Google cria ferramenta para mostrar onde haverá enchentes no Brasil

1 curtida

Audaciosos ou completamente sem noção? Eles não precisam antes conseguir prever o tempo com certa precisão para tentar um passo desses? (como precisão entenda…maior que um chute 50/50, que é o acerto do google em Porto Alegre)

São boas questões

É legal ver novidades sendo pensadas para o Brasil. Como dono “serial” de smartphones Pixel (1, 3, 5 e 7 Pro - nenhum lançado oficialmente aqui), sempre lembro dos recursos que ficam restritos aos Estados Unidos.

“Petrópolis” é o nome da cidade afetada no início de 2022

Moro numa região que é constantemente atingida por inundações e enchentes, às margens de um rio. Por aqui a defesa civil dos municípios do vale trabalha em conjunto num sistema de monitoramento do nível do rio, níveis de chuva, abertura de comportas de barragens, nível dos reservatórios…

Definitivamente não é um sistema perfeito. Mas com os limitados recursos estaduais e municipais, esse sistema é relativamente efetivo. Hoje temos um bom mapeamento das áreas de maior risco e cotas de enchente, onde você pode consultar no site da prefeitura com quantos metros de nível de rio a sua rua pode ser alagada.

Esse sistema alerta, dependendo da situação com mais ou menos tempo, antecipadamente as regiões que podem ser afetadas de acordo com esses indicadores que mencionei acima.

Já salvou muitas vidas, tenho certeza. Então acho que é bem vinda essa iniciativa da Google. Pois se investirmos ainda mais recursos, e agora IA, talvez esses sistemas possam contribuir de alguma maneira para previsões ainda mais corretas e mais adiantadas.

3 curtidas

A água demora para escorrer de uma região para a outra, se eles tiverem acesso a medidores do nivel dos rios, da para criar um sistema de previsão do quanto vai subir a agua nas regiões abaixo, se tiverem dados historicos precisos, da para a IA modelar isso rapidamente, se não, vão precisar de alguns anos de coleta de dados.

Chuva é bem mais dificil de modelar o padrão dela, muitas variáveis para interferir.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.