Galaxy Book2: erro Rede e Internet "Não conectado"

Um problema estranho que vem afetando meu Galaxy Book2 NP550XED-KS3BR está relacionado com a conexão à internet, mais especificamente com a porta LAN/Ethernet.

Com o cabo de rede plugado, nunca tive problemas para navegar na internet, uma vez que na barra de tarefas está sinalizado que a conexão está funcionando normalmente.

Contudo, em algumas sessões, quando vou abrir as configurações de rede, estranhamente o Windows me informa que meu computador está com status “Não Conectado”.

Ué? Como assim “Não conectado”, se na barra de tarefas sinaliza que estou conectado, e consigo navegar normalmente?

É isso mesmo!

Detalhe: o Wi-Fi não está conectado a nenhum ponto de acesso (o que acredito que seja um comportamento esperado, embora não tenha 100% de certeza).

Como disse, consigo navegar no Google Chrome e em outros apps que necessitam de conexão com a internet sem transtornos.

Contudo, em 1 programa, eu tenho problemas com isso: a Microsoft Store.

Nesse cenário, quando vou tentar instalar ou atualizar os aplicativos, o status de instalação me informa tudo, menos que o aplicativo está sendo baixado.




Vocês viram que um dos aplicativos já até mostrou, de cara, o status “Ocorreu um erro de nossa parte”. Isso às vezes acontece com os outros apps depois de mostrar todos esses status que ilustrei nas capturas de tela.

Até pra pausar ou cancelar, ele não responde imediatamente.

Mas não importa o que eu faça, os apps não baixam.

Quando vou verificar os detalhes, o erro 0x80D03805 é retornado.

Daí vou investigar o erro no Microsoft Community neste link, nem eles tem uma resposta conclusiva, e sugerem vários procedimentos de reparo, dando a entender que o problema é no Windows.

Mas descobri que, no caso do Galaxy Book2, não é.

O problema é o driver da porta LAN/Ethernet.

Fiz o teste da seguinte forma: indo em Configurações Avançadas de Rede, e desabilitando o controlador da porta Ethernet.

E, em seguida, habilito novamente.

E… problema resolvido.

Pra ter certeza, abro a Microsoft Store, e surpresa: os apps começaram a baixar e a instalar:


Isso que aconteceu com a Microsoft Store se aplica ao Windows Update, já que a Microsoft Store depende do Windows Update.

Demorei pra descobri que meus problemas com a Microsoft Store e o Windows Update não eram do Windows, e sim do driver de Ethernet.

Só pra constar, a versão do controlador da porta Ethernet é essa:

Ou seja, está precisando de uma atualização urgentemente.

Vi alguns relatos que os problemas com a Microsoft Store / Windows Update não efetuarem o download já apareceram em outros notebooks da Samsung.

Você também já teve esse problema?

Ah… pode ser que o Windows comeu mosca na hora de receber as configs do DHCP… o que tu fez foi forçar a receber a configuração de novo. hahaha (Isso acontece comigo no Windows 10 e 11…)

Alternativamente, se tu souber fazer, tenta setar um IP fixo que seja unico na configuração do adaptador de rede em questão. (Só para testar, depois deixa pra dhcp de volta)

1 Like

Estranho que no meu antigo notebook da Asus e no notebook Dell do meu serviço, não vejo esse erro acontecendo.

Na verdade, nem me incomodaria com esse erro, se ele não me causasse esse transtorno no Windows Update e na Microsoft Store.

Acho que tive problemas também em alguma coisa que fui fazer no Opera Browser, e ele acusa que estava sem internet, mas agora não lembro exatamente o que era.

Pois é, mas pode não ser só culpa do Windows, como também pode ser só o Windows sendo o Windows.
Tem dois PCs semelhantes aqui. Ambos Ryzen 5 5500 (AB350M-DS3H V2/B450M-DS3H V2) com Windows 10. O com B450M as vezes dava isso até eu reinstalar o Windows, o outro nunca deu. O chipset do ethernet de ambas placas é o mesmo realtek. (Atualmente o AB350 está com 11.)

Tenta o seguinte: desinstala o driver da ethernet e instala a versão que tiver no site da fabricante do notebook. Isso poderia resolver, isso é… se o Windows Update não substituir os drivers novamente.

Mas tu nem precisa de ficar desabilitando/reabilitando, é só tirar o ethernet e recolocar o cabo. Agora, se isso não funcionar, pode ser algo no Windows ou no hardware.

O que tu fez foi forçar o driver a ser recarregado, provavelmente o Windows tem algum bug com esse driver.

Sugestão, desabilita a inicialização rápida do windows, isso vai mudar a forma como o windows carrega os driver e pode resolver o teu problema (fiz isso em um notebook Dell que tinha o péssimo habito de parar o Driver de som o só voltava quando reinicializava o windows, desligar ele não resolvia).

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.