Galaxy A16 pode receber seis atualizações da One UI

Pelo visto, os Galaxy A26, A36 e A56 terão mais tempo de suporte da One UI.
A pergunta que fica é: será que um celular intermediário duraria 6 anos???

O meu já dura 4. Tenho um Galaxy m21s, não sou muito adepto de comprar celulares caros, uso mais pra redes sociais. Pra jogos, console ou PC, e até pra testar apps do trabalho (sou dev) uso um outro intermediário. Já está entrando no 4º ano, e é uma pena que ele só foi atualizado 1 vez (está no Android 12). Foi lançado no 10 mas quando comprei, ele já veio com o 11 instalado. As atualizações de segurança pararam em 11/2023. Nada a reclamar, ainda funciona tudo e com rapidez, bateria está boa ainda e se começa a ficar lerdo, pelo tempo mesmo, formato ele e pronto. Gostaria que ele tivesse mais suporte ainda da Samsung, tem coisa interessante que veio com o Android 13 e One UI 5 que não tenho acesso, mas não penso em trocar até ele ir pro saco. Fora que, pensando em mercados emergentes, igual o foco da Samsung ali na matéria e até no Brasil, é muito comum as pessoas manterem um celular por tempo considerável. Meu avô usa um celular de 2018, um Moto G6 Plus, e não pensa em trocar, por exemplo. 6 anos atrás, e a Motorola só atualizou uma vez, do Android 8 para o 9, e parou aí, com atualização de segurança por uns 6 meses depois (esse celular dele foi meu, comprei pela promessa de Android mais “puro” na época, mas me decepcionei pela bateria degradar muito rapidamente e inaptidão da Motorola em atualizar os aparelhos e eu não conseguir nem rodar um Slack nele pela versão do Android). Para mim não estava dando, mas meu avô, com o uso dele, não pensa em trocar (já oferecemos trocar).

2 Likes

Estava usando um Moto G22 há uns dois anos. Como meu celular não saía do Android 12 e o celular tinha alguns bugs, decidi mudar para o Samsung Galaxy M55 recentemente. Pelo suporte do celular demorar 4 anos segundo a politica de atualizações da Samsung, eu não penso em trocar meu celular tão cedo.
O único ruim é que a Samsung vai estender no próximo ano a política de atualizações por mais dois anos em modelos intermediários. O que traduz em uma politica similar ao do iOS praticamente.
Mas eu acho difícil termos celulares de entrada ou intermediários que durem 6 anos intactos ou com uma boa saúde da bateria.
Tive um Nokia Lumia 520 que durou uns 4 anos antes de pifar de vez.

2 Likes

Nenhum smartphone dura mais de 2 anos com a bateria de fábrica, já no segundo ano a bateria começa a ficar capenga. Eu pretendo trocar a bateria do A54 ano que vem, quando faz dois anos ou comprar o A56 mesmo

1 Like

Meu Moto G22 tem dois anos e a bateria dura um dia facilmente para meu uso. Como desconhecia a One UI da Samsung e a otimização do software da empresa, tinha notado que a bateria do Galaxy M55 durava menos que a do Moto G22. Estou ainda conhecendo os recursos da One UI para otimizar o consumo de bateria para fazer a bateria durar mais e reduzir travamentos.
Olhe que eu jogo bastante no celular.
Mas

2 anos dura facil. a partir do 3 ou quarto ano que voce consegue ver uma deteriorizacao…

4 atualizações já estava achando muito pro A15.
3 atualizações para as linhas A1x e A2x já são o suficiente.

É, o meu m21s tá ok depois dos 4 anos, e o G6 Plus também funciona ok. Lembrei agora do Lumia 520, amava ele, ainda o tenho e ele ainda funciona bem!

Porque você acha isso? Em qual critério se baseia para achar o suficiente?

Critério de desempenho, mesmo.
No caso do A24, o Helio G99 já parece estar um pouco cansado mesmo depois de 1 atualização.
E nem mesmo o A15 4G, que usa o mesmo chip, mas tem versão com mais RAM, aguentará muito mais tempo sem começar a incomodar.

Atualmente usando um A50 como pessoal e um A02 como corporativo. Ambos são extremamente lentos, porém pro meu uso (WhatsApp, email, apps de banco e ocasionalmente YouTube) me suprem.

A experiencia de usar um celular por 5+ anos vai depender da expectativa do usuário.

1 Like