Google Assistant na Samsung TU8000

Pessoal eu lembro claramente de ver na época do lançamento dos modelos 2020 das TVs Samsung que eles teriam tanto a Alexa quanto Google Assistant disponível como assistentes de voz. O post do lançamento aqui no TB menciona isso é tem até uma foto com o logo do assistant numa parede no lançamento junto com alexa.

Isso tudo foi falado no começo de 2020.

Agora, andando pra setembro, eu comprei uma TU8000 e ela tem Alexa tudo certinho (a Bixby apareceu uma notificação que está disponível em português na TV mas na hora de configurar, mesmo com tudo atualizado, nada) mas nem menção mais do google assistant. Lembro de ouvir em algum lugar que viria numa atualização futura mas como nada mais menciona o Assistant queria ver se alguém viu informações disso, será que ainda rola ou desistiram dele pra ficar só com alexa?

A Samsung está prometendo para o final do ano.

2 curtidas

Boa! Onde você achou isso? Eu procurei procurei, até achei que tava ficando louco pq ngm mais fala disso hahahah

Vou ser o mala dos comentários: Por mim, não deveria ter assistente nenhum. É bizarro demais você ter que apertar um botão no controle pra chamar o assistente, sendo que uma das utilidades principais do assistente é justamente comandar a TV sem controle.

Acho que tem os dois casos de uso! No meu caso eu tenho um Google Nest Mini em casa então controlo tudo que preciso por ele. O motivo de querer o assistant integrado na TV é que com a TV bombando o volume do lado de um assistente de voz fica quase impossível dar qualquer comando sem berrar que nem um retardado.

Nesse caso, hora que eu coloco um filme na netflix, é muito mais cômodo pegar o controle que já vai estar na mão e dizer “Modo Netflix” que ativa minha rotina que mexe nas luzes da minha sala para ficar mais agradável pro netflix.

O mundo ideal (pra esse caso de uso bem específico) é que o assistente pudesse comandar mais do que coisas simples da TV, mas hoje todos os assistentes (de voz ou mesmo no celular), incluindo o próprio smartthings da samsung, só conseguem fazer o básico que é ligar e desligar, dar play e pause e alterar o volume ou canal. É impossível hoje (mesmo em TVs com android TV) pedir para ativar algum conteúdo específico dentro de um App (Hey Google, assistir Modern Family no Netflix). O único lugar que isso funciona é o Chromecast que tem uma versão mais simplificada dos apps (e no meu caso não consegue dar output na resolução máxima da TV).

No geral acho que sua visão é de inutilidade porque você está pensando nos assistentes apenas para comandar funções da própria TV, mas onde eles brilham de verdade é controlar outros dispositivos conectados usando a sua TV como hub central.

Dá pra chamar a Bixby sem apertar o botão, usando o comando “Oi Bixby”.
Mas… é a Bixby.

Então, a Bixby apesar de ter aparecido um popup falando que na ultima versão ela fala português, atualizei e ainda não consegui usar ela em português. E como você falou… é a Bixby. Bixby resumo bastante dos problemas que se a samsung resolvesse viraria imbativel.

Sim, comentei baseado nesse ponto de vista mesmo. Não tenho um Echo em casa ainda, e minha ideia era aproveitar que a TV tem Alexa embarcada pra experimentar e ver se o investimento vale a pena (hoje consigo controlar meu Xbox One e mais uns 2 dispositivos com a Alexa).

Então, isso que eu acho bizarro. Consigo usar a TV pra controlar outros dispositivos da casa, mas não consigo controlar ela mesma? É meio contra intuitivo, na minha opinião.

1 curtida

Pois é, isso é uma falha realmente mas nem TVs com android TV integrado conseguem fazer muita coisa diferente (como lançar algum conteúdo especifico em um app).

A lista de comandos de voz entendidos pelas TVs é super restrita e se você quer algo mais especifico as vezes vale a pena fazer uma rotina usando um controlador infra vermelho que você terá mais sucesso porque ele pode emular os botões todos do controle.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.