Franquia na banda larga fixa será inevitável?

O que vocês acham???

levando em conta que roteadores, switchs, DWDMs e demais aparelhos usados possuem limites, logo acho bem possível sim.

As teles vão molhar as mãos de uma meia duzia de diretores da Anatel e vão acabar colocando esse plano safado em pratica. Só estão esperando o momento certo, as pessoas certas, no lugar certo, infelizmente mais cedo ou mais tarde vai acontecer. A não ser é claro, que esse bando de político safado faça uma lei que proíba (o que é estranho porque está demorando muito) ai tem.

Franquia vai ser uma das, se não a pior das porcarias que alguém já fez pela gente no Brasil. (ao menos em termos de internet)

Eu, com 50mbps, já gasto 200GB/mes ou mais só nesse computador. Da ultima vez que eu vi franquia na banda larga, essa era a franquia do plano de 300mbps…

Se franquia passar, espero que também passe um minimo de 50mbps pra internet… se não vai ser uma palhaçada sem tamanho.

Sim e não. Explico:
Nos Estados Unidos isso é realidade há tempos.
O Congresso Nacional tem muita dificuldade de aprovar esse tipo de pauta, mesmo com lobby, porque mobilizaria muitos setores da sociedade e muitas pessoas de centro à esquerda. PLS 100/2017 - Senado Federal
A constar pelo link acima.
No longo prazo, contando a partir da pandemia, as pessoas e os polítocos vão perceber como internet rápida é como oxigênio pra maioria das atividades econômicas em muitos lugares e seria um suicídio na própria política de infraestrutura do país permitir esse limite. É como botar limite de 60km/h numa rodovia expressa! É impopular demais e conforme soluções internet que gastam mais banda chegarem, mais impensável será botar limite nesses usos.

1 curtida

As teles não tem infraestrutura sequer pra garantir a obrigatoriedade dos 40% de banda disponível 24/7 que o cronograma da ANATEL exige. Que, aliás, já era pra ser maior que isso (só que o cronograma sumiu magicamente). Basicamente se toda a base de assinantes resolver usar a internet ao mesmo tempo as operadoras não vão conseguir garantir os 40% da velocidade contratada de jeito nenhum.

A saída óbvia seria investir em melhorar e aumentar a infraestrutura. MAS adivinha: isso não vai ocorrer de jeito nenhum porque é um investimento que demoraria muito pra ter retorno. E aí entra a franquia: as teles impondo limite de dados diminuem o tráfego na sua infraestrutura NA MARRA e os clientes que paguem por mais franquia ou contratem uma assinatura maior. As teles ganham mais ainda, claro.

Na telefonia móvel isso já ocorre justamente pela limitação da infraestrutura, que é mais precária ainda.

E quanto às teles, elas precisam “comprar” internet pra poderem disponibilizar para seus clientes. E nesse negócio não existe comprar quantidade de tráfego e sim largura de banda. Um vídeo explicando mais sobre:

2 curtidas

O marco civil da internet impede expressamente que seja estipulado uma franquia de dados na internet residencial, então pra chegar nesse ponto vai ser necessário que consigam alterar ele. Não é impossível, mas como está vinculado a constituição é necessário muitas aprovações pra conseguirem isso. Mas com a maior parte do faturamento das empresas vindo da telefonia móvel acho difícil eles comprarem essa briga.

1 curtida

Penso que o 5G vai fazer as BLs liberarem as velocidades e nada de franquias.

Ocorreu isso quando a voz sobre IP derrubou a minutagem e ddd até na telefonia fixa e pré-pago.

Não vejo, sem gargalos, motivos para limitarem essas questões.

Irão monetizar por outras formas.