FreeSync no vídeo integrado deveria dar imagem?

Bom dia, galera.
Sempre tive PCs baratos mas este ano resolvi comprar um PC Gamer, portanto tem muitas tecnologias novas que ainda estou me acostumando. No momento está me faltando apenas a placa de vídeo para eu completar meu setup, pretendo comprá-la só daqui alguns meses pois preciso juntar dinheiro ainda e portanto estou usando o vídeo integrado do i5-12400 enquanto isso.
Minha última aquisição foi um monitor Athen V2 de 24’ da Pichau que chegou ontem. Eu fiz a instalação e estava ajustando as configurações, quando acabei mexendo no FreeSync, o que deixou a tela do monitor branca com faixas pretas e cheio de ruídos de imagem. Após acontecer isso o menu de configuração do monitor não apareceu mais impedidindo que eu desfizesse a alteração.
Como eu estava usando o cabo DisplayPort, resolvi conectá-lo através do HDMI, que para o meu alívio funcionou sem problemas. Então para desfazer a bobagem eu memorizei a sequência de botões do menu com o monitor ligado no HDMI e retornei ao DP realizando a sequência as cegas e felizmente consegui desfazer o que eu havia feito.
Depois disso, li um pouco a respeito do acontecido e aprendi que o FreeSync está relacionado a AMD assim como o G-Sync está relacionado a NVIDIA, apesar de alguns monitores FreeSync funcionarem com placa de vídeo NVIDIA também. Minha dúvida é se este comportamento do monitor seria normal visto que a tecnologia ativada não era compatível com o vídeo integrado, ou se isto não deveria ter acontecido e há a possibilidade de se tratar de um problema no monitor que poderia se repetir até mesmo com uma placa de vídeo compatível.

A tecnologia FreeSync é open source e pode ser utilizada com qualquer placa de vídeo, desde que o recuro seja implementado pelo fabricante e que os drivers dêem suporte.

Os vídeos integrados mais recentes da Intel (a partir da 10a geração) dão suporte à tecnologia, mas a Intel chama de Adaptative Sync Plus. Veja aqui se consegue ativar no seu sistema.

Edit: naturalmente, o monitor utilizado também precisa suportar a tecnologia, mas me parece que é o caso do seu monitor. Além disso, é preciso utilizar a conexão DisplayPort.

Muito obrigado pela resposta, amigo.

Vou dar uma conferida nas configurações gráficas do vídeo integrado.

pensei que o adaptative sync era uma mistura do AMD e Nvidia, nunca parei para pensar que era da Intel.

Não é da Intel. A tecnologia é da AMD, só que é open source.

1 curtida

Obrigado, tu me salvou da armadilha de comprar monitores whitelabel chineses como esse. (É muito semelhante ao Husky Snow (Kabum), Ninja Sharingan (Terabyte) e um da Concordia… pelo que lembro, as specs são bem parecidas e o design também / muda a base, mas não tanto o monitor)
(Eu ainda acho que deveria ser obrigatório informar ao consumidor o modelo exato e quem fabrica no caso de white label, mas enfim…)

Sim, só espero que o pessoal não comece à forkar à torto e a direito. hahaha

Edit: a comunidade comeu uma parte da resposta

O G-Sync suporta tanto Adaptative Sync quanto FreeSync, assim como o FreeSync suporta o Adaptative Sync e o G-Sync. hahaha Tudo intercompatível pelo que parece… (tenho de olhar melhor, mas parece ser)

1 curtida

Sim, é bem isso. Tudo monitor genérico da mesma forma :sweat_smile: Comprei só pelo preço. Tava 798 sem frete pro Sul. Fora esse "detalhe’ do FreeSync o resto ta tudo de boas, sem dead pixel nem nada. Mas não é um produto que recomendaria de boca cheia. Vai nele se tá procurando custo baixo, se vc não é tão exigente e se ta afim de correr algum risco.

Eu to mais curioso para saber se ele em 165Hz dá ghosting… se não der, e tu não se importar MUITO com a melhor qualidade de imagem (coisa que é dificil em monitor mais caro, sempre tem um detalhe ou outro que estraga a imagem, mas esse não é o ponto aqui), pode ser sim uma boa pedida.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.