Pelas imagens, o Gnome está parecido visualmente com o visual do WIndows 11…
Na verdade é o Windows quem está bem mais parecido com GNOME e KDE.
GNOME tá conseguindo ter uma coerência de design ligeiramente melhor que Windows.
Gnome é a melhor e mais produtiva interface gráfica para Linux… sobretudo para os “novatos” no mundo livre.
Muito bonito. Mas não me acostumei com ele. Estou preferindo o plasma no momento.
O que ainda não tem é um teclado virtual decente , como o do windows ou do mac. Uso o pc só com mouse e isso limita muito a possibilidade de usar o linux como sistema principal.
Aham ham sério? Acreditaria nisso no windows 7 por aí que realmente aprecia KDE. Agora eu dows 12? Nunca a textura e acabamentos do Linus sempre pareceu cara de designer amador. As cores, linhas dos ícones feio de mais. Phasma é até bonito, mas colega, não force não na moral pro Linux
pelo seu texto, você me parece ter usado somente GNOME 2 e KDE Plasma 3/4.
Boa noite.
Historicamente, a interface do Windows se assemelhava ao KDE Plasma. Desde que o Wayland se tornou padrão no Linux, o GNOME parece ser inspirado pela interface do Windows 11.
Talvez porque o conceito do Gnome seja justamente o oposto: usar o teclado para tudo e o mouse para o mínimo.
Não. Você se engana. Pesquisa por imagens da interface do Gnome desde a versão 3. E o Wayland ainda não é padrão para quem tem placas de vídeo Geforce, tão pouco o uso de Wayland ou X interferem no visual da interface do Gnome.
Não dá pra negar que o Gnome só evolui a passos largos, seja em UX, usabilidade, ferramentas…
KDE Plasma do 5.27 pro 6.3 parece ter mudado quase nada na prática…
Claro que tem entrado novos recursos, mas recursos totalmente pra nicho de usuários, como o suporte pra mesas digitalizadoras…
Gnome tem evoluído muito pra boa parte dos usuários.
E olha que o Gnome ainda é o melhor nesse aspecto pois tem um teclado virtual integrado mas super limitado, não da pra destacar ou mover e não tem todas as teclas, para ser possível usar nesse conceito mesmo. Antigamente tinha o Gok que era muito bom mas foi abandonado. No KDE nem existe uma opção nativa.
Por mais que eu achei o gnome interesse, não consigo me acostumar com ele, fico no KDE mesmo, é completo e não precisa depender de extensão pra coisas básicas.