Google Chrome ainda permite que sites detectem modo anônimo

Originally published at: Google Chrome ainda permite que sites detectem modo anônimo – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Detecção do modo anônimo no Chrome pode ser empregada para evitar que usuário contorne paywall, por exemplo

Eu diria até que o problema em si não é só o Chrome, mas todo o S.O.

Eu tenho um celular Android e congelo quase todo o bloatware do Google, isso inclui o Google Chrome. Meu navegador oficial é o Firefox e recentemente eu fiz uma pesquisa, em aba anônima, de aspirador de pó. Até aqui tudo certo, o Google exibiu as lojas e o produto certinho. Acabei escolhendo um modelo específico, mas não cheguei a concluir compra e nem logar em absolutamente nada.

Em meu celular tenho um joguinho que sempre oferece “vidas extras” em troca de exibição de propagandas. E não é que depois dessa pesquisa “anônima” o joguinho passou a me oferecer o mesmo produto que estava pesquisando? Fiquei deveras assustado com aquilo, pois usei um recurso do navegador justamente para não ser rastreado, não fiz login em nenhum site ou conta Google e mesmo assim o que temia aconteceu. Ah, isso continuou acontecendo por semanas, o que só aumentou as minhas suspeitas…

1 curtida

Pelo visto o jeito é usar o Burlesco ou desativar o JavaScript pra contornar paywall, embora essa não seja muito prática.

Eu desisti de usar o Burlesco pois por ser uma extensão de fora da loja o Chrome ficava sempre notificando sobre segurança. Como ultimamente tenho usado mais o celular, configurei pra que os sites com paywall que acesso com mais frequência tenham sempre o javascript bloqueado. Além disso, uso um bot no Telegram pra quebrar o paywall. Às vezes dá erro, mas é bastante prático., Já que ele quebra o paywall e cria uma leitura rápida no próprio Tekegram.

1 curtida

O que eu faço pra pular o paywall em alguns sites é parar o carregamento assim que o texto aparece (funciona com O Globo, por exemplo). Ou adicionar a notícia no Pocket e ler ela completa por lá (Estadão).

Alguns paywall eu carrego pelo outline.com. Costuma funcionar.

1 curtida

O modo anônimo serve pra impedir que histórico de navegação, informação de formulário, autorizações a sites e cookies fiquem salvos.
Só isso.

O google tem muito mais recurso pra rastrear o usuário além do cookie e IP. A máquina que você usa pra acessar um site é basicamente um identificador único e sites conseguem usar essa informação pra identificar visitantes (o chamado canvas fingerprint).

Então, o modo anônimo só serve pra manter a privacidade caso você compartilhe a máquina com outras pessoas (se for o desktop da família, ou se empresta o notebook/smartphone pra outras pessoas navegarem na net também). O modo anônimo não serve para ocultar/anonimizar sua presença online.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.