Gangue do celular pirata movimentou R$ 80 milhões em Santa Catarina

O bom segundo autoridades e pagar a fatia do leão e trocar gato por lebre.
Infelizmente a ideia do jeito que anda pelo Brasil é a maioria usando aparelhos white label que empresas como multilaser vão e ja produzem.
Eles podem com ajuda estatal trazer de fora o restante é dado como criminoso. Enfim

Pelo jeito, quem compra celulares no Brasil terá que se contentar com o duopólio Motorola e Samsung, ou usar os péssimos celulares da Multi e Positivo, que raramente tem uma ou mais de uma atualização do Android.

enquanto isso, em um país vizinho…

https://x.com/leiatheinvestidor/status/1828784018168459645?t=JfgAvQ-2o4rlQKSB3jZ0xg&s=19

@Pet_inusitado De que adianta baixar a taxação se 55% da população está na linha da pobreza? fonte: Pobreza atinge 55% da população da Argentina no 1° trimestre, aponta estudo | Mundo | Valor Econômico

Movimentar 80 Milhões em telefone sem recolher "impostos’ é um crime abasurdo para PF, mas o Gerdel Vieira Lima, ter 51 Milhões de Reais em especie armazenados em malas e caixa em um apartamento em Salvador, tá tudo bem, o DePUTAdo José Guimarães com a cueca cheia de dinheiro, tudo bem, Fraude Milhonario do Consorcio Nordeste que pagou 50 milhões por respiradores, e eles nunca apareceram, tuuuuudo bem! Eu sei que um coisa não justica a outra, mas que moral tem esse Governo pra chamar alguem de contrabandista? Vamos lembrar, que 80 Milhoes, é troco nos paletós dessa curja que esta no Poder…

medidas um pouco duvidosas, e a contragosto de parte da população, mas que gradualmente vem entregando resultados.

No mínimo controversa, mas aproveitou o momento de duvidas e especulação quando tomou posse, jogou uma taxa maior e estimulou o mercado à aplicar o dinheiro “informal/não declaro” (dólares que era usado por toda a população no dia-a-dia) em aplicações oficiais, usou a situação e amenizou a sangria dos gastos públicos, e agora que o mercado acredita e confia no governo, vai reduzindo os impostos e conseguindo manter as empresas aplicando e investindo dentro do país.

Podemos chamar produtos contrabandeados como piratas?

Pois eu chamo de pirata apenas produtos que são cópias, por exemplo aqueles iPhones com Android, ou o Airpods da Shopee. Se eu vejo alguém comprando um Xiaomi que veio do Paraguai eu não chamo isso de produto pirata.
Eu pesquisei no Google e achei respostas diferentes sobre o que poderia ser considerado um produto pirata.

2 Likes

“Gangue do celular pirata”? Acredito que o texto esteja fora da realidade. O que acontecem com esses instagram’s da vida que vendem Iphone e lojinhas de cidades de todo o Brasil é um crime chamado “descaminho”. É a entrada ou saída irregular de mercadorias no país, com o objetivo de evitar o pagamento de impostos. Acredito que se as autorizadas da Apple exigissem a apresentação da Nota Fiscal ou Invoice, mais da metade dos usuários não teria garantia.

Acho que nesse caso, ao menos para fins legais, interessa as definições que temos na lei.

Eu tbm não considerado produto contrabandeado como produto pirata, pode até ser, mas não necessariamente é. Só que se na lei está definido que pirata é tudo q não recolhe imposto, não vai adiantar nada o q a gnt acha.

Não, o nome do crime é descaminho. Em nenhum momento na Lei é tratado o termo “pirata” ou algo similar.

O que a gente trata por pirataria acho que são os crimes de contrafação e provavelmente também de crime contra registro de marca.

Acho oportunista o seu comentário, porque ele passa por cima de várias regulamentações brasileiras, e filosofia da constituição. Argumentar que a Positivo não está tentando, é sacanagem, aqui em Manaus ela tem laboratório e parcerias com universidades federais e instituições de tecnologia.
Lembrando, ela nasceu no Brasil… não teve o mesmo apoio que a Samsung teve na Coreia, nem o que a Apple tem nos USA. Lá fora, eles fazem de tudo para que o seu pais seja o melhor, que o seu produto venda bem… aqui, tivemos a ditadura, que potencializou o White Label.
Temos um industria forte no seguimento de aeronaves com a Embraer, a nossa agricultura só da certo porque temos a Embrapa (não se iluda com história de político, essa empresa que desenvolveu genéticamente nossa agricultura).
Perdemos a chance de substituir a gasolina com o etanol, e o biodiesel… mas o biocombustível para aviões tá aí, dando certo.