Google Docs ganha recurso de imagens que já existia no Word 97

O principal trunfo do Office é o Excel.
Não parece ser muito difícil criar um editor de texto competente que consiga substituir o Word, também não é muito difícil achar uma ferramenta de apresentação melhor, existem vários melhores que o Power Point, até a Microsoft criou o Sway que é uma ferramenta bem mais completa para apresentações, embora eu nunca tenha visto alguém usando.
Mas quando se trata de planilhas, o Excel é muito completo. Infelizmente alguns arquivos criados no Excel não funcionam bem em outros softwares de planilhas.
Além disso, um problema que enfrento no Excel é de quando um usuário usa o Excel em português e o outro em inglês, as vezes dá problema.
Mas depois que descobri o poder das macros, não largo o Excel por nada.

2 curtidas

O PowerPoint é o patinho feio do Office. A MS não dá a mesma bola q dá pra Word e Excel. O Keynote, da Apple, é bem melhor.

Quanto ao Excel, concordo plenamente - difícil superá-lo. E se for pra análise de coisas mais complexas e maiores, vc já passa pra análise de dados via programação, que é mais efetivo, então não competem entre si.

Em relação ao Word, ele ainda é muito mais avançado que o Google Docs. Até me admira esse tipo de recurso só ter chegado ao Docs agora.

Pra coisas simples, tipo um ofício, um trabalho de escola, serve muito bem.
Mas pra relatórios complexos, técnicos, científicos, o Word ainda é a melhor solução. O Docs nem legenda de imagens tem, por exemplo, recurso básico do básico e vc acaba dependendo de complementos q nem sempre funcionam. Referências cruzadas idem…

Nem vou citar o LibreOffice, pq acho o desenvolvimento dele muito lento atualmente. Mas o usei profissionalmente por 7 anos, entre 2004 e 2011 e me atendia plenamente.

5 curtidas

Uma coisa que ainda é imbatível no Word, para mim, é a edição de documentos nas normas da ABNT. Volta e meia encarava algum problema de formatação no Google Docs, especialmente em relação ao espaçamento entre parágrafos, por exemplo. De resto, pelo menos para o meu uso, acho que os dois são bem próximos.

2 curtidas

E curiosamente a primeira tentativa da Microsoft de entrar nas planilhas, com o Multiplan, em 1982, falhou. Só com o Excel 1 pra mac em 1985 é que realmente conseguiu desbancar o Lotus 123.

2 curtidas

E o pior é que uma aba do Google Sheets ou do Google Docs é mais carregada na memória do que o Word ou o Excel abertas com a mesma planilha ou doc.

1 curtida

Nessa época eu nem era nascido, kkkkk
Só comecei a usar recursos avançados do Excel em 2016, antes disso eu nem sabia o que era macro, vlookup ou tabela dinâmica.

Eu gosto do PowerPoint. As vezes, quando quero fazer uma edição simples de imagem, sem precisar de Paint ou Photoshop, consigo fazer tranquilamente, além do WordArt e também das animações. Nas apresentações do colégio, eu sempre arrasava nisso. As vezes eu também uso como um editor de vídeo (tem uma opçãozinha pra exportar como mp4)

Já vi planilha quebrar só de trocar a versão do Excel, difícil querer que tudo funcione com os outros softwares quando se tem de lidar com engenharia reversa muitas vezes. Ainda vai levar um bocado de anos pras versões online/navegador entregarem uma experiência parecida com as nativas.

Agora sim a equipe do WordPad tá preocupada.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.