Gerenciador de códigos TOTP (2FA) para Windows?

Vocês tem alguma recomendação de app para gerenciar esses códigos no Windows? Eu vinha utilizando o Authy Desktop, mas ele vai ser descontinuado no início de março. Tinha seus problemas, mas funcionava.

De preferência, gostaria de um app que gerenciasse apenas os códigos 2FA, pois já uso outra solução para as senhas e quero mantê-las separadas, pontos de bônus se for uma solução open source.

Experimentei utilizar o Aegis através do suporte nativo ao Android do Windows 11, mas nos bastidores eu teria que deixar o subsistema em execução o tempo todo (comendo pelo menos 2 GB de RAM), ou iniciar o WSA sempre que precisasse acessar o app (gastando ali os seus 15~20 segundos para carregar o subsistema)…

1 curtida

Eu uso o WinAuth. Simples, fácil e zero enchessão de saco. Mas ele pode não ser muito seguro, acho. Uma vez que ele pode salvar tudo em .ini e ser usado como portátil. (Tem a senha de acesso dele, mas nunca olhei o ini se é codificado ou não)

1 curtida

Esse dai não recebe mais atualizações faz 8 anos e foi até mesmo arquivado no gitHub há 5 anos já.

Eu atualmente deixo meus tokens e passkeys no bitwarden mesmo, mas como tenho Yubikeys estava pensando em usar o Yubico Authenticator

1 curtida

Então… ele funciona, não funciona? hahaha (é mais preguiça de passar todos 2fa pra outro)

Sei como é, pois eu não passei os meus para o Yubico justamente por causa da preguiça de cadastrar tudo de novo, além da praticidade que é ter tudo no bitwarden

Keepass?
Sim é um gerenciador de senhas, mas nada impede de usá-lo apenas para gerenciar TOTP.

1 curtida

Acabei de ver que ironicamente o único TOTP que restava no authy era o do bitwarden :rofl:
Ao menos ele coloquei no yubico

1 curtida

Parece que não existe uma alternativa que funcione exatamente da mesma forma que o Authy (desktop + mobile). Além disso, deixar tudo junto em um mesmo aplicativo, como o Bitwarden, não parece muito seguro.

@mobilon, seria interessante uma matéria comparando as diversas ferramentas de 2FA.

1 curtida

Obrigado pelas respostas, testei as recomendações que vocês deram, alguns apps que encontrei na Microsoft Store e também algumas recomendações que surgiram no subreddit do Android e acabei migrando para o Zoho OneAuth.

O app deles é gratuito, tá disponível nas principais plataformas (Windows, Android, iOS e macOS), oferece sincronização entre vários dispositivos e diversos métodos de autenticação (biometria, chaves de segurança, passkeys e OTP) e, diferente do Authy, permite importar/exportar as contas cadastradas de/para outros autenticadores, facilitando uma migração futura caso descontinuem o aplicativo…

5 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.