Google dará 5 anos de atualizações de segurança para Android no Pixel 6

Efim o Google entendeu que 3 anos é extremamente insuficiente, visto que muitos usam o aparelho além desse período, ou até o compram novo meses pós lançamento. Tirei da caixa um Pixel 3XL um ano depois do lançamento, e o uso até hoje. Está em perfeitas condições, mas já recebendo o Android 12, vai ter seu suporte encerrado em dezembro.

1 curtida

Os 5 anos é graças ao chipset da Google.
Agora que ela controla os drivers de cada parte do smartphone, a facilidade de atualizar é mais fácil.

8 curtidas

Espero que essa atitude faça a Motorola rever seu calendário de atualizações.

1 curtida

Fico me perguntando porque o Android AINDA não tem um sistema como o Windows normal? Um sistema de drivers decente e não sendo tudo empacotado duma só vez. Digo, prepara o Android básico com drivers básicos pra todos os dispositivos, cada empresa adiciona seu pacote de modificação e quando iniciar o device pela primeira vez, ele instala/atualiza os drivers… sei lá. Acho que daria uma vida maior pros hardwares. Armazenamento não é tão escasso atualmente.

1 curtida

Se o povo continua comprando os celulares com essa política de atualizações terrível, pra que eles vão melhorá-la?

Sim, a Qualcomm já vem a tempos sendo criticada por não fornecer drivers de atualização a novas versão do Android.

2 curtidas

Então, provavelmente, vão atualizar o SO por 4 anos. :pray:

E de sistema?

Se o Google fizer da linha Pixel um exemplo, não só ele vai se concretizar no setor de hardware mobile, como vai puxar junto todas as demais fabricantes que usam seu SO, melhorando o cenário para todos.

Se eles investirem em atualizações, o público geral pode mudar radicalmente a percepção que Android fica obsoleto mais rápido, e até pode usar isso para cutucar a sua rival Apple.

O Google vem se esforçando para tornar algo assim uma realidade, por isso lançou os projetos Treble e Mainline, mas creio que a gigantesca quantidade de dispositivos distintos com Android seja o maior empecilho para um sistema global de atualizações se concretizar.

Também existe a questão que muitas empresas não priorizam a atualizações dos dispositivos, então a culpa não é 100% do SO e da gigante das buscas, as vezes falta vontade mesmo.

1 curtida

Sim, o Treble é legal e tal, mas… era para funcionar desde o Android 8. Meu Redmi 7 já não é compatível e ele roda o 10.

Minha idéia se difere um pouco do mainstream. A idéia aqui seria mandar a imagem do update do sistema por uma loja centralizada tipo o Google Play mesmo. Não apenas os patches.

O Google/LineageOS/etc criaria uma imagem padrão (como o AOSP) que instalaria em qualquer coisa e os componententes básicos (como Wi-Fi, modem, GPU e processador) passariam à obrigatóriamente serem compatíveis com set de drivers básicos. (tipo os drivers do Windows e Linux. Quase qualquer placa de vídeo deve dar sinal de vida se tu espetar no computador sem o driver correto.)

Dai bastaria as empresas dos hardwares (não quem montou os celulares) criarem os drivers especificos para seus dispositivos e disponibilizarem. Tipo um Windows Update da vida.

Independentemente do dispositivo, teria a mesma imagem e sempre seria compatível, depois de conectado à internet… baixaria os drivers e pronto. Mas sei lá… seria muito querer um sistema que funcionasse e atrasasse a óbvia obsolência programada nesse setor.

1 curtida

Certamente seria uma idéia bacana, mas volta naquilo que eu disse, diferente de um Windows e Linux que rodam em PCs cuja a grande maioria das peças são de poucas fabricantes, no Android só em um único projeto tem diversas empresas distintas juntas com seus componentes.

Ou seja, eu creio que para isso dar certo, teria que formar uma super coalização para que todo mundo criasse uma base universal, o que além de super complexo, também é bem pouco provável pela rivalidade.

O Treble não é opcional, se o smartphone saiu de fábrica com o Android 8 ou mais recente e tem os serviços do Google, ele suporta o Treble. Se você instalar uma GSI, teoricamente vai funcionar, mas tem que ter o bootloader desbloqueado pra isso.

Algumas custom ROMs como o Lineage OS tem versões GSI disponíveis, mas não são oficiais. A Google também costuma liberar GSIs do Android “puro”, sem nenhuma customização, no site para desenvolvedores…

1 curtida

Sim, sim, mas não tudo. Falta seamless upgrades e partições dinamicas.

Você ainda pode instalar GSIs mesmo sem esses dois recursos, por isso são opcionais.

Opa, essa não sabia. Perde alguma coisa instalando imagens genéricas? Tipo os dados?

Sim, tem que formatar a partição /data, então perde tudo (se o aparelho suportar partições dinâmicas tem uma gambiarra que evita isso, mas não cheguei a testar) e alguns recursos do smartphone podem não funcionar se a versão do kernel que veio nele for muito antiga em comparação com a GSI que você for instalar…

Ah, então deixa quieto que eu só tenho esse celular por enquanto. hahaha
Mas no futuro eu testo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.