Google: Chrome e Android serão destruídos se forem separados de nós

Tem outra medida simples que poderia ser adotada para impedir o monopólio do Google, sem eles terem que abrir mão do Android: permitir que empresas utilizem “forks” baseados no AOSP, sem punições por parte do Google [hj, se uma empresa escolher usar o FireOS em um tablet, ela pode perder a licença do Android (c/Google Play Services), pois viola termos de uso do Google]!!!
Sem essa restrição, já seria talvez viável surgirem dispositivos das grandes fabricantes do mercado, baseados em “forks” do AOSP, como o FireOS ou o AliOS (da Alibaba)!!!
E pra quem acha que essa restrição do Google é de hoje, tem notícias beeeem antigas sobre!!

11 Likes

Rapaz, faz tempo que não vejo informação boa… Android e Chrome sendo destruídos!?

11 Likes

Nessa eu tenho que concordar com o Google. Tira o Android das mãos se sua criadora não faz sentido, assim como não faria tirar o Windows da Microsoft. Sobre o buscador ela também está correta, o Google é realmente a melhor ferramenta de buscas. Já tentei usar outras mas são bem inferiores. O que ainda chega próximo seria o bing. O Google poderia apenas deixar de ser tão agressivo ao impor seus produtos. Ninguém vai deixar de usar Chrome ou Google que já estão devidamente estabelecidos no mercado.

4 Likes

O Google mantém mais pessoas seguras online do que qualquer outra empresa no mundo.

Ahh tá, a mesma empresa que coloca propagandas de golpes até em vídeo no YouTube, acaba servindo de financiamento para portais de notícias falsas, além dos vírus espalhados pela plataforma de propagandas deles falando isso. O Google Safe browsing é o mesmo que nada, o Google DNS não filtra nada, qualquer programa no PC pode instalar extensões no Chrome sem nenhum esforço. A empresa ela torna a internet segura diz ela.

11 Likes

E muitas dessas propagandas, Pepê, tem vírus que fazem o usuário que está acessando sites como SkyscraperCity e Terra redirecionar para uma página estranha de aviso de vírus ou para uma página em branco.

4 Likes

Tudo teatro…enquanto você lia isso o Google senta na mesa com a Samsung pra levar o Gemini para os dispositivos da Coreana…

2 Likes

Android pode ser gerido por uma associação de empresas(uma fundação)
Todas que já usam ele em seus aparelhos! Simples assim!

O chrome pode ser gerido por uma fundação!

O linux é gerido por uma fundação e esta super bem!
Muitos grandes projetos são geridos por fundações!

3 Likes

Não to gostando nada disso!

Não quero ter que comprar denovo os apps que já comprei na play store do meu dispositivo samaumg, aí serei OBRIGADO a ficar preso na Samsung pois caso queira mudar de fabricante terei que recomprar tudo no “sistema operacional alternativo dela?”

Ou pior ainda, aumentar ainda mais a ocorrência de “este aplicativo não é compatível com seu dispositivo”

Já basta o que acontecei com a Hawaey

Eu quero saber é onde que os usuários estão ganhando nessa □□□□□

Eu fico imaginando o seguinte: Se tem tanta discussão nos EUA por conta de monopólio, porque eles não se metem com empresas como Coca Cola? Ou a própria Apple, que faz parte do processo contra a Google? E Meta?

Essas três empresas são exemplos claros de monopólio forçado. A coca cola compra todas as marcas de redrigerantes que ameaçam a popularidade da marca, a Apple tem um sistema fechado que restringe e impede a integração com outros sistemas e a Meta é a Coca Cola da internet.

Quem lembra da Meta comprando o WhatsApp por conta da popularidade do aplicativo que superou o Messenger?

Enfim, o fato é que nada me tira da cabeça que empresas como Microsoft, Meta e Apple possuem interesse claros nesse processo não pra melhorarem o mercado, mas pra conseguirem lucro fácil.

O que lógico, estamos vendo que essas empresas não possuem capacidade e vontade de gerir qualquer tipo de sistema de qualidade.

Windows Phone e Metaverso tão ai de prova.

Se esse processo for pra frente e a Google perder, adeus Android e google. com.

O quanto esses sistemas vão ficar horríveis nao é brincadeira.

3 Likes

Realmente, imagina como seria bom 100 tipos de sistemas operacionais diferentes.

Ou então imagina que delícia se com a perda dos navegadores, a Google decide fechar o Android e tornar ele um OS exclusivo igual a Apple faz com o IOS.

Nossa, como seria gostoso os preços de todos os aparelhos do mundo disparando por conta dos custos de manutenção desses novos sistema.

Tem gente que realmente não sabe a sorte que tem.

2 Likes

Não foi o Google que criou o Android, só avisando.

