Há uns dois anos que celulares básicos com Android vem com 128 GB de armazenamento.
Hoje em dia, 256 GB seria o mínimo para celulares intermediários e top de linha.
Acho que 512 GB seria o ideal.
Ainda acho 512 GB bastante, mais do que o suficiente (meu notebook tem um SSD de 512 GB e não uso ele todo). Não considero 256 GB o mínimo, estaria mais para um “razoável”, que atente a maioria das pessoas. 128 GB na minha opinião que é o mínimo para um uso normal – a maioria das pessoas que conheço tem 128 GB, inclusive eu, que consigo usar com algum conforto, ainda que tendo que prestar atenção se estou enchendo o celular ou não.
Quando meus pais começaram a usar smartphone, a maior queixa deles era falta de memória. Começaram com 8gb, foram para 32gb, mas desde que passaram a usar smartphones com 128gb eles nunca mais reclamaram de falta de memória.
Meu pai tem um Galaxy M51 desde 2020 e ele não tem do que reclamar, pois a bateria de 7000mAh ainda aguenta um dia inteiro com bastante folga.
Se for pra ficar MUITO tempo com celular e se vc filma bastante até concordo. Mas pro afegão médio q só tira foto 256 é mais que suficiente.
Deveria era obrigar a pelo menos 75% do espaço livre para o usuário e não cheio de porcarias pré instaladas, ou então obrigar que venham com 64gb, ai sim teria espaço para encher de porcarias sem atrapalhar o usuário.
Tem celular muito pior que um Galaxy A06 (o mais básico da linha atual da Samsung) à venda ainda, e é esse o alvo dessa política, coisas que provavelmente vem com SoCs velhos e pouca RAM também, rodando Android Go.
Mas pra ser justo, até o Android mais barato que eu vi no site da Multilaser tem 32 GB…
Achei que o próprio mercado já tinha barrado dispositivos com 16GB, pelo menos em smartphones. Faz uns bons anos que o padrão é pelo menos uns 128GB, com exceção daqueles mini consoles portáteis da China, mas a maioria deles nem vem com a Play Store embarcada.
Pera, isso ainda existe? Jurava que o Go já tinha ido pro Cemitério do Google faz tempo.
Parece que não, porque a HMD (ex-Nokia) tá lançando smartphones lá fora ainda com o Android Go (o 14 ainda, mas é o Go)
Em aparelhos minimamente decentes, sim. Mas ainda tem uma faixa de mercado (que eu apelido de “raspa de tacho”) com especificações tenebrosas. Tipo o TCL/Alcatel 5033, vendido por vários anos com vários nomes, e só mudavam a versão do Android.
Ele tem um MT6739, 1 GB de RAM e 8 ou 16 GB de memória interna.
Felizmente agora saiu de linha, já que não atende mais os requisitos (por causa da RAM).
256Gb tem funcionado pra mim.
128Gb tb, mas já começa a me fazer ficar gerenciando app que realmente eu vá usar.
Tem apps q uso esporadicamente, mas não dá pra desinstalar, tipo o app do plano de saúde.
Aí tem o app da concessionária de luz, da de telefone, da de gás…qd vc percebe, está cheio de apps q precisa ter e usa bem pouco.
Finalmente??
Apps que nem precisavam existir, poderia tudo ser resolvido pelo navegador mesmo.
Poder quase tudo pode, mas ou é site mal otimizado pra celular, ou interface que não é direto ao ponto. Na verdade prefiro até um app real do que essas interfaces webapp tipo Bradesco.
Caraca isso tinha que ser uma medida de pelo menos uns 5 anos atrás, hoje já deveria ser 128Gb o mínimo aceitável.
Armazenamento tem um custo quase irrelevante, economizam nisso pra já vender um aparelho com data de validade.
Mas é justamente esse problema de site mal otimizado, gastam pra desenvolver um app desnecessario mas não gastam pra fazer um site que funcione no celular.
jurava que o app da CPFL era basicamente webview
É que nem gerenciador de e-mail com servidor POP.
Vc até pode ainda usar um Outlook ou Thunderbird da vida mas além de usar IMAP, pelo menos pra mim, se tornou muito mais simples usar a versão no navegador mesmo (apesar de algumas ressalvas), ao menos em uso pessoal (corporativo já prefiro a integração de um Outlook mesmo).
Era o que deveria acontecer com apps de operadoras, concessionárias, etc. Mas tá aí esses sites e interfaces mal feitas, como se estivéssemos ainda nos anos 90…Aí acaba sendo “melhor” ainda usar o app, que tb tem seus defeitos já que é 1 pra trocentos modelos de aparelhos Android.