Comentar um fato curioso, esses dias um amigo iria me transferir um dinheiro para o Nubank mas não sei o que ele arrumou que pelo jeito no banco dele c6bank ele havia feito um pagamento para alguem que se chamava Thiago Souza e o meu nome é Tiago Sousa, ai ele fez o pix para esse Thiago que não estava na lista de contatos dele, no mesmo momento que ele me falou pedi ele pra entrar em contato com o banco dele e pedir para acionar o MED, o banco dele falou que não poderia fazer nada que foi um erro dele que o MED somente pode ser acionado mediante a fraude. Como não aparecia a chave pix da pessoa e nenhum metodo de entrar em contato falei para meu amigo mandar um pix de 0,01 centavos para a pessoa pedindo pra entrar em contato com ele, o cara fez contato, convesaram la via whatsapp e o cara devolveu o dinheiro. Já aconteceu comigo a mesma coisa mas alguem depositou um dinheiro de valor alto na minha conta, passou umas 5h que esse dinheiro estava la e uma pessoa me ligou explica a situação, me ligou de um numero muito parecido com o meu, eu falei com ela que iria fazer contato meu banco e se estivesse tudo ok faria o pix para a pessoa que me enviou o pix e não para o numero que ela queria que eu fizesse. Meu banco me disse que quase ninguem devolve o dinheiro que a maioria das pessoas são desonestas quando acontece isso.
Tive cliente que caiu em golpe de mais de 30 mil reais e está numa briga com o banco porque nem esse dinheiro ela tinha lá mas o banco faz o pix utilizando o cheque especial
O Pix é um sistema digital de pagamentos. Tem como acompanhar plenamente a movimentação do dinheiro, não acho que seja difícil identificar sinais claros de fraude (cruzando várias informações como alta movimentação, valores idênticos/parecidos, etc.) e acho que seja muito difícil achar um lugar para sacar que não vai ter uma câmera registrando a pessoa.
Queria entender como ainda assim é tão fácil aplicar golpes e sair impune.