Google cogita cobrar de usuários por buscas com IA

2 curtidas

Se a Apple confirmar o Gemini como IA Generativa nos iPhones, e o Google chegar metendo o louco, vai ser tenso kkkkk ou melhor, tenso pra quem vai usar e precisar pagar. O timing não poderia ser o mais oportuno.

3 curtidas

IA consome MUITO recurso. Dia desses no X (ex-twitter) li algo a respeito do lado do Copilot da MS no Github. Dizem que pra cada US$ 10 que os usuários pagam pra usar o serviço, a MS tem que desembolsar coisa de US$ 20 pra cobrir o custo real.

IA pra mim é uma bolha. E vai estourar logo. As empresas não vão arcar com os custos para sempre. Aliás: IA nada mais é que um robô que se alimenta de informação e cospe algo que ele já tenha armazenado. Ele não cria nada inédito de fato.

Em tempo e sobre consumo de recursos: tem vídeos de IAs rodando localmente. Sujeito baixa uma IA aberta e roda. Computadores com configurações top do top de linha (CPU parruda + placa de vídeo idem) vão a 100% de uso por alguns segundos pra processar requisições simples de texto. Coisas mais complexas às vezes costumam levar minutos. Agora multiplique isso pelos milhões de requisições diárias que ocorrem e se tem a ideia de quanto é custoso.

6 curtidas

Seria vantajosa uma busca no Google sem anúncios paga.
IA consome muitos recursos e é cara. Assinar para ter acesso à IA generativa pode ser bom para quem tem $$$ e precisa da IA com frequência.

1 curtida

Imagina só usar o algoritmo que funciona e ainda não precisar pagar. win-win.

Ai vai da empresa. Muita empresa já tá fazendo seus próprios ASICs/SoCs/NPUs/etc pra isso. Microsoft é uma delas, é só questão de tempo de eles conseguirem implementar algo mais eficiente.

2 curtidas