Golpe Telefonico (compra numa cidade aleatória)

Muitos já conhecem aquele golpe que um picareta liga se passando pela tua operadora de cartão de crédito avisando que você fez uma compra suspeita, né? Ai mandam tu ligar do próprio fixo para a operadora.
Se tu tem dúvidas se é uma ligação legitima, ou não… Faça uma ligação para qualquer OUTRO número, tipo um celular que tenha perto de você. Se cair nessa “ouvidoria”, é golpe. Nesse caso, eu não te repreenderia se tu xingasse os picaretas com muita vontade. (Lembre-se que eles estavam tentando te prejudicar e nesse caso acredito que a educação não seja tão necessária. hahaha)
Importante: Só ligue para a tua operadora de cartão depois de conseguir ligar pro teu próprio celular.

Eu tenho uma teoria de como isso é feito: alguns celulares mais antigos (não sei se os mais recentes ainda tem), tinham um número de emergência que quando era acionado fazia uma ligação especial para o número configurado. O que tinha de diferente nessa ligação “especial”?
A diferença é que quando a pessoa que recebe essa ligação especial e atende a ligação, ela fica impossibilitada de desligar por mais que tente. Ela fica conectada com o telefone que discou até o lado que ligou desligar.

Sei disso porque minha mãe vivia ligando acidentalmente pra casa e não havia santo que conseguisse desligar. Isso lá na época do CDMA.
Eu desconectava o aparelho do telefone da linha telefonica (desconectando o cabo RJ11 do aparelho), esperava uns minutos, recolocava e a ligação estava lá ainda. Continuava ouvindo as pessoas falando. (mal, porque sempre que acontecia estava dentro da bolsa)

Eu gostaria de imaginar o que a pessoa que teve a grande idéia de criar um recurso desses pensou na hora… sérião mesmo.

NOTA: Não abusem desse bug, é um porre. Sério.
NOTA2: Eles conseguem ficar espionando enquanto não desligam o telefone do lado deles. Então recomendo fingir que ligou pra qualquer lugar e mandar eles catarem coquinho quando atenderem.

1 curtida

Acho que isso não tem haver com o telefone que origina a chamada e sim com o que recebe, linhas fixas sempre tiveram essa característica de enquanto os 2 lados não desligam a chamada continua ativa, inclusive era uma forma de incomodar desafetos, ligava para eles e não desligava a chamada, assim impossibilitando ele de utilizar o telefone.

3 curtidas

Tu tem certeza?
Esse tipo de coisa acontecia com celular x fixo. Já fixo x fixo eu nunca vi acontecer.

Verdade. No fixo isso era comum. Quem ligava podia travar a linha do outro. Bastava não desligar.

2 curtidas

Era raro acontecer por acidente, mas de proposito era muito fácil de fazer.

mesmo em cel x fixo?

Mas ainda acontece?


Ps.: no caso foi celular que ligou pra cá.

celular para fixo eu nunca tentei, já que ligação de celular era cara na época pra fica gastando com uma brincadeira dessas (posso procurar alguém com fixo analógico ainda pra testar), mas teoricamente como a estrutura de telefonia analógica era montada, imagino que não importava a origem, e sim o destino ser um fixo.

Não sei como os sistemas atuais de telefonia fixa funcionam, já que a maioria dos fixos imagino que viraram VoIP. o teu é uma linha de par metálico ou VoIP?

Levando em conta que essa parte do golpe funcionou aqui… vou tentar do celular pra casa pra ver se dá certo… hahaha

Edit… QUE DESGRAÇA… funciona. Enquanto eu não desligo o celular, não consigo usar o fixo… D:

PQP… como uma falha dessas ainda existe?! ARGH.

1 curtida

Mas o seu fixo é VoIP ou analógico?

VoIP é aquele conectado ao modem, né?
O meu é conectado direto no RJ11, depois do splitter do xDSL.

É, em tese é analógico então.
Eu chuto que essa falha é uma “característica de funcionamento” do sistema em si que não tem como mudar sem mudar todo o sistema.
Mas não sou nenhum esperto nesse assunto, então posso estar redondamente enganado.

2 curtidas

Celular pra fixo eu nunca testei.
Mas nos anos 80 eu fazia isso direto com amigos meus.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.