ao q parece, com toda essa confusao de bard e agora gemini, o google tá só tentando ganhar tempo com esses anuncios pra ver se conseguem entregar algo com qualidade.
Pra mim, o que parece é que estão mais preocupados com inclusão e diversidade do que entregar um produto bom.
Na minha opinião é muito mimimi em cima desse assunto. Se a IA gerou soldados alemães negros ou asiáticos pega o branco que foi gerado e manda a IA gerar variações dele. Outra coisa é colocar no prompt que deseja soldado alemão homem e branco. Basta ser específico! Povo não sabe usar IA e ainda reclama!
Se pedisse para ele gerar especificamente imagens de pessoas brancas não adiantava, porque ele recusava e dava uma desculpa esfarrapada.
Vamos ver se corrigem.
Você provavelmente não tentou usar a ferramenta e também leu os relatos desse problema. Ao tentar fazer exatamente isso que você falou (gerar uma imagem de um soldado branco) a AI se recusa dizendo que não pode gerar imagens de raças específicas e etc.
Me parece que o Google tentou injetar a “diversidade” (na visão deles) de forma incorreta na geração, o que acabou criando uns erros bizarros como colocar índios norte americanos na Grécia antiga ou Japão feudal, por exemplo.
O Google lacrando
Ali na segunda imagem: perdi esse episódio de Caminho das Índias em que eles viajaram no tempo e a Juliana Paes parou na Grécia Antiga
Eu acho q não tinha q frear não, põe ela pra aprender conforme feedback dos usuários e é sucesso kkkkkkkkkk
Longe de me render aos argumentos vitriólicos que clamam que estamos numa Grande Guerra Cultural, mas dá para apontar que isso é um exemplo legítimo de atitude woke desenfreada por parte de uma empresa, por um motivo que não precisa soar conspiratório, mas sim por pura incompetência.
Diversidade burra em prol de sanitizar seu produto na esperança de expandir o público-alvo tem um risco altíssimo de depreciar o que você está querendo vender e entregar um resultado inferior no processo. Até então a gente via os casos mais absurdos disso em entretenimento, mas agora que temos um serviço como IA, cujo mote é se aprimorar para ser acurado, tal problema fica mais gritante.
Nunca vi tanta volta na reportagem pra dizer que o problema é que o Gimini se negava a gerar imagens de pessoas brancas
Como assim? Inclusão e diversidade é o mínimo a se entregar hoje em dia. Acessibilidade faz parte desse expectro e é o básico que se espera a um tempo já
O que ele quis dizer é mais sobre parecer progressista acima da integridade do produto. Até porque tem muita coisa que a galera do Vale do Silício faz por tokenismo e parecer bem na fita a ponto de ocultar ou adulterar alguns aspectos sobre a sociedade que tal produto deveria fornecer, como foi o caso do Gemini.
Desde que a inclusão e a diversidade não distorça a história e nem as características das personalidades e das obras que deixaram, não vejo problema a pessoa querer criar uma variação a partir do original.