing, AirDrop do Android, em beta

Originally published at: Google lança Nearby Sharing, AirDrop do Android, em beta – Aplicativos e Software – Tecnoblog

O Google exigirá apenas o Play Services instaldo em um Android 6 ou superior para poder utilizar o Nearby Sharing em seu dispositivo

Bem vindo a 2011, Android!

Se é limitado para contatos, significa que eu não consigo enviar um arquivo do meu celular pro meu tablet com o AirDrop, por exemplo?

tb fiquei com essa dúvida

vai ser a versão oficial do WiFi Direct, que a Samsung ja usa há alguns anos?

Essa função de Wi-Fi direct não é prática. Não tem como deixar o Wi-Fi direct ligado ou visível o tempo todo, seja para todos, apenas para contatos ou para dispositivos logados com a minha conta. Para um dispositivo aparecer na lista de disponíveis é necessário que ele esteja na tela de Wi-Fi direct, e ainda assim obrigatoriamente tem que tocar em aceitar para cada envio (único ou em lote). Muitas vezes eu até prefiro subir o(s) arquivo(s) no Google Drive temporariamente e compartilhar o link. Eu queria praticidade!

Bem, mesma coisa que a Apple copiando somente AGORA a gaveta de aplicativos, Widgets, chamada em pop ups e assim por diante.

1 curtida

Já foi dito que o recurso será suportado pelo Google Chrome para permitir que o envio ocorra também para desktop’s. Neste caso, provavelmente, ocorrerá tal qual o Duo (Em dispositivos Google Home pela casa), você pode enviar para si mesmo e escolher o dispositivo que irá receber.

A Samsung conta com o “Compartilhamento de link” que apesar de depender da internet, é muito simples e intuitivo. Você apenas clica em compartilhar no arquivo desejado e seleciona a opção “Compartilhamento de link”, ele já faz o upload e te entrega o link de compartilhamento sem sair da tela do arquivo, aí é só enviar o link para a pessoa.

O Android já possuía o Android Beam, só que ninguém ligava pra ele. Android Beam - Wikipedia

2 curtidas

Não só isso, mas o NFC sempre foi vítima dos cortes de custos em intermediários e de entrada. Em 2017 eu até tive esperanças de o NFC finalmente se popularizar após o lançamento dos J5 e J7 2017/Pro, mas infelizmente isso não virou tendência e até a própria Samsung desistiu da ideia.

quem recebe o compartilhamento de conteúdo recebe uma notificação para aceitar ou não que seu celular fique disponível para então poder receber o arquivo.

mas isso também tem no AirDrop, se vc não quiser aceitar receber o arquivo ou não :thinking:

O app Files, da google, tem uma opção de “Fast file sharing without internet”.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.