Galaxy A12 - Android 13 (One UI 5)

Olá.

Os cronogramas divulgados em outros países mencionam que o Galaxy A12 receberá o Android 13 em meados de Março de 2023.

Só que tem uma questão: será que todos os Galaxy A12 serão atualizados?

Em tese… NÃO!

Para contextualizar, em Outubro de 2020, a Samsung lançou mundialmente o Galaxy A12, com Helio P35 e Android 10. Ele foi atualizado para o Android 11 e para o Android 12.

Mas em Agosto de 2021, a Samsung lançou em alguns países (como a Índia) o Galaxy A12 Nacho, com Exynos 850 e Android 11.

O Galaxy A12 Nacho, na teoria, não tem nada a ver com o Galaxy A12 lançado antes, a começar pelo número do modelo:

Galaxy A12 = SM-A125

Galaxy A12 Nacho = SM-A127

Só que nos países onde o Galaxy A12 Nacho ainda não tinha sido lançado, a Samsung apostou numa estratégia estranha.

Ela para de produzir o Galaxy A12 original, e passa a vender o Galaxy A12 Nacho, só que com uma mudança na nomenclatura: Galaxy A12.

O aparelho novo usa o mesmo nome do aparelho antigo.

Visualmente faz sentido, uma vez que não há mudanças de design entre um e outro.

Basicamente o consumidor saberá (ou deveria saber) que está comprando um e não o outro pela embalagem.
A12 original (esquerda) e A12 Nacho (direita)
Só que o que deveria ser óbvio não é bem assim.

A mudança de chipset já seria um ponto que poderia aborrecer os usuários do Galaxy A12 original.

E agora tem esse detalhe: o cronograma não está distinguindo qual Galaxy A12 receberá o Android 13, dando a entender que todos receberão o Android 13.

Mas teoricamente não faz sentido o Galaxy A12 original receber o Android 13, porque ele já recebeu 2 atualizações do Android.

Então o correto seria definir corretamente qual Galaxy A12 será atualizado.

Do contrário, fica a impressão de que a Samsung está lesando ou irá lesar o consumidor que comprou o Galaxy A12, pois dependendo de qual for, pode ser que fique sem a atualização.

E você, o que acha a respeito disso? Você tem o A12 ou o A12 Nacho? Deixe a sua opinião abaixo.

1 curtida

Muito provavelmente o Galaxy A12 com Mediatek não será atualizado. Primeiro porque é antigo (lançado em 2020) e segundo porque smartphones com SoCs da Mediatek no geral recebem pouquíssimas atualizações (isso quando recebem alguma)…

Update silencioso, parecido com a troca de SoC do S20 FE no Brasil. Aposto que vai seguir a política do A12, já que vendem com o mesmo nome.

Mas é um modelo básico, então deve estar no fim da fila pra receber update (os de segurança são trimestrais), e até agora não saiu em nenhum país.

Provavelmente ela não vai atualizar nenhum dos 2, ou talvez atualize os 2, mas dificilmente vai atualizar um e o outro não.

A mudança de chipset provavelmente foi pela falta do modelo anterior no mercado, só que a Samsung não quis lancar um novo nome de celular, já que o resto deve ter seguido igual dentro dele.

Então é correto afirmar que uma pessoa que quer ter muitas atualizações deve fugir de midiatek??

Como você conseguiu postar isso na comunidade members sem que um robô desgraçado apagasse sua postagem na mesma hora???

Estou a semanas tentando relatar uns problemas (dos quais já até relatei alguns aqui), e sempre que termino de postar e atualizo a página, minha postagem não está mais lá!

Eu achava isso também, até o Galaxy A12 aparecer no cronograma de vários países da América do Sul, e o Galaxy A12 Nacho aparecer no cronograma de alguns países da Ásia.

Eu não ficaria surpreso se ela atualizasse só o A12 Nacho, porque não seria a primeira vez que ela faria isso.
O S5 Neo foi lançado com Android 5 no mundo inteiro, recebeu o Android 6 no mundo inteiro, mas só recebeu o Android 7 no Canadá, por exemplo.
O A3 2015 foi lançado com Android 4.4, recebeu o Android 5 no mundo inteiro, mas só recebeu o Android 6 em alguns poucos países da Europa.

Não necessariamente.
O A12 com Mediatek só teve o azar de ter sido lançado com Android 10.
Ou o A12 com Exynos só teve a sorte de ter sido lançado com Android 11.

1 curtida

A12 do fim de 2020, eu até acho que vai pro Android 13

Ah mas 2015 em termos de Samsung é praticamente o jurássico. Samsung mudou bastante em relação a software.

1 curtida

Se o Galaxy A01, que é bem básico e antigo, havia sido atualizado pro Android 11 e (só) agora andou sendo atualizado pro 12, então todos os modelos de A12 serão atualizados sim.

A12 “Nacho” tá recebendo Android 13 no Panamá.
Vamos ver o que acontece com o outro A12.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.