Não entendi
Google ou Gmail?
O login não é único pros dois? Então porque falam especificamente do Gmail no título?
E no resto do resto falam do Google mesmo
Faz sentido falar Gmail pq muita gente só tem a conta Google pra usar o Gmail ou começou com uma conta Google por conta do Gmail. Então está correto usar este termo. Mas obviamente, o processo é um só tanto pra conta Google ou Gmail, já que se trata de uma mesma conta.
Tao preocupado com a segurança mas o gmail fica aberto no celular de todas as pessoas ( pelo menos eu desconheço uma forma prática de bloquear o acesso ,estou tão desinformado assim? ). Quem roubar teu celular tem acesso a tudo que tá no gmail pq simplesmente ele fica lá com acesso livre .
Tem esses métodos
Como acessar, criar ou desativar a Pasta Segura em um celular Samsung • Aplicativos e Software • Tecnoblog
iOS 18: Você poderá trancar e esconder apps do iPhone • Aplicativos e Software • Tecnoblog
O ponto central dessa questão é que a dependência extrema que temos desses serviços (e a verdadeira nação de bandidos que está se tornando este país) gera cada vez mais estresse e dor de cabeça. Por exemplo, eu tenho uma cliente que se encontra no exterior e ficará lá por dois meses. Com uma semana lá, ela me passa mensagem desesperada dizendo que não consegue entrar no seu e-mail do Terra.
Essa saga que se iniciou foi e de uma certa maneira ainda está sendo algo desgastante. Pois tudo começa comigo tentando recuperar o e-mail dela e descobrindo que o telefone para recuperação tinha prefixo da cidade X, embora ela more na cidade Y. Pedi a ela, então que, neste caso ela deveria ligar para o 0800 do Terra usando o Skype (colocando créditos). Isto não funcionou, pois o todos os 0800 atendendem a partir do Skype no exterior, menos o do Terra. Assim, como ela é extremamente ocupada e limitada nestes assuntos, fiz uma reclamação no Reclame Aqui e só assim o Terra entrou em contato com ela via WhatsApp e assim o problema de acesso foi resolvido. Só que não.
Após 24h usando o e-mail, novamente o serviço parou de funcionar. E novamente havia um telefone de outro ddd cadastrado. E como já tinha encerrado a outra reclamação no Reclame Aqui, fiz uma nova e novamente o Terra entrou em contato com ela desbloqueando o serviço. Só que dessa vez, assim que o serviço foi bloqueado, eu entrei nas configurações do Terra Mail e ativei a autenticação em dois fatores e a partir de então toda vez que ela fosse entrar no seu e-mail, seria necessário, além da senha gerar o código via Google Authenticator. Resultado: três dias depois a conta dela no Terra foi cancelada, literalmente deixando de existir.
Mas, como urubu em dia de azar, o de baixo consegue cag@r no de cima, o serviço Wise dela, que é vinculado ao e-mail Terra já tinha parado de funcionar antes e ela não sabia pois ainda não tinha feito nenhuma transação com ele lá nesta viagem. Assim, ao passar num estabelecimento, a compra foi negada e descobrimos depois que a Wise bloqueou, porque informou ter havido tentativas estranhas de movimentações. Só que agora ela estava sem o e-mail de trabalho e também sem acesso ao próprio dinheiro, uma vez que o desbloqueio do Wise tornou-se uma nova saga bizarra.
Ela ligou pra eles via Skype e disseram que iam resolver e nada foi resolvido. Eu fiz nova Reclamação no Reclame Aqui e só assim alguém se dispôs a levar mais a sério a questão. Inclusive, descobriu-se que um cartão havia sido emitido e já estava a caminha de uma cidade do nordeste, embora sejamos do sudeste. Assim, cancelaram esse cartão e fizeram um novo, indo pra casa dela. Mas, ainda assim, o serviço permaneceu por longas duas semanas desativado, gerando enorme, gigante dor de cabeça pra ela, uma vez que ela tinha um valor considerável em euros lá. Após muita, mas muita briga, finalmente uma atendente Wise fez então a transferência dos valores que ela tinha lá para sua conta num banco tradicional e ela pode finalmente ter acesso ao dinheiro, com a cotação pior, é óbvio, mas agora sem dor de cabeça.
Sobre o Terra, somente após mais duas reclamações no Reclame Aqui foi possível uma atendente reativar o e-mail dela com todo o conteúdo anterior ao evento. E mesmo assim, ainda não estava conseguindo finalizar uma simples troca de senha junto à atendente porque ela informa via WhatsApp que o sistema toda hora cai. Somente ontem eu consegui entrar e fazer esta alteração e novamente aplicar a autenticação em dois fatores.
Toda essa saga mostra que, infelizmente, a dependência extrema a esses serviços, somada as ações desses bandidos nojentos e execráveis vem trazido problemas enormes às pessoas. Tenho pelo menos três clientes, que não são pessoas bobas, um deles, por exemplo, até dois anos atrás trabalhava no Dataprev em cargo alto e perdeu, junto ao Google, um e-mail de anos de trabalho. Agora, só na justiça pra reaver o e-mail, já que o Google lavou as mãos.
Todas essas experiências ao longo dos anos me fizeram a usar o mínimo possível desses serviços. E o pouco que uso, estão encastelados atrás de 200 proteções diferentes. Pois simplesmente digo, de cadeira: não há um, sequer um serviço confiável em termos de segurança em 2025. Veja, no caso do Terra, quem e como esta conta foi cancelada, mesmo tendo autenticação em dois fatores, com o coagido sendo gerado aleatoriamente no Authenticator? Como conseguiram entrar no Wise dela, apenas usando o e-mail, pois a senha eu garanto que não tinham já que ela não as tem anotada em nenhum dispositivo eletrônico?
Todos esses vazamentos e invasões a diversos serviços todos os meses só corroboram o que digo, não há serviço confiável em 2025. Todo serviço que ainda não foi comprometido, será.
Isso me lembra que tenho de fazer backup da minha conta google inteira.
Mas isto é OUTRO problema!
A Google resolveu o mais grave. Alguém sem nem acessar o seu celular conseguiria roubar sua conta Google com ao menos duas formas e as duas formas são bem comuns no Brasil:
Após roubar o celular o cara n vai conseguir acessar sua conta se ele n tiver desbloqueado. Então ele vai pegar o chip e por em outro telefone. E aí q entra o estrago.
A segunda forma é migrar seu chip pra outro chip (isto acontece diretamente com a operadora), vc perde o acesso ao seu número “do nada”. E o bandido com acesso ao seu número consegue roubar a conta através da recuperação pelo telefone.
Esses dois métodos de roubo de conta são muito mais fáceis, comuns e simples do que roubar o telefone com ele desbloqueado.
Inclusive, eu deixava desativada a recuperação por SMS e eu já briguei muito com o Google com isto. Em todas as conferências q eu ia, eu reportava este problema.
Muito fraca essa matéria, gmail não é conta Google? Tendi nada