Google Classroom e WhatsApp são usados por escolas de todo o Brasil

Originally published at: Google Classroom e WhatsApp são usados por escolas de todo o Brasil – Brasil – Tecnoblog

Escolas adotam Google Classroom (Sala de Aula), WhatsApp e YouTube como ferramentas de ensino em quarentena do coronavírus

Estou odiando o uso do WhatsApp.

A maioria dos meus professores da faculdade adotaram ele e acho horrível. Minhas conversas viraram uma confusão. Cheio de grupos de faculdades e grupos pessoais. Não gostei kkk

3 curtidas

A transição para atividades a distância está sendo apressada, desorganizada e inconsequente. Achei que teríamos uma articulação a nível federal para definir como isso seria realizado mas, aparentemente, cada um está adotando as ferramentas que aparecem primeiro (como sempre foi, convenhamos).

Essa pandemia vai ficar marcada como o período em que as empresas de Big Tech se entranharam pra valer na sociedade. É triste ver que não há discussões sobre a soberania dos dados, sobre os riscos de um monopólio privado e estrangeiro nas nossas ferramentas de aprendizado ou até mesmo sobre o próprio bem-estar das partes envolvidas - a adoção do WhatsApp é a epítome da quebra de barreiras entre o pessoal e o profissional.

Pode estar sendo barato fazer uma migração massiva sem ter de se preocupar com plataformas e servidores, mas, como todo bom investimento, o retorno só vem depois. Não para nós, claro, mas para a Alphabet e afins: as pessoas se familiarizam com seus serviços cada vez mais cedo e, a medida que o tempo passa, fica mais difícil fazer uma migração até mesmo quando medidas anti-usuário são plantadas nos termos de uso.

4 curtidas

nao temos saida!

Vou me ater na esfera Brasil. Tudo isso que estamos vendo é resultado de um péssimo investimento em educação. E eu não estou falando de falta de verba, porque ela existe, mas não chega no destinatário.

Quando eu falo em investimento em educação, quero dizer não somente no tocante aos professores, mas também na infraestrutura, que é inexistente.

Cada escola lida com tecnologia do seu jeito, não há um padrão nacional. A começar que muitas escolas se quer tem infraestutura pra receber alunos, que dirá estarem inseridas digitalmente em uma plataforma nacional, interligada.

Era para o ministério da educação em parceria com o ministério de ciências e tecnologia estarem trabalhando junto, era. Porém não se resolve um problema como esse em tão pouco tempo. Não tem como parar o barco, descer todo mundo e mandar subir novamente. Essas escolas, muitas precárias, viram o WhatsApp, que é o comunicador mainstream, a maneira mais rápida/acessível de se comunicar com seus alunos.

Infelizmente não vai ser nessa pandemia que vamos ter a solução pra esse problema, e para muitos outros com raizes semelhantes.

Em um mundo ideal, todas as escolas do Brasil teriam infraestrutura de ponta, estariam interligadas por um sistema único (porém particionado), que pudesse atender e suprir as demandas internas. O aluno entraria com sua credencial, faria sua lição de casa, acompanharia aulas EAD, caso necessário e poderia tirar dúvidas com os professores, tudo dentro dessa plataforma.

Muitas escolas particulares dispõem de canais nesse molde. Na minha época era um site, que entrava cm a credencial e por lá eu realizava as tarefas que foram passadas, tirava dúvidas e o professor acompanhava o progresso. A mecânica não é de outro mundo. Porém é o mesmo blá blá blá de sempre: descaso com o dinheiro público, má administração, corrupção. E a gente paga essa conta todo dia, em todas as áreas.

Típico modo de deixar o povo mais ignorante ainda, já não basta as pautas que devem seguir deixada de herança de gestões passadas, eu acho tosco este método exemplo para crianças na pré escola, aonde são impacientes para tais atividades, agora me decidir vou mudar para um país aonde temos homescolling já que o Brasil não dá suporte e se depender das crias de governos passados nem teremos isto, agora você entende porque tem influences tipo que dizem imposto é bom nos videogames mais mora fora, tem pessoal da maçã lacrando e morando em Portugal e por aí vai.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.