Google é investigado pelo Cade por exibir trechos de notícias na busca

Originally published at: https://tecnoblog.net/420150/google-e-investigado-pelo-cade-por-exibir-trechos-de-noticias-na-busca/

Após acordos do Google com publishers na Austrália, a ANJ pediu para incluir novas informações em inquérito aberto em 2019

1 curtida

não Manjo nada de TI,mas se não existe o que vou falar,creio que deveria existir:

os sites/blogs quando publicam algo não tem como escolherem o que aparece na busca? acho que o padrão deveria ser o título e a primeira foto, e caso os sites quisessem dar mais informações no post/matéria no buscador, teriam que configurar para aparecer o subtítulo e o primeiro parágrafo.

2 curtidas

Os abutres brasileiros já se aproveitando da lei pró dinheiro fácil da Austrália

3 curtidas

Sim, existe, mas eles querem que o Google continue exibindo. Acho que isso é bom para todos…

sou contra o google com praticamente todas as forças (e usar alguns serviços mais do que gostaria) mas não faz sentido eles reclamarem, já que eles disponibilizam as informações por vontade própria

2 curtidas

eu concordo, caso fosse dono dos jornais iria ficar muito puto por outra empresa está ganhando dinheiro utilizando o meu serviço e não me repassando nada.

O que poderia ser feito por parte dos motores de busca seria deixar a mostra dos trechos desligado por padrão e fazer com que os donos dos sites tenham que ativar essa mostra eles mesmo caso eles queiram.
Atualmente eu acho que o padrão é mostrar um trecho e só não mostra se o site ativamente fala que não pode mostrar. Então daria pra argumentar que o peso maior da responsabilidade por mostrar é do motor de busca e não do site indexado, já que eles se “aproveitam” da inação dos sites indexados.

2 curtidas

Claro que não, inclusive só consigo achar muitas notícias via Google News, se ele acabar ou for limitado, vários sites que leio via Google Notícias (eu só entro neles quando vejo a notícia que me interessa) não serão mais lidos. O próprio Tecnoblog e os Adrenaline da vida conheci via Google News. Sem Google News eu nem estaria aqui pq nunca conheceria o tecnoblog.

1 curtida

meu amigo, o google news não vai deixar de existir, o google só vai ter que pagar para exibir conteúdos. Fazer jornalismo é caro, é um serviço como outro qualquer, portanto, para o google utilizar as matérias tem que pagar.

E daí que é caro? Se cada vez que alguém tivesse que pagar royalties por uma notícia, nem internet existiria

1 curtida

Eu concordo contigo. Como eu estou com uma tendência liberalista no momento, apoio que sejam os veículos de notícias que optem por remover ou não o seu site do Google.

Porém cairíamos naquela: se você, dono de um site de notícias qualquer, remove esse trecho das notícias das busca do Google, vai perder espaço para vários outros sites que continuam mostrando e ganhando popularidade.

Se copiarem a lei da Austrália isto não vai ser possível, não pode mostrar nem o link da notícia sem pagar. Ou paga para todos ou fecha o serviço no país.

Tem, pode-se definir se vai ou não ter o conteúdo indexado. Caso permitido, pode-se definir título e descrição, opcionalmente também definindo uma thumbnail e outras informações (sem garantia dessas aparecer).

Entretanto, com sua permissão de indexação o Google também pode extrair textos diretamente do seu site exibi-los nas buscas, em troca ele lhe garante uma posição privilegiada no topo ou lateral dos resultados.

Você autorizou concordou em indexar o conteúdo, e deve saber que isso também abre oportunidade pro Google fazer a extração dos trechos direto nos resultados, que ainda lhe garante divulgação privilegiada nos resultados.

Se não concorda com esses termos, basta aplicar noindex em seu conteúdo e nenhum buscador irá lhe indexar. Obviamente isso irá matar seu tráfego orgânico, algo que os jornais não só não querem perder como ainda querem lucrar em cima de quem enviou tais acessos.

Como já expliquei em outra resposta no início deste tópico, não controlamos quais trechos o Google extrai de nossos conteúdos, somente damos para ele a permissão ou não de indexar nossa página nos resultados, com a consequência dele poder fazer essa extração caso permitido.

Mas acredito que uma alternativa para os buscadores não terem que pagar pelo conteúdo das notícias seja mesmo implementar uma nova tag que avise aos bots se pode ou não fazer essa extração dos conteúdos das páginas.

Entretanto, reforçando novamente, o Google/similares não “rouba seu conteúdo” já que a troca pelo extração é a posição privilegiada do seu site nos resultados de busca, o que gera mais tráfego orgânico sem custos para o projeto.

O Google já desativou a sessão News na Espanha quando uma lei parecida foi aprovada por lá. Se todos os países forem seguir a Australia, duvido muito que a gigante das buscas não opte novamente por esta solução simples e barata.

E de fato, também conheci muitos portais e blogs menores através da aba News, além disso, é um ótimo canal para gerar tráfego gratuito para projetos web.

Os jornais preferem recorrer ao Estado ao invés de criarem meios de se reinventar online e continuarem sustentáveis.

Não é preciso tentar lucrar em cima dos buscadores, mas sim usa-los como ponte para poder receber acessos e vender publicidade ou assinaturas para mais usuários.

Minha visão como dono de blogs na internet

Trabalho na internet desde os 13 anos de idade quando criei meu primeiro blog, e desde aquela época venho estudando SEO afim de extrair o máximo de resultados dos buscadores da internet.

Exigir dos mecanismos de busca e redes sociais pagamento para divulgar os conteúdos produzidos na minha visão é um tiro no pé. Afinal, somente os gigantes da mídia é que serão remunerados, enquanto todos os demais serão banidos, criando um enorme “monopólio” nas buscas.

Além de reduzir a concorrência, tais medidas também afetariam até mesmo aqueles que propuseram tal lei, já que Google, Facebook e similares provavelmente fechariam acordos com limitações de compartilhamentos ou redução de alcance, já que eles tão pagando para mostrar algo de graça.

Como apoiador do livre mercado, cada empresa decide como seu produto funciona, quem não concorda pode sair. Mas não é justo você querer o melhor dos 2 mundos, ser pago e ainda ganhar divulgação de graça na internet.

2 curtidas

Eu acho que a tag nosnippet do Google faz isso. Imagino que outros motores de busca tenham algo similar.
Mas a minha sugestão é que não mostrar um trecho seja o comportamento padrão, não o contrário.

Ao fazer isso vai acabar perdendo relevância, já que aquele trecho ajuda a fornecer contexto sobre o que se procura.

O que entendi disso tudo, é que querem ser remunerados por isso. O que não faz sentido, o Google não está se aproveitando do conteúdo. É uma relação de troca, eles tem o conteúdo e a base de usuários do buscador tem interesse em tal busca, o que o Google faz é entregar a melhor resposta, com o menor esforço.

1 curtida

De fato, realmente essa tag impede a extração, mas não é ativada por padrão. Talvez sua sugestão realmente seja seguida pelos buscadores afim conter essas leis.

Entretanto, reforçando minha visão, adicionar tal restrição só irá fazer você perder destaque gratuito nos resultados de busca. É um tiro no pé.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.