4 Likes

E o Play Protect, toda vez que tento instalar um APK no celular do trabalho, só serve pra restringir instalar apps fora da Play Store, ou seja, em vez de proteger, só serve pra forçar o “cercadinho” kkkkk

Não sei se daria certo com o Android, mas no caso do Chrome, acho uma boa ideia msm, basta criar uma “Aliança Chromium”, com base nas empresas que usa o Chromium como motor dos seus navegadores (como as principais, a própria Google, a Microsoft, a Opera, a Brave, a Vivaldi, Amazon, etc)!

Sobre a Coca-Cola, lembro sempre do caso do Guaraná Jesus, que vende mais no norte do país que a Coca-Cola, aí a Coca comprou, pra evitar a expansão da marca pro resto do país hahaha

Sobre a Apple, não acho que nesse caso, se aplique um monopólio, pq sim, ela tem monopólio sobre seu sistema, mas não sobre um mercado, diferente da Meta [que tem o controle de quase todas as grandes redes sociais, exceto X e Tiktok (por enquanto, ainda não sabemos quem vai comprar a operação nos EUA)], do Google com o motor de buscas e Chrome, e da Microsoft!!

Falando sobre a Microsoft, se o Google tem que abrir mão do Android e Chrome por monopólio de mercado, quando a Microsoft vai abrir mão da suíte Microsoft Office, já que eles dominam com larga folga o mercado (LibreOffice e iWork até tentam, mas não conseguem bater de frente)!!

Olha que gosto muito dos dispositivos Pixel, dá ideia não kkkkkkkkkkkkkkkk

1 Like

Tecnicamente isso já existe.
O problema é que ia virar muito “design por comitê”.

Mas tem uma liderança forte no Linus Torvalds. Enquanto isso, um monte de projetos da Apache Foundation estão no limbo (oi OpenOffice).

2 Likes

Isso tá soando mesmo como uma perseguição ao Google!

Se for pra fazer valer a lei então tem que valer pra todos está sendo feita pra todos? Não apenas para umas partes

Se não tiver jeito seria interessante o google mudar de sede para assim não precisar mais ficar num país hipócrita…

Epic games processou google e apple pelos mesmos motivos e… somente o google perdeu o processo

Muito bem lembrados esses pontos que você trouxe

Basta você desativar ele nas configurações da play store, enquanto tiver como desativar e forçar a instalação mesmo assim então não tem cercadinho real mas sim uma miragem, enquanto isso no IOS vocês nem mesmo pode instalar de fora

Outra coisa segundo o google isso daí é para impedir que pessoas leigas acabem instalando apps maliciosos sem saber, não irei entrar no mérito de se esse argumento está ou não reto pois o principal ainda permanece, você ainda pode instalar o app de fora que desejar!

E ainda que um dia o play protect não possa ser desabilitado ainda haverá a opção de forçar via ADB embora que ter que recorrer a isso seja sim questionável ainda haverá a possibilidade não havendo na prática um muro fechado mas apenas uma cortina de fumaça

O ponto não é sobre ser a favor ou contra, o ponto aqui é que somente google está sendi atacado em torno dessa questão de “cerco” enquanto que oiutras que fazem a mesma coisa não estão…

Vamos falar do “cercadinho” nos sistemas operacionais das smarts tvs? Vamos falar do cercadinho de um aplicativo verde em forma de balão com um símbolo de telefone que você é obrigado a ter conta nele caso contrário pde ser que nem consiga trabalho em determinadas áreas? Porque também num podemos falar dos cercadinhos em torno de só permitirem verdana, times new roman, calibri e arial para fazermos projetos OBRIGANDO qualquer usuário de Linux a ter que concordar forçadamente com os termos de uso dessas fontes caso contrário seus trabalhos de curso não serão aceitos…

Sim essas fontes possuem termos de uso e quando se vai instalar elas no linux eles aparecem e pior ainda, num passado muito distante ainda havia possibilidade de ter que pagar para poder usá-las… porque padrão abnt num deve ser também um monopólio visto que previlegia fontes em detrimento de outras tão iguais quanto??

Pior ainda, houve uma época onde apenas o formato Docx proprietário da Microsoft era aceito dane-se se você não tinha condições de ter uma licença windows e usava linux, após bastante tempo (eu falo bastante porque nem deveria ter havido esse tempo) passaram a aceitar o formato ODT

Enfim, dá pra escrever um livro citando os monopólios reais e de miragem que existem ao nosso redor

Pode até ser que algo que eu tenha citado aqui não tenha ocorrido exatamente/especificamente da forma que citei porém ocorreram ainda que de outra forma… a questão é quais são os monopólios de estimação daquele governo e quais ele vem escolhendo perseguir… ninguém deve ser OBRIGADO a utilizar um software pago (quando há alternativas gratuitas que fazem a mesma coisa) porque uma associação só aceita nos formatos proprietário daquele software pago para assim lucrar uns trocados já que presumo que haja uma parceira entre a empresa do software pago e a associação que obriga o uso do mesmo

2 Likes

Eu sei que dá pra forçar desativando o Play Protect, e assim faço, mas não deixa de ser uma barreira artificial, com alegação de segurança (curiosamente, a mesma alegação que a Apple usa haha).
E não estou defendendo ou atacando o Google, concordo que existe claramente um problema pessoal com a empresa de Mountain View, pois como disse, o mesmo monopólio que existe com relação ao buscador Google e ao Chrome, existe no Microsoft Office, e não houve até hoje críticas ao domínio surreal da suíte de edição da Microsoft!!

