GitHub Copilot X é um chatbot com GPT-4 para ajudar desenvolvedores

O começo do fim dos garotos de programa.

Nunca nenhuma IA vai substituir um humano completamente em rotinas de desenvolvimento. A ideia é justamente fazer o trivial. Mas tem coisa que não tem como delegar a uma IA e nunca vai ter tão cedo.

Um vídeo interessante sobre isso, aliás:

2 curtidas

Só no dia que a IA conseguir dar manutenção em sistemas legados.

1 curtida

Esse Satya Nadella está levando a MS para outro nível faz tempo… Essa universalização do ChatGPT em todos serviços vai ajudar muita gente se conseguirem deixar o funcionamento amigável…

1 curtida

O canal do Youtuber tem vários vídeos interessante.

1 curtida

Não substitui completamente, mas se substituir 10%, já são 10% menos vagas e/ou menor salário.

“Nunca nenhuma IA irá substituir”. Confia :+1:

1 curtida

Outro dia o gpt me ajudou a encontrar o problema em uma aplicação legada de 90/2000 sem documentação em vb/c# que eu não conseguia debuggar.
Foi um processo longo, não me orgulho do que eu fiz para conseguir, mas o problema resolvido e em boa parte graças ao gpt.
Consigo enxergar em futuro não tão distante ele fazendo isso de forma mais fácil e quase autônoma.

2 curtidas

De forma autônoma acho que vai demorar uns bons anos para acontecer. (Mas acho que um dia vai)
As vezes pego sistemas com tantos problemas que é até difícil explicar eles para outra pessoa olhando a minha tela, imagina ter que explicar para uma IA.
A maior parte do trabalho de um dev é fazer manutenção em sistemas onde a maioria não foi escrito de uma forma muito boa e acho que esse tipo de trabalho as IA vão demorar bastante para aprender.
E eu também acho que não é do interesse da MS acabar com essa profissão.

2 curtidas

Logo veremos empresas fazendo mais com menos desenvolvedores, no segundo momento veremos redução de salários.

Podem anotar.

2 curtidas

Sim, bastante conteúdo bom. Só que não é pra quem tem coração fraco porque ele é direto e franco ao extremo.

Vai tirar das mãos dos bons desenvolvedores tarefas triviais. Os medianos e ruins já estão voltando pra fila de emprego (vide os cortes recentes das big techs). Quanto a salários, a tendência é a valorização porque como as tarefas triviais vão ficar a cargo das IAs, o que sobra são as rotinas complexas que tem que se dominar bastante o conhecimento não só em desenvolver como também entender sobre o que está desenvolvendo.

E o dia que uma IA for capaz de desenrolar o pesadelo tributário e contábil do BR aí ela vai conseguir substituir totalmente os humanos pra qualquer coisa.

1 curtida

Sim percebi isso, ele tem uma abordagem muito boa sobre o mercado de T.I

Até me inscrevi no canal do cara, valeu pela indicação.

Na verdade vai ser o fim dos programadores ruins, os famosos arrastadores de componentes de tela.

Eu vejo isso da seguinte forma: essas ferramentas vieram pra auxiliar, mas não dá pra substituir o ser humano em 100% dos casos. O Copilot e o ChatGPT vão reduzir a carga de trabalho em tarefas repetitivas ou de baixa complexidade. Só que isso não significa que vai matar todo o trabalho do desenvolvedor, ele apenas terá que se concentrar no que for realmente relevante, se focando no que mais importa, que é o core do projeto. Se der pra automatizar tarefas maçantes, tipo fazer os CRUDs básicos da vida, e deixar se concentrar em questões mais importantes, como planejar e desenvolver o fluxo do sistema em questão, certamente vai ter um ganho de tempo absurdo. Claro, essa automação ainda não abre mão de um code review por parte do ser humano, mas já ajuda bastante nas tarefas cotidianas.