Google Cloud ou AWS, qual é o melhor?

A Globo migrou para o Google Cloud. Mas entre os dois, qual é o melhor, Google ou AWS?

1 curtida

As duas tem infras excelentes, mas imaginei que como a Disney e Netflix (que são as maiores empresas de Streaming de Conteúdos do mundo), o grupo Globo fosse seguir o mesmo caminho.

6 curtidas

Bom, a resposta é: depende.

As 3 maiores nuvens públicas são excelentes (Azure, AWS e GCC), o que vai tornar uma melhor que a outra são os serviços que você necessita extrair delas.

Particularmente, não escolho nenhuma das duas. Fico com o Azure

2 curtidas

Talvez Google Cloud não seja o melhor, mas foi o que ofereceu o melhor contrato com a Globo.

Não existe “melhor ou pior”, existe o que se adequa à sua necessidade.

3 curtidas

Hoje em dia os três serviços de cloud (AWS, GCP, Azure) são equivalentes em termos de serviços oferecidos (talvez alguma exceção). Vai mais de afinidade por vendor ou quem cobra menos.

Sobre a escolha da Globo, apesar de não ser dito, é provavelmente pois o Google ofereceu preços menores que o tabelado, o que é comum em acordos com empresas grandes.

4 curtidas

Hoje as 3 maiores plataformas de Cloud (Google Cloud, AWS e Azure) são equivalentes em recursos, vai da necessidade de cada usuário e plataforma.

Eu creio que a escolha da tvglobo, seja pela melhor integração que o seu serviço de streaming Globoplay terá com o AndroidTV frente as principais concorrentes (como a convergência da tv aberta pro streaming, que eles mesmo já disseram ser um dos focos).

Netflix e Disney+ fazem streaming no mundo inteiro. Globoplay faz o streaming no mundo inteiro ou limita para o Brasil ?
Se limitar para o Brasil, então precisa ver quem oferece a melhor infra-estrutura no Brasil (ignorando o resto do mundo).

Em sequência, avalie o preço. Para gatos-pingados como nós, é preço fixo sem negociação, mas para empresas do porte da Globo, aí é possível negociar os valores (exemplo: remover a parte do e-mail e focar em CDN para distribuir o conteúdo).

E talvez (isso é um chute meu), a Globo já utiliza alguns produtos da Google a alguns anos (gsuite?) e para “diminuir a complexidade de administração”, resolveram ficar nos serviços da Google.

A Globoplay existe em alguns mercados fora do Brasil, como os EUA. Porém o catálogo da Globoplay fora do Brasil é praticamente limitado ao que é produzido pela TV Globo e a emissora internacional do Grupo Globo.

Sim, o contrato visa compartilhar tecnologias. Ambas empresas irão crescer muito com essa parceria de 7 anos.

E olha, não sei se já tá valendo, mas a Globoplay parece estar muito boa.

Assisti ao documentário A Corrida das Vacinas e a imagem tava perfeita e sem travamentos. Nem parecia Globoplay, já que quando eu testei alguns meses atrás, sofri pra assistir algo.

Será q com essa parceria com o Google venha o 4K tbm?

Sim, o Globoplay é perfeito quando se trata do catálogo, os originais e etc… A questão não é imagem, até pq a imagem também é perfeita como qualquer outro streaming, o problema mesmo são os travamentos que muita gente reclama. A lentidão do App na TV, o algoritmo, etc… Por isso que agora eles se juntaram com o Google pra eles darem um jeito no app e na demanda de usuários, pq o Globoplay tá crescendo pra caralho, pelo menos aqui no Brasil o número de assinantes já ultrapassou os da Netflix desde o ano passado, e com a chegada do BBB, esse número triplicou

1 curtida

AWS e Azure são as melhores atualmente, seguida da Google e bem mais atrás pela Oracle.

Para a Globo o melhor é o que ela pode pagar e o que funciona bem! O Google possui mini-servidores (não lembro o nome específico) dentro da maioria dos provedores de internet, o que permite que todo mundo assista streaming sem que o sinal precise ir até então para o único mainframe da Globo em SP e voltar

CDN = content delivery network ?
Netflix, Google, tem isso de monte. Mas não é qualquer provedor que consegue, precisa ter requisitos mínimos.

1 curtida

Em se tratando do porte da Globo imagino a batalha que os provedores travaram pra conseguir essa conta. O custo-benefício oferecido pelo Google deve ter sido imbatível pros outros players.

Estou passando por algo similar onde trabalho, e olha que nossa conta nem é tão grande assim, mas a briga ta forte pra ver quem dá mais créditos, preços diferenciados dos de tabela, suporte premium e etc.

Mas tem CDN nos principais (se não todos) PTT do Brasil, e hoje qualquer provedor mais ou menos tem conexão com pelo menos 1 PTT, ai o servidor não tá dentro do provedor, mas mesmo assim tá bem mais perto e barato do que acessar os de São Paulo.

Não é bem assim que a banda toca.
Primeiro o provedor precisa fazer acordo de troca de tráfego com o PTT. Será tráfego unilateral ou bilateral ? Qual a velocidade mínima e máxima ? Quantos MB/GB/TB/PB poderá passar por dia nesse ponto ? Como será o roteamento ? Qual será o valor pago caso tenha excesso ? E por aí vai.
Repita o passo depois, para a comunicação entre provedores (ainda que eles estejam usando o mesmo PTT).
Depois o(s) provedor(es) ou PTT precisa fazer a requisição ao serviço desejado, para obter um servidor que possa atuar como CDN. Comunicação sempre no idioma da matriz do serviço (geralmente inglês dos EUA), precisa atender regras de uso/fornecimento, precisa ter um tráfego mínimo para o serviço (sem e com CDN). Desrespeite 1 regrinha e toma um ban eterno (fora processo em cima).

Aliás, alguém sabe se a Globo fornece caixas de CDN para os provedores ?

Pelos nomes dos cerca de 200 participantes do PTT de Porto Alegre, não deve ser difícil de se conectar ali, um monte de empresa pequena, que atendem 2 ou 3 cidades.