Sobre o WhatsApp, ele não sofre investigações, pois nos EUA é irrelevante (já que lá, o “monopólio” é do iMessage), e como sabemos, depender a lei Brasileira, ferrou…
E o sistema das SmartTVs, não é monopólio, mesmo que “cercados”, pois não existe um domínio absoluto de um sistema ou solução (não é como se todas as TVs usassem Tizen, WebOS ou Google TV, bem diferente da dominância do Android nos smartphones, ou do Windows nos PCs)!

Pior ainda, nem precisa de serem um sistemas operacionais de empresas diferentes, imagina vários “androids alternativos” com vendas separadas?

Um exemplo:

O Android dos celulares e o Chrome os dos chromebooks são do Google, os 2 são feitos com a mesma base (Linux), porém minecraft é vendido separadamente mesmo sendo os 2 sistemas da mesma empresa (Google) e com a mesma base (Linux) e rodando a mesma versão do jogo (Bedrock) e mesma loja de aplicativos (Play store)

Sei lá me parece que foi sarcasmo isso daí

Como que consegue bater de frente tendo que enfrentar não apenas essa questão da Microsoft mas também associações ditatoriais que obrigam/impõem um “padrão” para editoras, universidades, artigos acadêmicos e etc…??

ABNT aqui no brasil já foi assim no passado e hoje é mais aberta a outros softwares, mas julgando por esse passado quais outras associações num existam em outros países a fora com normas dinossauricas ainda devem existir gerando enesimos problemas para esses outros softwares que não possuem os formatos impostos??

Lembro-me de ter feito um cursinho de asssitente administrativo e um dos trabalhos fiz no Libbreoffice e salvei em .ODT, rapaz eu tive que praticamente ensinar o professor a abrir aquele tipo de arquivo pois o word antigasso dele não colaborava…

E claro, se você pesquisar mais sobre essa problemática vai achar vários rumores de pessoas que fazem um trabalho em ODT e na hora do professor abrir ocorre uma conversão e ferra com toda a formatação do projeto ou alguma outra coisa desse tipo, ou outros que recomendam fortemente que você faça o possível para salvar em Docx para evitar esses tipos de transtornos, valeu ABNT por ter a todo custo forçado e contribuído para o monopólio da suite office da Microsoft! Deveria ser processada/incluída nesses processos também…

Ninguém deve ser obrigado a adquirir uma licença do Windows MUITO MENOS se arriscar a colocar cópia pirata ou pagar assinatura office apenas para poder realizar um projeto…

“”“Ah :woozy_face: mas a versão online é gratuita :woozy_face: e você pode acessar de qualquer sistema”“” isso IMPLICA ter que criar uma conta Microsoft e aceitar os termos de uso dela, você está sendo forçado a isso para realizar uma outra coisa que nada tem a ver com a Microsoft, e a questão do monopólio?? Como fica? Docx é da Microsoft! A partir do momento em que se cria prolemáticas para se usar outros formatos está a se temperar uma cadeia de monopólios…

“”““Ah :woozy_face: como você é chato implicando :woozy_face: com coisa que ninguém liga””“”" bem se pra quem acha isso “ser chato” significa reportar a forçação direta e principalmente indireta do uso de produtos Microsoft, sim OS FATOS estão aí e são chatos e irei continuar! Num é sobre monopólio?

Eu realmente me pergunto se é legal (ponto de vista jurídico) um cidadão ser obrigado a ter que concordar/aceitar os termos de uso de determinado produto apenas para poder ser aprovado em uma qualificação que NADA tem a ver com tais produtos que foi obrigado a usar

4 Likes

Exatamente. A Microsoft tenta até hoje impedir que os usuários baixem outros navegadores, sendo que o Edge ficou por muito tempo sendo uma porcaria.

Não se trata de monopólio, mas so de uma empresa muito rica fazendo riquisse. Se fosse o caso de monopólio, empresas como Apple e Microsoft deveriam ser processadas também.

Mas a Microsoft falhou com o Windows Phone e com isso o Explorer foi junto, e o Safari é tão horroroso que os iphonista preferem usar o Chrome.

Ou seja, os caras tão brigando com uma empresa porque ela faz um bom serviço.

4 Likes