Funções ausentes no Android puro, mas presentes em skins de fabricantes

Continuando a discussão do Android puro ou quase puro, realmente, é tão bom assim?:

O principal relato em quem não se dá bem com o Android puro é pela falta de funções, que são adicionadas pelas fabricantes.
Por isso eu gostaria de saber, qual/quais funções você usa no dia-a-dia e sabe que ela é exclusiva da sua “skin”?

Como usuário de Android Puro, eu sinto falta do Gravador de Tela nativo que eu tinha anteriormente na MIUI.

1 curtida

Gosto da função de pop-up da OneUI, que poderia ser facilmente substituído pela multitask se fosse mais fácil de acessar.

1 curtida

do MIUI eu sinto falta do gravador de ligações, bloqueio automático e do monte de propaganda que aparece nele. PERA, essa ultima parte pode cortar fora. (O gravador de tela, eu uso o AZ Screen Recorder, que é grátis e sem watermark)

Mas em relação ao launcher, odeio os launchers padrões. São horriveis. Nova Launcher Prime 4 life. hahaha

2 curtidas

Bloqueio do quê? Bloqueio de tela é nativo do Android.
Sobre o laucher, quando usava a MIUI eu também colocava o Nova, não gostava de ter todos apps nas “telas iniciais”.

Eu gostei bastante quando algumas fabricantes deram esse poder de escolha de gaveta de apps ou tudo na tela, como Samsung, Asus… Gosto das coisas organizadas também hehehe.

1 curtida

Eu não diria algo que seja exclusivo de X skin, é muito difícil exclusividade nos dias atuais, ainda mais quando se fala em Android hehehe.

Mas é incrível o poder de personalização que elas adicionam em cima do Android, parece que temos mais poder de escolher como o aparelho irá trabalhar pra gente.

1 curtida

Eu estava falando de ligações telefonicas no item anterior… então, no caso é o bloqueio de ligações indesejadas.

1 curtida

Sem contar a personalização de apps como o Nova. Já tive mais tempo de ficar ligado nisso e mesmo no “front-end” a personalização pode ser bem grande.

Entendi. Agora que “está chegando” ao Android.
Porém não entendi essa matéria: App de telefone do Google que bloqueia spam pode ser instalado em mais celulares – Tecnoblog
Eu uso essa função de bloquear ligações spam e também de identificar o número (com base em informações da internet) no Android One já tem mais de ano, tanto no Mi A1 e A2.

Talvés pros usuários dos outros androids impuros. :V

1 curtida

Gosto de uma função da OneUI da Samsung que se chama “Fixar este aplicativo”, quando eu ativo essa função em um App, ele vai ser o único possível de ser acessado, caso a pessoa aperte as teclas para desfixar, ela é direcionada para a tela de bloqueio. É muito útil quando preciso dar meu celular para alguém ver algo na tela. Ou então pra quando deixo uma criança jogando no meu aparelho.
Não lembro dessa função estar presente no Android puro ou então em alguma outra ROM.

1 curtida

Essa função vem do Android mesmo (senão me engano desde o Lollipop), não é algo exclusivo. No entanto, no Android puro tem outro nome (Fixação de Tela) e precisa ser ativada em outro local antes de poder ser utilizada (normalmente Configurações => Segurança e Localização)…

2 curtidas

Exato, ela está presente no Android nativamente. E realmente é uma função ótima.

1 curtida

Faz tanto tempo que não tenho uma experiência com android puro que já nem sei mais o que é nativo e o que não é, obrigado pelo esclarecimento.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.