“Mais barata…” a GPU é uma piada em desempenho. Todos os reviews são claros em que no preço que anunciaram você apenas deve passar longe.
E como eu tenho dito, a nVidia não está nem aí mais pro mercado gamer. “IA” agora é o que sustenta o valor da empresa. US$ 1.999 é caro pra uma GPU top? Uma placa especializada em “IA” custa US$ 19.999. E tá vendendo igual pão quente na padaria.
Ausência de concorrência no setor de GPU’s levou a nVidia a isso também.
Isso foi antes da “IA”. Agora a nVidia se importa menos ainda. Se a nVidia estivesse preocupada com o mercado gamer, iria ter uma resposta pra Intel e sua B580. Deram de ombro e os concorrentes diretos continuam o mesmo valor. Alguns podem falar que a Intel tá com falta de estoque mas isso poderia ser uma chance da nVidia sepultar os planos da Intel reajustando o valor pra baixo (aliás de uma geração que vai ficar defasada em breve).
Vale ressaltar que parte dessa falta de concorrência tá na verdade na parte de software das coisas. Leia-se: adoção de ferramentas proprietárias que fazem games e outros softwares serem inferiores em hardwares de outras fabricantes. Por muito tempo, a mera existência do DirectX forçou cabresto no mercado, por exemplo. No qual só tivemos um respiro por causa da existência da Vulkan, solução open source que veio com dois pés no peito.
Ainda espero o dia que o mesmo ocorra contra outras dessas ferramentas proprietárias. Bem, pelo menos vimos recentemente da China que a CUDA da nVidia não é essa cocada preta que tanto prometiam.
Quando será que chega a 5060?
Eu tenho a 4060 e o desempenho é muito bom. Dlss 3 dá um incrementando absurdo possibilitado jogar em alta qualidade com bons FPS.
Ah mas tem delay, é emulado e mimimi…
se você é um jogador que casual vai na fé que não faz diferença alguma.