Sempre achei um risco enorme e já até critiquei várias vezes isso. 99% dos lojistas que vejo, usam QR Codes estáticos da chave Pix, cuja única conferência é o comprovante.
Infelizmente as maquininhas de cartão cobram taxas enormes pra fazer esse trabalho e, até onde sei, não há nenhuma API aberta do Banco Central que pudesse ser utilizado em um software pra confirmação do depósito (a não ser APIs proprietárias caras de bancos).
País da pilantragem da falcatrua, da fraude, sempre bem franqueado no que há de pior e nunca nas coisas boas como educação saúde e neste caso, segurança. E apesar de óbvio que quem faz uma transação dessas, sendo grande ou pequena precisa estar atenta, o foco sempre deve ser primariamente falar mal e fazer mal o ao bandido, ptendendo-os em massa, se necessário. As luzes têm de estar sobre aqueles que es-co-lhe-ram cometer fraudes.
“As plataformas de redes sociais foram procuradas pela Folha . O Telegram diz ter removido o canal mencionado e afirma monitorar ativamente este tipo de conteúdo. O YouTube derrubou os vídeos enviados pela reportagem. Já o TikTok bloqueou a conta da quadrilha.”
Me engana que eu gosto. Até parece que isso acontece de forma rápida e eficiente.
Quando eu tinha o telegram com o bloqueio dos outros me adicionarem em grupos desativado, fui colocado em um grupo que fornecia esses apps lá de graça, na cara de pau, só clicar e baixar, e isso faz mais de ano já, então esse golpe já acontece a muito tempo com certeza.
O grupo em si fornecia como “produto principal” consultas de informações cadastrais (CPF, Nome, Placa de veículo etc.)
Sou Uber e o mercado pago tem um recurso interessante que mesmo no QR estático (tenho ele impresso) eu consigo fazer uma venda com o valor pre definido como se fosse na maquininha, e a taxa é 0