Função SE Excel com vários critérios

Não estou conseguindo fazer a função SE com vários critérios.
Preciso preencher automaticamente o campo REAL/21 a lógica é, se parcial 28/05 for igual vazio, então usar 21/05,se 21/05 for igual vazio, então usar 14/05 , se 14/05 for igual vazio, então usar 07/05.
quando escrevo essa lógica a conta fica zerada quando coloco dados no campo 07/05 e 14/05. Me ajudem?
image

Olá Júlia, dependendo da versão do seu Excel, ou se for o Office 365 online, as funções SE.VAZIO ou VAZIO não funcionam direito. Pra te ajudar, o ideal seria você passar toda a planilha, a versão do software e mostrar de onde vem os dados de cada Parcial, ou se é você quem preenche automático.

Uma tentativa bônus seria tentar usar a função ERRO (ou algo parecido com isso), ao invés de SE.VAZIO:

SE(ERRO(parcial28/05+0);parcial21/05;… e aí repete.

Usar um SOMA e botar zero nos campos que ainda não usou não resolveria?

Acredito que a solução seja essa: Usar SE para verificar se uma célula está em branco

Daí basta adaptar para o seu cenário.

não funcionou também :confused:

Qual a fórmula que você está usando?
E que erro que aparece?
Aparece valor errado ou avisa que a fórmula está incorreta?

image

sua expressão esta dizendo SE D5 é nulo exiba C5, caso contrario faça esse novo SE, enquanto deveria ser se verdade faça esse outro SE se falso faça essa conta.

Ex:
=if(D5 = “”; IF(C5 = “”; outro IF; calculo se falso); Calculo se D5 é falso)

Eu não tenho o Excel aqui pra testar, mas eu tentaria começar a função vendo se D5 tem um valor.
IF (D5<>“”; D5; IF (D5=“”;C5…IF (B5=“”;A5).

Na verdade é assim mesmo que a função IF funciona no Excel.
If (<condição A>, <se condição A for verdadeira, executar essa função>, <se condição A for falsa, executar essa outra função>).
Tem exemplos aqui:

consegui com a seguinte fórmula =if(D5<>"";D5;if(C5<>"";C5;if(B5<>"";B5;A5)))
obrigada

De acordo com seu link:

  • =IF(Something is True, then do something, otherwise do something else)

Porem a formula dele esta:

Se(condição, se for falso faça, se for verdade faça)

Ou seja, a sintaxe dele esta invertida.

@julia_duvidas


Como vc inverteu a condição, agora faz sentido. Só não entendi o porquê sua resposta apareceu no meu telegram mas não aqui

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.