Google enfrenta novo processo por coletar dados em navegação anônima

A pessoa tem que ser muito inocente pra achar que qualquer uma das big techs de fato respeitam a privacidade.

Por exemplo: Tanto Google quanto Facebook tem opções pra deletar conta e histórico nas plataformas. Vocês realmente acham que eles deletam seus dados quando você aciona essa opção? No máximo eles copiam tudo pra um datacenter remoto de armazenamento. Deletar, jamais.

Então é óbvio que com a navegação anônima não seria diferente.

Eu ainda arrisco dizer que só de ter o Chrome instalado no seu computador, mesmo sem usá-lo, você já está tendo dados coletados.

1 curtida

Normal. Primeiro por ser Google e segundo por ser Rastreamento.
Explico… eu já dei uma palestra de privacidade e demonstrei que o Internet Explorer, Safari, Brave, Firefox, Opera, Vivaldi e outros, usam o Modo de navegação Privada (Aba Privada/Private Tab) e não Anônima, que é usado somente pelo Google Chrome.

Além do mais, explico a diferença entre Anônimo e Privado com a seguinte analogia:
Privado = Você no trabalho olhando para o monitor e outra pessoa te vendo de frente. Isto é, ela sabe quem é você, mas não sabe o que está fazendo, pois o monitor está de “costas” para ela. Isto é normal nos navegadores, pois a maioria sabe quem é você, mas garante a privacidade dos seus dados e buscas ao não rastrear e não “querer saber” o que você faz enquanto navega.

Anônimo = Pense que está ouvindo a rádio e não conhece o locutor. Você sabe o que ele está fazendo (pois ele está falando), mas não sabe quem está atrás do rádio que está ouvindo.

Seria legal ter um navegador Anônimo e Privado, assim ele não saberia quem é você e nem o que está fazendo, mas não existe, e o Modo Privado é o que mais se aproxima da promessa de usá-lo, não entregar o que está fazendo à “ninguém”.

Ocorre que, estamos falando de Google e, muito provavelmente, você está logado na sua conta Google no Google Chrome. Ao abrir a Aba Anônima, ele vai continuar sabendo quem é você e agora continua sabendo o que está fazendo.

No Chrome, a Aba Anônima serve só pra não salvar histórico, todo o resto é “fake news”.

Numa explicação bem rasa é isso.

1 curtida

Não se trata nesse caso de achar que a big tech respeita a privacidade ou não. Se trata de a empresa divulgar uma coisa ou um recurso e praticar o extremo inverso nesse recurso. Que é o caso do modo anônimo. É quase como se fosse uma propaganda enganosa.

3 curtidas

Só o final que penso diferente, não seria fake News por não ser notícia, e sim propaganda enganosa

2 curtidas

Aqui é firefox + ublock Oringe + DuckDuckGo e pronto.
Meu telefone pessoal é um pixel 4 com graphene OS (chupa google)
Sistema linux.
email protonmail
e pronto, navegacao no youtube e sem conta google e vpn e com o ublock bloqueando os anuncoos tudo. vai se lascar google

1 curtida

Conseguiu o pixel 4 kkkkk

E como está sendo com o Graphene OS?

Olha é uma proposta bem diferente, usar a questão da filosofia Opensource, privacidade e tal.
esse aparelho peguei nos EUA a um tempo, como sou dev android usava ele para alguns testes de apps e debugs,

e o sistema operacional e a usabilidade?

Tem boa estabilidade, é algo extremamente voltado para privacidade, vc nao tem a Playstore, conta google nada disso, a loja é a f-droid que so tem coisa opensource, tem bons apps la e tal mas nem por isso tem a variedade, ali e um telefone para quem quer privacidade ao extremo, por exemplo não ter coleta de dados pelas bigtechs, etc, ter softwares que foram auditados pela comunidade, etc.

Realmente em meus testes passando o trafego por um proxy transparente nao a coletas ,como no android normal ou no ios

1 curtida

faz tempo que não acesso a loja F-droid, nem sei como esta, mas deve seguir a mesma filosofia de antes.

O bom que não faz coleta de dados, o problema é que precisa do pixel para isso,

Sim, eu sou um grande defensor da filosofia Open Source, bem como da privacidade do usuário, é um absurdo essa coleta massiva de dados do usuário, eu tento usar o maximo de coisas focadas em privacidade

mas em fim muita coisa não da pra abrir mão como o Strava por exemplo embora meus treinamentos la ta tudo fechado, uso um gps garmin e um smartwatch de corrida.

2 curtidas

Opa, só dando um toque:

1a linha: o mecanismo [de] busca do Google

2a linha: As a[c]usações vieram

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.